Page 31 - Revista EAA - Edição 76
P. 31

REGIONAL


           Seção São Paulo

           Legislação rigorosa pode melhorar

           segurança veicular no Brasil






           Voice Comunicação
           Sem a implantação de uma legislação ri-
           gorosa e específica, a segurança veicular
           no Brasil dificilmente avançará na pro-
           porção pretendida pelas empresas do se-
           tor, demandando ainda mais tempo e in-
           vestimento para equiparar-se aos níveis
           internacionais. Essas foram algumas das
           constatações feitas por Marley Lemos,
           da Vesta Engenharia, durante o último
           Simpósio SAE BRASIL Carbody, que
           foi realizado no Instituto de Pesquisas
           Tecnológicas da USP (IPT). Também
           foi possível fazer uma avaliação com um
           veículo BMW elétrico e um  crash test
           experience com óculos de realidade vir-
           tual, que simula os estragos decorrentes
           de um acidente entre um carro seguro e  de legislação de segurança veicular mais  ria tem possibilitado ofertar produtos
           outro com segurança deficiente.   rigorosa, punições mais rígidas, e cam-  mais dinâmicos, arrojados, sem perder
             Segundo assinalou o chairpeson da  panhas contínuas de conscientização.  de vista a segurança. As expertises de-
           Carbody, Ed Taiss, a segurança veicular   A enquete ainda concluiu que o con-  correntes do projeto Fiat Mio, realiza-
           ainda é tratada pelo consumidor brasi-  sumidor não leva em conta aspectos de  do entre 2009 e 2011, são utilizadas até
           leiro com superficialidade, que a vincula  segurança na hora da compra e que os  hoje. Estão presentes, por exemplo, no
           principalmente aos acessórios de segu-  aspectos financeiros, como crédito e  modelo Argo, lançado recentemente.
           rança, sem relacioná-la diretamente à  preços, são os itens que mais influen-  A tecnologia usada no Argo deu ênfase
           estrutura do veículo. “Discutimos aqui  ciam na compra do veículo. Além disso,  à interatividade, experiência e viabili-
           os avanços dessa indústria, assim como  os participantes do Simpósio aponta-  dade econômica.
           as tendências, os investimentos em  ram a instabilidade do cenário políti-  No cenário macro, a atual crise bra-
           inovação, processos e mesmo entraves  co-econômico com um dos fatores de-  sileira é vista por Camilo Adas, conse-
           que dificultam ao mercado brasileiro  terminantes da fragilidade da evolução  lheiro da SAE BRASIL, como uma
           ter uma percepção mais ampla sobre a  da cadeia de segurança automobilística  oportunidade para a indústria debater
           segurança dos carros que dirigem dia-  brasileira, quando comparada aos prin-  as necessidades do mercado interno,
           riamente”, enfatizou o executivo.  cipais polos industriais do mundo.  considerando nesse panorama o forta-
             Em uma enquete no evento, os par-                                 lecimento dos sinais de recuperação, o
           ticipantes validaram a afirmação de  Estilo e segurança             que abre perspectivas positivas. “Tam-

           Taiss sobre como a segurança veicular é  O estilo  é uma  das  ferramentas  que  bém precisamos identificar como o que
           percebida no Brasil, que ocupa a quinta  tem mais contribuíram para a expan-  está sendo discutido lá fora pode ser
           posição entre os países com mais víti-  são da segurança veicular na indústria  adaptado à realidade brasileira. A pre-
           mas fatais em acidentes de trânsito, com  brasileira. Peter Fassbender, chefe para  sença de executivos das empresas do se-
           cerca de 37 mil óbitos por ano e pouco  a América Latina do Centro de Estilo  tor automobilístico no Simpósio é um  FOTO ELIAS GOMES
           mais de 200 mil feridos. A maioria dos  da FCA, afirmou que a aproximação  indicador da disposição do segmento de

           presentes considerou que precisamos  consistente entre estilo e engenha-  implementar avanços efetivos”, frisou.  n
           outubro/novembro/dezembro                                                                        31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36