Page 11 - Revista EAA - Edição 76
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ESPECIAL
sólido, distribuindo-se entre agrícola (soja 16%, uma redução nessa tendência de crescimento, confirmada por dois anos
milho 7% e farelo de soja 3%) e não agrícola consecutivos (2015 e 2016) de decréscimo do número de voos domésticos
(minério de ferro 20% e areia 11%). no Brasil. Por outro lado, o número de voos internacionais apresentou um
Diferente da navegação interior, onde o volu- crescimento de 42% (2007-2014), seguido de uma queda de 1,5% em
me total transportado está diluído em diversos 2015 e de 8,9% em 2016.
grupos de mercadoria, na navegação de cabo- Avaliar apenas o número de voos torna-se superficial para determi-
tagem existe a predominância de três grupos: nar a evolução do modo aéreo. É preciso verificar também evolução do
os combustíveis e óleos minerais, a bauxita e os momento de transporte (p.km e t.km) no período. A Tabela 3 apresenta
contêineres. Juntos, foram responsáveis por mais esses dados e permite verificar o crescimento expressivo da atividade no
de 91% dos 692 milhões de toneladas transpor- período analisado, tanto no transporte de passageiros (113%) como no de
tadas no período de 2010 a 2014. Sua participa- carga (34%).
ção na divisão modal variou entre 8,5% a 14,4%,
O perfil do transporte por dutos
nos últimos 10 anos.
O transporte aquaviário de passageiros é Além do transporte de água, que representa a maior rede de transporte
responsável por cerca de 1,8% do transporte dutoviário no mundo e que se posiciona no setor de serviços, no mundo
nacional de passageiros. A maior parte des- todo o transporte por dutos se dá apenas para uma fração muito espe-
se transporte é utilizada na região amazô- cializada de cargas, onde se destacam os líquidos (petróleo, combustíveis
nica e na região metropolitana da cidade do derivados de petróleo e biocombustíveis, como o etanol), e o gás natural.
Rio de Janeiro. A navegação fluvial é o mais Em função da sua especialização, o transporte dutoviário corresponde por
importante maio de transporte de pessoas e cerca de 2,7% da atividade do transporte de carga, tendo um crescimento
mercadorias na região amazônica, conectan- médio de 4,6% de sua atividade a cada ano.
do comunidades e polos de produção, comer-
cialização e consumo estabelecidos junto à sua Considerações finais
vasta e notável malha hidroviária. O transporte é uma atividade indutora de desenvolvimento econômico e
social e tem papel fundamental para o progresso das nações. A histórica
O perfil do transporte aéreo associação da evolução do momento de transporte com o PIB demonstra
O transporte aéreo tem apresentado uma pe- que o desejável retorno ao crescimento econômico do Brasil dinamizará
quena participação na movimentação de car- a atividade de transporte nos próximos anos. Porém, a predominância do
gas no Brasil, correspondendo a 0,12% do to- modo rodoviário na divisão modal do transporte conduz a maiores custos,
tal transportado em 2015. Por outro lado, tem consumo de energia e impactos ambientais se comparado a outros modos,
apresentado uma participação cada vez maior como o ferroviário e aquaviário, principalmente em países de dimensões
no transporte de passageiros (6,2%). Houve um continentais como o Brasil. Reverter esse quadro passa por direcionar
aumento expressivo no número de voos domés- investimentos em infraestrutura que privilegiem os transportes ativos
ticos entre 2007 e 2014 (50%). Em 2015, houve (caminhada e ciclismo) e o transporte de massa (metrôs e trens) para o
Tabela 3 Evolução do momento transporte de passageiros nas áreas urbanas e o transporte de maior capa-
cidade (ferrovias, navegação interior e navegação marítima de cabotagem)
de transporte aéreo
para o transporte de cargas, ampliando seu uso para o embarque da carga
Milhões de Milhões de
Ano passageiros/ toneladas/ geral conteinerizada. Adicionalmente, atenção deve ser dada a ampliação,
quilômetro quilômetro manutenção e conservação da rede de rodovias cujo desempenho não faz
2006 59.078 238.359 justiça à importância do papel que desempenha. n
2007 62.378 257.117
2008 71.244 266.960 * Márcio de Almeida D´Agosto é professor associado do Programa de
2009 79.267 245.319 Engenharia de Transporte (PET), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-
2010 96.700 277.930 graduação e Pesquisa (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro
2011 107.497 293.185
2012 113.198 301.451 (UFRJ) e Coordenador do Laboratório de Transporte de Carga (LTC/PET/
2013 115.704 298.021 COPPE/UFRJ)
2014 122.474 307.304 * Daniel Neves Schmitz Gonçalves é pesquisador do Programa de Engenharia
2015 127.533 331.721 de Transporte (PET), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação
2016 125.687 320.148 e Pesquisa (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
Fonte/Source: Elaboração própria a partir de : Laboratório de Transporte de Carga (LTC/PET/COPPE/UFRJ)
outubro/novembro/dezembro 11