Page 10 - Revista EAA - Edição 76
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MODAIS PANORAMA
portante modo de transporte e a premente que, ao se considerar as três concessionárias de
necessidade de investimentos pesados e con- maior quantidade transportada por quilômetro
tínuos em infraestrutura viária, com melhoria útil (em TKU, definida pelo produto da carga
da qualidade e ampliação da malha rodoviá- líquida transportada, em toneladas, pela dis-
ria. Especificamente no caso do transporte de tância percorrida (km), obtêm-se mais de três
passageiros, há demanda para implantação e quartos do total transportado por essas conces-
otimização dos meios de transporte não mo- sionárias (81%), são elas: Estrada de Ferro Ca-
torizados (infraestrutura para prática da cami- rajás (39,9%), Estrada de Ferro Vitória a Minas
nhada e uso da bicicleta) e de massa (metrô e (21,9%) e a MRS Logística S.A. (19,2%). É
trens) para melhor atender a população urba- importante ressaltar que mais de 2/3 da carga
na. No caso do transporte de cargas, deve-se movimentada é de minério, sendo transportados
priorizar e direcionar investimentos para os por ferrovias mais eficientes em termos de custo
modos de transporte de maior capacidade, (R$/TKU) e uso de energia (MJ/t.km).
como sistemas ferroviários e aquaviários. A Tabela 2 apresenta o total da linha ope-
racional de trem metropolitano, metrô e ve-
O perfil do transporte ferroviário ículo leve sobre trilhos (VLT) por Região
A Tabela 1 apresenta dados de movimentação Metropolitana, o que representa um quadro
e frota do transporte ferroviário de carga no do pouco expressivo transporte de passageiros
Brasil. Neste contexto, a malha ferroviária útil pelo modo ferroviário. Dos 1.062 km de linha
totaliza 7.606 km de extensão, valor corres- operacional, 61% encontram-se nas regiões
ponde a apenas 0,44% da extensão da malha metropolitanas de São Paulo (32%) e do Rio
Tabela 2 Total rodoviária brasileira. Em relação ao transporte de Janeiro (29%) o que demonstra a concen-
da extensão da
linha operacional de cargas pelo modo ferroviário, destaca-se a tração nas grandes cidades brasileiras e pouca
por Região concentração em determinados trechos e regi- difusão deste modo de transporte nas outras
Metropolitana ões do país. Analisando a Tabela 1, verifica-se metrópoles nacionais.
Trem VLT Total O perfil do transporte aquaviário
Região Metropolitana Metropolitano Metrô (km) (km) Esse tipo de transporte representa apenas 9,5%
(km)
Brasil 666,8 309,5 85,7 1.062,00 das cargas transportadas no Brasil, apesar da
Região Metropolitana de São Paulo (SP)* 257,5 77,4 0 334,9 grande quantidade e extensão dos rios brasileiros
Região Metropolitana do Rio de Janeiro 220 58,1 28 306,1 e da sua longa linha de costa com quase 8.500
(RJ)** km. A extensão da malha hidroviária correspon-
Região Metropolitana de Belo Horizonte
(MG) 0 28,1 0 28,1 de a 4,7% da malha rodoviária do Brasil, com
Região Metropolitana de Porto Alegre um total de 63.672 km, onde apenas 34,6% são
(RS)*** 43,9 0 0 43,9 utilizadas economicamente. Isto se dá ou por-
Região Integrada de Desenvolvimento que o trajeto dos rios passa por áreas com baixo
Econômico do Distrito Federal e 0 39,1 0 39,1 potencial produtivo, ou devido à baixa profun-
Entorno (DF/GO/MG)
Região Metropolitana de Fortaleza (CE) 0 24,1 19,5 43,6 didade do leito do rio, com traçado extenso, mas
Região Metropolitana de Salvador (BA) 13,5 11,3 0 24,8 muito sinuoso. Segundo o levantamento das
Região Metropolitana de Recife (PE) 0 71,4 0 71,4 vias economicamente navegáveis, realizado pela
Região Metropolitana da Baixada 0 0 11 11 Agência Nacional de Transporte Aquaviário
Santista (SP) (ANTAQ), em 2014 as principais hidrovias do
Região Metropolitana de Natal (RN) 56,2 0 0 56,2
Região Metropolitana de Maceió (AL) 32,1 0 0 32,1 país eram: Amazônica (17.651 km), Tocantins
Região Metropolitana de João Pessoa 30 0 0 30 Araguaia (1.360 km), Paraná-Tietê (1.359 km),
(PB) Paraguai (591 km), São Francisco (576 km) e
Região Integrada de Desenvolvimento 13,6 0 0 13,6 Sul (500 km).
Econômico da Grande Teresina (PI/MA) Quanto à navegação interior, ela possui uma
Região Metropolitana do Cariri (CE) 0 0 13,6 13,6
Sobral (CE) 0 0 13,6 13,6 participação de aproximadamente 1% na divisão
Fonte/Source: Transporte & Desenvolvimento - Transporte Metroferroviário de modal. Mais da metade da carga transportada
passageiros. Brasília, DF: Confederação Nacional do Transporte - CNT, 2016. no período de 2010 a 2014 refere-se ao granel
10 outubro/novembro/dezembro