Page 6 - Revista EAA - Edição 76
P. 6
MODAIS EDITORIAL ESPECIAL
Os modais de transporte
e sua importância no setor
logístico das empresas
Wagner Fonseca* Dentre as conclusões do trabalho citado acima se destaca
Produzir mais com menor esforço, custo e tempo é o de- o momento em que o transporte ferroviário de carga apre-
safio de todos os profissionais ligados à gestão empresarial. senta uma forte correlação com o rodoviário, demonstrando
Nesse contexto, a logística possui fundamental importância uma intensa intermodalidade entre eles. “Apesar de competi-
para aumentar a eficiência nas operações entre a produção rem entre si, eles se complementam.”
e a demanda de bens e serviços. O sistema de transporte, Como observação, sabemos que para grandes distâncias
componente da logística com maior significância em termos (em geral acima de 1.500 km) e cargas de alta tonelagem, o
de custos, possui uma ampla visão de operações, estrutura e transporte ferroviário tende a ser mais competitivo quando
recursos necessários para a movimentação da economia. Por comparado ao rodoviário. Por exemplo, um trem com cem
esta visão, os gestores do sistema de transporte devem co- vagões substitui 357 caminhões na operação de transporte
nhecer e determinar quais modalidades de transporte serão de grãos. ANTF (2014b); CNT (2013).
utilizadas nas suas diferentes etapas, ou seja, quais serão os O cenário do transporte de passageiros por trilhos é seme-
modais ideais para cada tipo de operação. lhante ao de carga. Não há, no Brasil, um sistema nacional
Cada tipo de operação e de carga pode se encaixar em um de transporte entre cidades, tradicional ou de alta velocidade,
modal específico, ou também pode utilizar diferentes mo- limitando as opções ao transporte aéreo e ao rodoviário, ou a
dais, e o que é ideal para um tipo pode não ser para o outro. aplicações restritas ao transporte entre grandes cidades e suas
Dessa forma, o trabalho da logística é garantir que os modais respectivas regiões metropolitanas. O artigo do sr. Vicente
escolhidos reduzam os custos de distribuição e aumentem a Abate, Presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indús-
margem de lucro. Portanto, a escolha e uso dos modais mais tria Ferroviária), aborda com propriedade esse tema.
adequados a uma determinada operação logística é funda- O tema de ferrovias, ligado aqui ao transporte público, é
mental para garantir o melhor nível de serviço ao cliente. um texto extraído da apresentação do sr. João Nogueira, di-
Um destaque importante é que com a falta desse planeja- retor-executivo da ANPTrilhos – “Desafio da Integração do
mento o nosso país perde bilhões de dólares todo o ano com Transporte Público” – onde são desenvolvidos assuntos como
custos logísticos em função de problemas que vão desde a racionalização de rede, políticas tarifárias, infraestrutura de
elevada burocracia até a precária infraestrutura de estradas, integração e gestão centralizada.
ferrovias, portos e aeroportos. Sabemos que o assunto modais de transporte é comple-
Para um entendimento geral sobre os modais de trans- xo e abrangente, logo procuramos fazer um breve aponta-
porte, separamos, nesta edição, alguns assuntos importantes. mento sobre a questão e esperamos colaborar com o tema na
Na matéria “Panorama da Divisão Modal dos Transportes SAE BRASIL. Vemos também uma grande oportunidade
no Brasil”, de autoria do Professor Márcio D`Agosto e do de trabalho, principalmente aos novos e futuros engenhei-
pesquisador Daniel Gonçalves, ambos ros, para atuação tanto na área logística
da UFRJ, teremos uma visão geral dos quanto na operação e manutenção dos
transportes rodoviário, ferroviário, aqua- diferentes modais de transporte.
viário, aéreo e dutoviário e sua participa- O Brasil, para crescer, precisa de in-
ção na logística empresarial. vestimentos pesados em infraestrutura de
Em um segundo estudo da UFRJ, transporte e parece, que depois de passar
mais focado na análise do transporte por uma profunda crise, vemos uma luz
rodoviário de carga no Brasil, são apre- no fim do túnel.
sentados os resultados de regressão line- Vamos acreditar nisto! n
ar e uma análise profunda em relação à * Wagner Fonseca é sócio Diretor da Netz
frota de veículos rodoviários de carga e Engenharia Automotiva e Chairman do Comitê
divisão modal. de Caminhões e Ônibus da SAE BRASIL
6 outubro/novembro/dezembro