Page 34 - Revista EAA - Edição 76
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PONTO DE VISTA


          Setor automotivo:

          situação atual e perspectivas






                                            Após atravessar a maior crise já vivenciada no Brasil, o setor automotivo sente
                                            os primeiros sinais de recuperação, apesar de lenta e gradual. Destacamos que,
                                            diferentemente de muitos países que apresentam uma queda acentuada em seus
                                            mercados em função da dificuldade ou mesmo impossibilidade do surgimento de
                                            novos clientes, a crise brasileira decorreu das incertezas da economia brasileira nos
                                            últimos anos, ocasionando uma redução brutal de investimentos realizados pelo setor
                                            privado, bem como pela diminuição do poder de consumo da sociedade brasileira.
                                              O impacto ocasionado pelo menor volume de investimentos das empresas gerou
                                            um nível de ociosidade nas fábricas de caminhões da ordem de 80%, enquanto  o
                                            segmento de veículos o nível de ocupação industrial foi de cerca de 60%.
                                              Ressaltamos que mesmo com baixo nível de utilização fabril, nenhuma indústria
                                            encerrou as atividades no país. Contudo, as dificuldades do segmento automotivo
                                            no Brasil favoreceram uma retomada das exportações do setor, estratégia
                        Prof. Antônio Jorge  usualmente utilizada pelas empresas para minimizar os efeitos decorrentes dos altos

                    atua como Coordenador do  e baixos da economia.
                MBA em Gestão Estratégica de   O retorno às exportações das fabricantes aqui estabelecidas se deveu também
              Empresas da Cadeia Automotiva  à capacidade ociosa das nossas fábricas, cujas concepções originais obedeceram
              (FGV), Sócio do CEA-Centro de  ao formato de plataformas de produção global de veículos e não apenas para
                        Estudos Automotivos  comercialização local. Estudos internacionais comprovam que o Brasil se situa como
                                            o principal país para servir de base fabril para a América Latina, considerando-se
                                            que seu promissor mercado aponta para um indicador de 4,7 habitantes por veículo,
                                            contra 3,2 na Argentina, 1,7 na Alemanha e 1,2 nos Estados Unidos. A presença
                                            de 24 fabricantes em nosso país respalda-se também pelo fato de termos absorvido
                                            conhecimento e capacidade de desenvolver produtos globais com a experiência
                                            acumulada de mais de 60 anos do setor automobilístico no Brasil.
                                              Os fatores apresentados justificam uma avaliação mais apurada sobre a necessidade
                                            do governo brasileiro dar continuidade a concessão de incentivos fiscais ao setor
                           “Os fatores      automobilístico por meio de programas que sucedam ao Inovar-Auto, tendo em vista
           apresentados justificam          a grave situação fiscal existente no país, que deve se estender ao longo dos próximos
                 uma avaliação mais         exercícios. Não se pode negar que a potencialidade do mercado representa o principal
                                            incentivo para as empresas aqui instaladas, que para fazerem frente à competitividade
                     apurada sobre a  existente terão de realizar investimentos para se manterem no mercado.
                      necessidade do          A crise fiscal reinante exige prioridades do governo sobre aquilo que é ou
                  governo brasileiro        não indispensável como merecedor de incentivos, cabendo ressaltar que o setor
                 dar continuidade a         automobilístico pode ser considerado como um dos maiores beneficiários fiscais ao
           concessão de incentivos          longo da sua existência no país.
                                              Torna-se premente a realização de elevados investimentos em infraestrutura, cujo
                       fiscais ao setor  sucesso depende de sobremaneira de recursos financeiros a serem aplicados por Fundos
                    automobilístico”        e Fundações internacionais, que somente atuam em países que possuem “Investment
                                            Grade” concedido por duas agências internacionais de classificação de risco.
                                              Esses investimentos se revestem de grande importância para reduzir o custo
                                            Brasil, bem como para permitir que a sociedade brasileira possa usufruir com
                                            maior rapidez dos benefícios a serem gerados pela breve evolução tecnológica do
                                            setor automobilístico.
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