Page 33 - Revista EAA - Edição 76
P. 33

SAE BRASIL AERODESIGN
                               CAPA


           Tricampeonato para a

           equipe de São Carlos




           A 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign ocorreu no
           Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
           (DCTA), órgão do Comando da Aeronáutica (COMAER),
           em São José dos Campos, São Paulo                                     3















            1
             1  Equipe EESC-USP Alpha    2  Equipe Aero Rio e
                     3  Advanced e equipe Trem Ki Voa Micro      2


           As inscrições para a competição re-  estimular a busca de soluções avançadas  mineira Trem Ki Voa Micro, da Uni-
           gistraram 94 equipes e 1.330 partici-  de simulação computacional e otimiza-  versidade Federal de São João del-Rei
           pantes, representando 76 instituições  ção estrutural.              (UFSJ), foi a melhor na Classe Micro,
           de ensino, do Brasil e exterior. Foram                              com 619.74 pontos.
           cinco as equipes estrangeiras inscritas:  Troféu Embraer               O segundo colocado pela Classe
           três da Venezuela e duas do México. As  Excelência em Projeto       Regular foi o time da Aerofeg, da Uni-
           89 equipes brasileiras representaram 16  O Troféu Excelência em Projeto, criado  versidade  Estadual  Paulista  (Unesp),
           estados, mais o Distrito Federal.  em reconhecimento à equipe cujo pro-  campus Guaratinguetá. Na Classe Ad-
             A etapa Competição de  Voo teve  jeto representa as melhores práticas de  vanced, a segunda colocada foi a Car-
           início  na  sexta-feira,  completando-se  projeto aeronáutico, existe desde a edi-  -Kará, da Universidade Federal do Rio
           no domingo, período em que as equipes  ção de 2015 da competição. O troféu é  Grande do Norte (UFRN). A Antonov,
           fizeram voar seus projetos em baterias  de posse itinerante, devendo, ao cabo de  da Unip (Universidade Paulista), cam-
           sucessivas, sempre buscando transpor-  um ano e por ocasião da realização de  pus Distrito Federal, foi a vice-campeã
           tar a maior carga (peso) possível, em  nova edição da competição, ser devolvi-  na Classe Micro.
           condições controladas de voo e obser-  do e transferido à nova equipe merece-  Com o resultado, os classificados em
           vados os requisitos contidos no Regu-  dora do prêmio.              primeiro e segundo lugares na Classe
           lamento da Competição. De um total                                  Regular – EESC-USP Alpha e Aerofeg
           de 94 equipes inscritas, 87 chegaram a  Premiação                   – e em primeiro lugar nas Classes Ad-
           essa etapa.                       Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe  vanced e Micro – AeroRio e Trem Ki
                                             EESC-USP Alpha, da Escola de En-  Voa Micro – ganharam o direito de re-
           Desafio Altair – SAE BRASIL       genharia de São Carlos, da Universi-  presentar o Brasil na SAE AeroDesign

           Duas equipes da Classe Regular foram  dade de São Paulo, sagrou-se campeã  East. A competição será realizada pela
           premiadas pela Altair: Uai, Sô Fly!!!,  pela Classe Regular na competição  SAE International, de 9 a 11 de março
           da UFMG; e UTFalcon, da Univer-   com 498,6 pontos na classificação geral.  de 2018, na Flórida, EUA, onde equipes
           sidade Tecnológica Federal do Paraná  Na Classe Advanced, a vencedora foi a  brasileiras já conquistaram oito primei-
           (UTFPR). A premiação é fruto de par-  equipe AeroRio, da Pontifícia Univer-  ros  lugares  na  Classe  Regular,  quatro
           ceria entre a SAE BRASIL e a empresa  sidade Católica (PUC), do Rio de Ja-  primeiros lugares na Classe Advanced e

           de ferramentas computacionais, e visa  neiro, ao obter 372,9 pontos. A equipe  um primeiro lugar na Classe Micro.  n
           outubro/novembro/dezembro                                                                        33
   28   29   30   31   32   33   34   35   36