Page 34 - Revista EAA - Edição 76
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PONTO DE VISTA
Setor automotivo:
situação atual e perspectivas
Após atravessar a maior crise já vivenciada no Brasil, o setor automotivo sente
os primeiros sinais de recuperação, apesar de lenta e gradual. Destacamos que,
diferentemente de muitos países que apresentam uma queda acentuada em seus
mercados em função da dificuldade ou mesmo impossibilidade do surgimento de
novos clientes, a crise brasileira decorreu das incertezas da economia brasileira nos
últimos anos, ocasionando uma redução brutal de investimentos realizados pelo setor
privado, bem como pela diminuição do poder de consumo da sociedade brasileira.
O impacto ocasionado pelo menor volume de investimentos das empresas gerou
um nível de ociosidade nas fábricas de caminhões da ordem de 80%, enquanto o
segmento de veículos o nível de ocupação industrial foi de cerca de 60%.
Ressaltamos que mesmo com baixo nível de utilização fabril, nenhuma indústria
encerrou as atividades no país. Contudo, as dificuldades do segmento automotivo
no Brasil favoreceram uma retomada das exportações do setor, estratégia
Prof. Antônio Jorge usualmente utilizada pelas empresas para minimizar os efeitos decorrentes dos altos
atua como Coordenador do e baixos da economia.
MBA em Gestão Estratégica de O retorno às exportações das fabricantes aqui estabelecidas se deveu também
Empresas da Cadeia Automotiva à capacidade ociosa das nossas fábricas, cujas concepções originais obedeceram
(FGV), Sócio do CEA-Centro de ao formato de plataformas de produção global de veículos e não apenas para
Estudos Automotivos comercialização local. Estudos internacionais comprovam que o Brasil se situa como
o principal país para servir de base fabril para a América Latina, considerando-se
que seu promissor mercado aponta para um indicador de 4,7 habitantes por veículo,
contra 3,2 na Argentina, 1,7 na Alemanha e 1,2 nos Estados Unidos. A presença
de 24 fabricantes em nosso país respalda-se também pelo fato de termos absorvido
conhecimento e capacidade de desenvolver produtos globais com a experiência
acumulada de mais de 60 anos do setor automobilístico no Brasil.
Os fatores apresentados justificam uma avaliação mais apurada sobre a necessidade
do governo brasileiro dar continuidade a concessão de incentivos fiscais ao setor
“Os fatores automobilístico por meio de programas que sucedam ao Inovar-Auto, tendo em vista
apresentados justificam a grave situação fiscal existente no país, que deve se estender ao longo dos próximos
uma avaliação mais exercícios. Não se pode negar que a potencialidade do mercado representa o principal
incentivo para as empresas aqui instaladas, que para fazerem frente à competitividade
apurada sobre a existente terão de realizar investimentos para se manterem no mercado.
necessidade do A crise fiscal reinante exige prioridades do governo sobre aquilo que é ou
governo brasileiro não indispensável como merecedor de incentivos, cabendo ressaltar que o setor
dar continuidade a automobilístico pode ser considerado como um dos maiores beneficiários fiscais ao
concessão de incentivos longo da sua existência no país.
Torna-se premente a realização de elevados investimentos em infraestrutura, cujo
fiscais ao setor sucesso depende de sobremaneira de recursos financeiros a serem aplicados por Fundos
automobilístico” e Fundações internacionais, que somente atuam em países que possuem “Investment
Grade” concedido por duas agências internacionais de classificação de risco.
Esses investimentos se revestem de grande importância para reduzir o custo
Brasil, bem como para permitir que a sociedade brasileira possa usufruir com
maior rapidez dos benefícios a serem gerados pela breve evolução tecnológica do
setor automobilístico.
34 outubro/novembro/dezembro