Page 6 - Revista EAA - Edição 76
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MODAIS          EDITORIAL                                                        ESPECIAL



          Os modais de transporte

          e sua importância no setor


          logístico das empresas





          Wagner Fonseca*                                      Dentre as conclusões do trabalho citado acima se destaca
          Produzir mais com menor esforço, custo e tempo é o de-  o momento em que o transporte ferroviário de carga apre-
          safio de todos os profissionais ligados à gestão empresarial.  senta uma forte correlação com o rodoviário, demonstrando
          Nesse contexto, a logística possui fundamental importância  uma intensa intermodalidade entre eles. “Apesar de competi-
          para aumentar a eficiência nas operações entre a produção  rem entre si, eles se complementam.”
          e a demanda de bens e serviços. O sistema de transporte,   Como observação, sabemos que para grandes distâncias
          componente da logística com maior significância em termos  (em geral acima de 1.500 km) e cargas de alta tonelagem, o
          de custos, possui uma ampla visão de operações, estrutura e  transporte ferroviário tende a ser mais competitivo quando
          recursos necessários para a movimentação da economia. Por  comparado ao rodoviário. Por exemplo, um trem com cem
          esta visão, os gestores do sistema de transporte devem co-  vagões substitui 357 caminhões na operação de transporte
          nhecer e determinar quais modalidades de transporte serão  de grãos. ANTF (2014b); CNT (2013).
          utilizadas nas suas diferentes etapas, ou seja, quais serão os   O cenário do transporte de passageiros por trilhos é seme-
          modais ideais para cada tipo de operação.          lhante ao de carga. Não há, no Brasil, um sistema nacional
            Cada tipo de operação e de carga pode se encaixar em um  de transporte entre cidades, tradicional ou de alta velocidade,
          modal específico, ou também pode utilizar diferentes mo-  limitando as opções ao transporte aéreo e ao rodoviário, ou a
          dais, e o que é ideal para um tipo pode não ser para o outro.  aplicações restritas ao transporte entre grandes cidades e suas
          Dessa forma, o trabalho da logística é garantir que os modais  respectivas regiões metropolitanas. O artigo do sr. Vicente
          escolhidos reduzam os custos de distribuição e aumentem a  Abate, Presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indús-
          margem de lucro. Portanto, a escolha e uso dos modais mais  tria Ferroviária), aborda com propriedade esse tema.
          adequados a uma determinada operação logística é funda-  O tema de ferrovias, ligado aqui ao transporte público, é
          mental para garantir o melhor nível de serviço ao cliente.   um texto extraído da apresentação do sr. João Nogueira, di-
            Um destaque importante é que com a falta desse planeja-  retor-executivo da ANPTrilhos – “Desafio da Integração do
          mento o nosso país perde bilhões de dólares todo o ano com  Transporte Público” – onde são desenvolvidos assuntos como
          custos logísticos em função de problemas que vão desde a  racionalização de rede, políticas tarifárias, infraestrutura de
          elevada burocracia até a precária infraestrutura de estradas,  integração e gestão centralizada.
          ferrovias, portos e aeroportos.                      Sabemos que o assunto modais de transporte é comple-
            Para um entendimento geral sobre os modais de trans-  xo e abrangente, logo procuramos fazer um breve aponta-
          porte, separamos, nesta edição, alguns assuntos importantes.   mento sobre a questão e esperamos colaborar com o tema na
            Na matéria “Panorama da Divisão Modal dos Transportes  SAE BRASIL. Vemos também uma grande oportunidade
          no Brasil”, de autoria do Professor Márcio D`Agosto e do  de trabalho, principalmente aos novos e futuros engenhei-
          pesquisador Daniel Gonçalves, ambos                                ros, para atuação tanto na área logística
          da UFRJ, teremos uma visão geral dos                               quanto na operação e manutenção dos
          transportes rodoviário, ferroviário, aqua-                         diferentes modais de transporte.
          viário, aéreo e dutoviário e sua participa-                          O Brasil, para crescer, precisa de in-
          ção na logística empresarial.                                      vestimentos pesados em infraestrutura de
            Em  um segundo estudo  da UFRJ,                                  transporte e parece, que depois de passar
          mais focado na análise do transporte                               por uma profunda crise, vemos uma luz
          rodoviário de carga no Brasil, são apre-                           no fim do túnel.
          sentados os resultados de regressão line-                              Vamos acreditar nisto!      n
          ar e uma análise profunda em relação à                             * Wagner Fonseca é sócio Diretor da Netz
          frota de veículos rodoviários de carga e                           Engenharia Automotiva e Chairman do Comitê
          divisão modal.                                                     de Caminhões e Ônibus da SAE BRASIL
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