Page 9 - Revista EAA - Edição 76
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ESPECIAL



           maior custo de implantação e menores custos  que 40 t), o que demonstra uma melhor especia-
           de operação e manutenção se comparados ao  lização do transporte rodoviário de cargas, por
           modo rodoviário.                         meio da adequação dos veículos ao uso urbano
                                                    (veículos leves) e as transferências de longa dis-
           O perfil do transporte rodoviário        tância (veículos pesados).
           Com base nos dados consolidados da venda de   Com base em levantamento realizado
           veículos publicados anualmente pela Associação  pela Confederação Nacional dos  Transportes
           Nacional dos Fabricantes de Veículos Automo-  (CNT), o perfil da malha rodoviária brasilei-
           tores (Anfavea), ajustados por meio de curvas de  ra retrata o grande desafio que o país enfrenta
           sucateamento de frota estabelecidas por meio  em efetivar o transporte pelo modo rodoviário
           da consideração de dados do Departamento  tendo em vista que apenas 12,3 % da extensão
           Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sindica-  de  suas  rodovias  são  pavimentadas, produzin-
           to Nacional da Indústria de Componentes para  do uma taxa de apenas 0,025 km de rodovias
           Veículos Automotores (Sindipeças), estima-  pavimentadas por km² de extensão territorial.
           se que no período de 1980 a 2015, a frota de  Mesmo considerando todo o 1,7 milhão de qui-
           automóveis e comerciais leves brasileiros tenha  lômetros de rodovias existentes no Brasil, este
           crescido 3,5 vezes. Neste mesmo período a frota  número representa apenas 25% da malha rodo-  Tabela 1
           de caminhões triplicou e a frota de ônibus, tanto  viária dos EUA, 45% da chinesa e metade de   Dados gerais
           para uso urbano quanto para o transporte in-  malha indiana.                      do transporte
           terestadual e internacional, aumentou 2,5 vezes.   O perfil do transporte rodoviário apresen-  ferroviário de carga
           Além disso, houve um aumento vertiginoso de  tado demonstra a situação crítica deste im-  - 2016
           64 vezes na frota de motocicletas.
                                                                        Carga                          Carga
             Neste contexto, estima-se que no período a               transportada                  transportada
           frota de automóveis e veículos comerciais leves   Concessionárias  (mil toneladas)   Locomotivas Vagões  x km útil (mil
           tenha passado de pouco mais de 8 milhões para                 (tu)                       toneladas)(tku)
           quase 38 milhões de veículos, colocando o Brasil   América Latina
                                                    Logística Malha     14 906       184     5 150     22 998
           com aproximadamente 5 habitantes por veícu-
                                                    Norte S.A
           lo, taxa ainda distante das obtidas para os países
                                                    América Latina
           desenvolvidos, que apresentam valores entre 1,0   Logística Malha   3 505  38      880       797
           e 2,0 habitantes por veículo e onde os Estados   Oeste S.A
           Unidos se destaca com valor estável de 1,2 ha-  América Logística   6 013  276    4 707     4 556
                                                    Malha Paulista S.A
           bitantes por veículo no período de 2001 a 2014.
                                                    América Latina
             Além  do  impulso  recebido  no  período  de
                                                    Logística Malha     18 345       420     10 779    11 831
           crescimento econômico e melhor distribuição   Sul S.A
           de renda, que ocorreu na primeira década do sé-  Estrada de Ferro   155 252  300  18 976   136 268
           culo XXI, o aumento da frota de automóveis e   Carajás
                                                    Ferrovia Paraná
           veículos comerciais leves no Brasil deveu-se ao               440         15       654       131
                                                    Oeste S.A
           incentivo dado pelo governo federal à indústria
                                                    Estrada de Ferro
           automobilística entre 2012 e dezembro de 2014,   Vitória a Minas  129 601  315    19 031    74 559
           por  meio  da  redução  da  alíquota do Imposto   Ferrovia Centro-  24 993  589   17 081    19 045
           Sobre Produtos Industrializados (IPI). A dife-  Atlântica S.A.
                                                    Ferrovia Norte-Sul
           rença na relação habitantes por veículo, quando              5 029        25      2 638     4 454
                                                    Tramo Norte
           se compara o Brasil com os demais países, deve-
                                                    Ferrovia Tereza
           se à baixa renda per capita para a grande maioria   Cristina S.A.  2 898  17       442       224
           da sua população.                        Transnordestina     1 320        99      1 756      652
             No caso dos caminhões os aumentos mais   Logística S.A
           expressivos se deram nas classes de caminhões   MRS Logística S.A.  141 501  768  19 949    65 646
           leves (peso bruto total – PBT entre 6 t e 10 t)
                                                    Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, 2017. Disponível em/
           e pesados (PBT maior ou igual a 15 t ou peso   Available from: <http://portal.antt.gov.br/index.php/content/view/15884.html>.
           bruto total combinado – PBTC – igual o maior  Acesso em: jun. 2017/Cited:Jun. 2017.


           outubro/novembro/dezembro                                                                          9
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