Page 10 - Revista EAA - Edição 76
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MODAIS          PANORAMA




                              portante modo de transporte e a premente  que, ao se considerar as três concessionárias de
                              necessidade de investimentos pesados e con-  maior quantidade transportada por quilômetro
                              tínuos em infraestrutura viária, com melhoria  útil (em TKU, definida pelo produto da carga
                              da qualidade e ampliação da malha rodoviá-  líquida transportada, em toneladas, pela dis-
                              ria. Especificamente no caso do transporte de  tância percorrida (km), obtêm-se mais de três
                              passageiros, há demanda para implantação e  quartos do total transportado por essas conces-
                              otimização dos meios de transporte não mo-  sionárias (81%), são elas: Estrada de Ferro Ca-
                              torizados (infraestrutura para prática da cami-  rajás (39,9%), Estrada de Ferro Vitória a Minas
                              nhada e uso da bicicleta) e de massa (metrô e  (21,9%)  e  a  MRS  Logística  S.A. (19,2%).  É
                              trens) para melhor atender a população urba-  importante ressaltar que mais de 2/3 da carga
                              na. No caso do transporte de cargas, deve-se  movimentada é de minério, sendo transportados
                              priorizar e direcionar investimentos para os  por ferrovias mais eficientes em termos de custo
                              modos de transporte de maior capacidade,  (R$/TKU) e uso de energia (MJ/t.km).
                              como sistemas ferroviários e aquaviários.   A Tabela 2 apresenta o total da linha ope-
                                                                       racional de trem metropolitano, metrô e ve-
                              O perfil do transporte ferroviário       ículo leve sobre trilhos (VLT) por Região

                              A Tabela 1 apresenta dados de movimentação  Metropolitana, o que representa um quadro
                              e frota do transporte ferroviário de carga no  do pouco expressivo transporte de passageiros
                              Brasil. Neste contexto, a malha ferroviária útil  pelo modo ferroviário. Dos 1.062 km de linha
                              totaliza 7.606 km de extensão, valor corres-  operacional, 61% encontram-se nas regiões
                              ponde a apenas 0,44% da extensão da malha  metropolitanas de São Paulo (32%) e do Rio
          Tabela 2 Total      rodoviária brasileira. Em relação ao transporte  de Janeiro (29%) o que demonstra a concen-
          da extensão da
          linha operacional   de cargas pelo modo ferroviário, destaca-se a  tração nas grandes cidades brasileiras e pouca
          por Região          concentração em determinados trechos e regi-  difusão deste modo de transporte nas outras
          Metropolitana       ões do país. Analisando a Tabela 1, verifica-se  metrópoles nacionais.

                                           Trem          VLT   Total   O perfil do transporte aquaviário
          Região Metropolitana          Metropolitano  Metrô  (km)  (km)  Esse tipo de transporte representa apenas 9,5%
                                           (km)
          Brasil                          666,8    309,5  85,7  1.062,00  das cargas transportadas no Brasil, apesar da
          Região Metropolitana de São Paulo (SP)*  257,5  77,4  0  334,9  grande quantidade e extensão dos rios brasileiros
          Região Metropolitana do Rio de Janeiro   220  58,1  28  306,1  e da sua longa linha de costa com quase 8.500
          (RJ)**                                                       km. A extensão da malha hidroviária correspon-
          Região Metropolitana de Belo Horizonte
          (MG)                             0       28,1   0     28,1   de a 4,7% da malha rodoviária do Brasil, com
          Região Metropolitana de Porto Alegre                         um total de 63.672 km, onde apenas 34,6% são
          (RS)***                         43,9      0     0     43,9   utilizadas economicamente. Isto se dá ou por-
          Região Integrada de Desenvolvimento                          que o trajeto dos rios passa por áreas com baixo
          Econômico do Distrito Federal e   0      39,1   0     39,1   potencial produtivo, ou devido à baixa profun-
          Entorno (DF/GO/MG)
          Região Metropolitana de Fortaleza (CE)  0  24,1  19,5  43,6  didade do leito do rio, com traçado extenso, mas
          Região Metropolitana de Salvador (BA)  13,5  11,3  0  24,8   muito sinuoso. Segundo o levantamento das
          Região Metropolitana de Recife (PE)  0   71,4   0     71,4   vias economicamente navegáveis, realizado pela
          Região Metropolitana da Baixada   0       0     11    11     Agência Nacional de  Transporte Aquaviário
          Santista (SP)                                                (ANTAQ), em 2014 as principais hidrovias do
          Região Metropolitana de Natal (RN)  56,2  0     0     56,2
          Região Metropolitana de Maceió (AL)  32,1  0    0     32,1   país eram: Amazônica (17.651 km), Tocantins
          Região Metropolitana de João Pessoa   30  0     0     30     Araguaia (1.360 km), Paraná-Tietê (1.359 km),
          (PB)                                                         Paraguai (591 km), São Francisco (576 km) e
          Região Integrada de Desenvolvimento   13,6  0   0     13,6   Sul (500 km).
          Econômico da Grande Teresina (PI/MA)                            Quanto à navegação interior, ela possui uma
          Região Metropolitana do Cariri (CE)  0    0    13,6   13,6
          Sobral (CE)                      0        0    13,6   13,6   participação de aproximadamente 1% na divisão
          Fonte/Source: Transporte & Desenvolvimento - Transporte Metroferroviário de   modal. Mais da metade da carga transportada
          passageiros. Brasília, DF: Confederação Nacional do Transporte - CNT, 2016.   no período de 2010 a 2014 refere-se ao granel
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