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ESPECIAL
maior custo de implantação e menores custos que 40 t), o que demonstra uma melhor especia-
de operação e manutenção se comparados ao lização do transporte rodoviário de cargas, por
modo rodoviário. meio da adequação dos veículos ao uso urbano
(veículos leves) e as transferências de longa dis-
O perfil do transporte rodoviário tância (veículos pesados).
Com base nos dados consolidados da venda de Com base em levantamento realizado
veículos publicados anualmente pela Associação pela Confederação Nacional dos Transportes
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automo- (CNT), o perfil da malha rodoviária brasilei-
tores (Anfavea), ajustados por meio de curvas de ra retrata o grande desafio que o país enfrenta
sucateamento de frota estabelecidas por meio em efetivar o transporte pelo modo rodoviário
da consideração de dados do Departamento tendo em vista que apenas 12,3 % da extensão
Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sindica- de suas rodovias são pavimentadas, produzin-
to Nacional da Indústria de Componentes para do uma taxa de apenas 0,025 km de rodovias
Veículos Automotores (Sindipeças), estima- pavimentadas por km² de extensão territorial.
se que no período de 1980 a 2015, a frota de Mesmo considerando todo o 1,7 milhão de qui-
automóveis e comerciais leves brasileiros tenha lômetros de rodovias existentes no Brasil, este
crescido 3,5 vezes. Neste mesmo período a frota número representa apenas 25% da malha rodo- Tabela 1
de caminhões triplicou e a frota de ônibus, tanto viária dos EUA, 45% da chinesa e metade de Dados gerais
para uso urbano quanto para o transporte in- malha indiana. do transporte
terestadual e internacional, aumentou 2,5 vezes. O perfil do transporte rodoviário apresen- ferroviário de carga
Além disso, houve um aumento vertiginoso de tado demonstra a situação crítica deste im- - 2016
64 vezes na frota de motocicletas.
Carga Carga
Neste contexto, estima-se que no período a transportada transportada
frota de automóveis e veículos comerciais leves Concessionárias (mil toneladas) Locomotivas Vagões x km útil (mil
tenha passado de pouco mais de 8 milhões para (tu) toneladas)(tku)
quase 38 milhões de veículos, colocando o Brasil América Latina
Logística Malha 14 906 184 5 150 22 998
com aproximadamente 5 habitantes por veícu-
Norte S.A
lo, taxa ainda distante das obtidas para os países
América Latina
desenvolvidos, que apresentam valores entre 1,0 Logística Malha 3 505 38 880 797
e 2,0 habitantes por veículo e onde os Estados Oeste S.A
Unidos se destaca com valor estável de 1,2 ha- América Logística 6 013 276 4 707 4 556
Malha Paulista S.A
bitantes por veículo no período de 2001 a 2014.
América Latina
Além do impulso recebido no período de
Logística Malha 18 345 420 10 779 11 831
crescimento econômico e melhor distribuição Sul S.A
de renda, que ocorreu na primeira década do sé- Estrada de Ferro 155 252 300 18 976 136 268
culo XXI, o aumento da frota de automóveis e Carajás
Ferrovia Paraná
veículos comerciais leves no Brasil deveu-se ao 440 15 654 131
Oeste S.A
incentivo dado pelo governo federal à indústria
Estrada de Ferro
automobilística entre 2012 e dezembro de 2014, Vitória a Minas 129 601 315 19 031 74 559
por meio da redução da alíquota do Imposto Ferrovia Centro- 24 993 589 17 081 19 045
Sobre Produtos Industrializados (IPI). A dife- Atlântica S.A.
Ferrovia Norte-Sul
rença na relação habitantes por veículo, quando 5 029 25 2 638 4 454
Tramo Norte
se compara o Brasil com os demais países, deve-
Ferrovia Tereza
se à baixa renda per capita para a grande maioria Cristina S.A. 2 898 17 442 224
da sua população. Transnordestina 1 320 99 1 756 652
No caso dos caminhões os aumentos mais Logística S.A
expressivos se deram nas classes de caminhões MRS Logística S.A. 141 501 768 19 949 65 646
leves (peso bruto total – PBT entre 6 t e 10 t)
Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, 2017. Disponível em/
e pesados (PBT maior ou igual a 15 t ou peso Available from: <http://portal.antt.gov.br/index.php/content/view/15884.html>.
bruto total combinado – PBTC – igual o maior Acesso em: jun. 2017/Cited:Jun. 2017.
outubro/novembro/dezembro 9