Page 32 - Revista EAA - Edição 76
P. 32
FÓRMULA SAE BRASIL - PETROBRAS
CAPA
Equipes de Sorocaba e Campinas vencem
a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
Em quatro dias de provas As equipes paulistas V8 Racing Facens, equipes Unicamp E-racing e Fórmula
estáticas e dinâmicas, da Faculdade de Engenharia de Soro- Cefast poderão participar da Formula
analisadas por mais de 70 caba, e Unicamp E-racing, da Universi- SAE Lincoln, em Nebraska, de 20 a 23
juízes, o autódromo do ECPA dade Estadual de Campinas, venceram, de junho de 2018. As competições são
atraiu um público de mais respectivamente, nas categorias Com- realizadas pela SAE International, nos
de 2.000 pessoas bustão e Elétrica a 14ª Competição Estados Unidos, com a participação de
Fórmula SAE BRASIL-Petrobras. As diversos países.
provas foram realizadas no Esporte Entre as inovações apresentadas
As melhores equipes por prova: Clube Piracicabano de Automobilismo na Categoria Combustão, o Comitê
CATEGORIA COMBUSTÃO: (ECPA), em Piracicaba, SP, com a par- Técnico observou o uso de sensores
PROJETO EESC-USP, da Escola ticipação de 54 equipes. de temperatura infravermelhos, que
de Engenharia de São Carlos da Na Categoria Combustão, em se- têm como vantagem maior velocidade
Universidade de São Paulo (EESC-USP)
APRESENTAÇÃO ITBA Competición, do gundo ficaram os argentinos da ITBA e maior precisão nas medições. Outra
Instituto Tecnológico de Buenos Aires Competición, do Instituto Tecnológico novidade foi o desenvolvimento de aros
(ITBA) de Buenos Aires (ITBA), seguidos pe- em fibra de carbono, que apresentam a
CUSTO E MANUFATURA EESC-USP, da los mineiros Fórmula Cefast, do Centro vantagem da redução de peso: são 50%
Escola de Engenharia de São Carlos da Federal de Educação Tecnológica de mais leves que os de alumínio.
Universidade de São Paulo Minas Gerais (Cefet-MG). Já na Ca- Na Categoria Elétrica, foi mostrado
ACELERAÇÃO Fórmula Cefast, do Centro tegoria Elétrica, a vice-liderança ficou o uso do CVT acoplado ao motor elé-
Federal de Educação Tecnológica de para os paulistas da B’Energy Racing, trico, cujo objetivo foi aliar a rotação de
Minas Gerais (Cefet-MG) da Faculdade de Engenharia de Soro- maior eficiência do motor e variar a ve-
SKIDPAD (aceleração lateral do veículo)
EESC-USP, da Escola de Engenharia de caba (Facens). O terceiro lugar foi para locidade com o CVT. Outra novidade
São Carlos da Universidade de São Paulo os paulistas da Fórmula FEI Elétrico, foi o banco de baterias com sistema de
AUTOCROSS Fórmula Cefast, do Centro do Centro Universitário da FEI. arrefecimento, que direciona o ar para
Federal de Educação Tecnológica de Com o resultado, a equipe V8 Ra- o motor e o acumulador, para evitar o
Minas Gerais (Cefet-MG) cing Facens ganhou o direito de repre- aquecimento da bateria. Houve, ainda,
ENDURO V8 Racing Facens, da Faculdade sentar o Brasil na Formula SAE Michi- o uso de dois motores elétricos, consi-
de Engenharia de Sorocaba gan, entre 9 e 12 de maio de 2018. As der ada uma configuração complexa. n
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA FEB Racing, da
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
CATEGORIA ELÉTRICA:
PROJETO Unicamp E-racing, da
Universidade Estadual de Campinas
APRESENTAÇÃO Cheetah E-Racing, da
Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
CUSTO E MANUFATURA Minerva
E-Racing, da Universidade Federal do Rio
de Janeiro (UFRJ)
ACELERAÇÃO Unicamp E-racing, da
Universidade Estadual de Campinas
SKIDPAD Fórmula FEI Elétrico, do Centro
Universitário da FEI
AUTOCROSS Fórmula FEI Elétrico, do
Centro Universitário da FEI Carro da equipe V8 Racing da Faculdade de Engenharia de FOTOS DANIEL DEÁK
ENDURO Unicamp E-racing, da Sorocaba que conquistou o primeiro lugar na Categoria
Universidade Estadual de Campinas Combustão na 14ª Competição Fórmula SAE BRASIL – Petrobras
32 outubr o/nov embr o/dezembr o
outubro/novembro/dezembro