Page 30 - Revista EAA - Edição 76
P. 30

REGIONAL


          Seção São Paulo                                                     demonstrando que o atual modelo de

          Romper paradigmas para                                              mobilidade não é tão sustentável.
                                                                                 Redes inteligentes são apontadas
          não ficarmos defasados                                              como fatores-chave para a sustentabili-
                                                                              dade da mobilidade elétrica. O assunto
                                                                              foi o foco da palestra de Sérgio Jaco-
                                                                              bsen, da Siemens no Brasil, que apre-
                                                                              sentou projeções da Agência Nacional
          No 6º Simpósio SAE BRASIL         de profundas mudanças na  mobilida-  de Energia Elétrica (Aneel) sobre a in-
          de Veículos Elétricos e           de. “Há alguns meses, quando se falava  trodução de veículos elétricos na frota
          Híbridos, especialistas           em veículos elétricos e híbridos, muitas  circulante brasileira para o período de
          apontaram que o                   pessoas não acreditavam que viriam tão  2016-2030.
          primeiro passo é ter um           cedo. Hoje, já não se pode mais ter essa   Vitor  Torquato Arioli, pesquisador
          direcionamento sobre quais        reação porque a realidade está chegan-  do CPqD, destacou que os veículos
          serão as apostas do País          do”, comparou.                    elétricos e os eletropostos precisam
                                              Fábio Guillaumon, da Electric Dre-  atender às características da rede elétri-
          Sara Saar
                                            ams, iniciou as apresentações com pa-  ca brasileira, como operação na tensão
                                            lestra sobre a bicicleta elétrica E-Nio-  220  V  bifásica.  O  Digital  Charging
          O Brasil precisa acompanhar o mundo  bum Bike, desenvolvida no Brasil em  Services, sistema de recarga inteligente
          na corrida pela mobilidade elétrica. Do  parceria com a CBMM. Vagner Diniz,  para veículos elétricos, foi apresentado
          contrário, corre risco de absorver tecno-  do Ponto BR (NIC.br), apontou a ne-  por Henrique Miranda, da BMW, que
          logias obsoletas ou ficar dependente da  cessidade de padronização de redes em  mostrou que o equipamento permite
          engenharia de produtos do exterior. O  carros conectados. Atualmente, os veí-  definir cronogramas de recargas mais
          alerta é dos palestrantes que participa-  culos possuem sistemas de computado-  eficientes e sustentáveis.
          ram do 6º Simpósio SAE BRASIL de  res distribuídos, com diversas unidades   Leandro Rodrigues Sabes, da Pors-
          Veículos Elétricos e Híbridos, realiza-  de controle eletrônico o que dificulta o  che do Brasil, mostrou a evolução dos
          do em São Paulo. Dirigido por Ricar-  desenvolvimento de aplicativos por fal-  modelos turbo, híbridos, plug-ins e elé-
          do Takahira, o encontro contou, ainda,  ta de padrão.               tricos da marca até chegar ao Mission
          com mostra tecnológica, que apresen-  Marcos de Carvalho Marques, do  E, que deve ser lançado, também no
          tou veículos híbridos e elétricos, além  Centro de Pesquisa e Desenvolvimento  Brasil, até 2020. O processo de evolu-
          de eletropostos.                  em  Telecomunicações (CPqD), falou  ção dos sistemas automobilísticos foi
            Na abertura do simpósio, Otacílio  sobre os novos nichos tecnológicos,  abordado por Dídimo Garcia Neto, da
          Gomes Júnior, diretor-geral da SAE  como os veículos conectados e elétri-  Delphi, que apresentou comparações
          BRASIL, destacou o atual  momento  cos, que estão provocando rupturas e  entre veículos a combustão e elétricos.
                                                                                 Em seguida, Alexandre  Travi, da
                                                                              BYD, discutiu sobre os desafios para
                                                                              o  desenvolvimento  da  infraestrutura
                                                                              de carregadores no Brasil. Disse que o
                                                                              principal desafio são as diferentes ten-
                                                                              sões de trabalho. Flávia Consoni, da
                                                                              Universidade de Campinas (DPCT/
                                                                              IG/ Unicamp), destacou a importância
                                                                              de políticas públicas para a promoção
                                                                              do veículo elétrico e da infraestrutura
                                                                              de recarga no Brasil. Ana Cristina da
                                                                              Costa, do BNDES, encerrou as discus-
                                                                              sões do simpósio com apresentação so-
                                                                              bre as premissas para a criação de uma  FOTO ELIAS GOMES
                                                                              política pública que efetive o processo
                                                                              de eletrificação dos veículos no Brasil. n
          30                                                                           outubro/novembro/dezembro
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35