Page 11 - Revista EAA - Edição 76
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ESPECIAL



           sólido, distribuindo-se entre agrícola (soja 16%,  uma redução nessa tendência de crescimento, confirmada por dois anos
           milho 7% e farelo de soja 3%) e não agrícola  consecutivos (2015 e 2016) de decréscimo do número de voos domésticos
           (minério de ferro 20% e areia 11%).      no Brasil. Por outro lado, o número de voos internacionais apresentou um
             Diferente da navegação interior, onde o volu-  crescimento de 42% (2007-2014), seguido de uma queda de 1,5% em
           me total transportado está diluído em diversos  2015 e de 8,9% em 2016.
           grupos de mercadoria, na navegação de cabo-  Avaliar apenas o número de voos torna-se superficial para determi-
           tagem  existe  a  predominância  de  três  grupos:  nar a evolução do modo aéreo. É preciso verificar também evolução do
           os combustíveis e óleos minerais, a bauxita e os  momento de transporte (p.km e t.km) no período. A Tabela 3 apresenta
           contêineres. Juntos, foram responsáveis por mais  esses dados e permite verificar o crescimento expressivo da atividade no
           de 91% dos 692 milhões de toneladas transpor-  período analisado, tanto no transporte de passageiros (113%) como no de
           tadas no período de 2010 a 2014. Sua participa-  carga (34%).
           ção na divisão modal variou entre 8,5% a 14,4%,
                                                    O perfil do transporte por dutos
           nos últimos 10 anos.
             O transporte aquaviário de passageiros é  Além do transporte de água, que representa a maior rede de transporte
           responsável por cerca de 1,8% do transporte  dutoviário no mundo e que se posiciona no setor de serviços, no mundo
           nacional de passageiros. A maior parte des-  todo o transporte por dutos se dá apenas para uma fração muito espe-
           se transporte é utilizada na região amazô-  cializada de cargas, onde se destacam os líquidos (petróleo, combustíveis
           nica e na região metropolitana da cidade do  derivados de petróleo e biocombustíveis, como o etanol), e o gás natural.
           Rio de Janeiro. A navegação fluvial é o mais  Em função da sua especialização, o transporte dutoviário corresponde por
           importante maio de transporte de pessoas e  cerca de 2,7% da atividade do transporte de carga, tendo um crescimento
           mercadorias na região amazônica, conectan-  médio de 4,6% de sua atividade a cada ano.
           do comunidades e polos de produção, comer-
           cialização e consumo estabelecidos junto à sua  Considerações finais
           vasta e notável malha hidroviária.       O transporte é uma atividade indutora de desenvolvimento econômico e
                                                    social e tem papel fundamental para o progresso das nações. A histórica
           O perfil do transporte aéreo             associação da evolução do momento de transporte com o PIB demonstra
           O transporte aéreo tem apresentado uma pe-  que o desejável retorno ao crescimento econômico do Brasil dinamizará
           quena  participação na movimentação  de car-  a atividade de transporte nos próximos anos. Porém, a predominância do
           gas no Brasil, correspondendo a 0,12% do to-  modo rodoviário na divisão modal do transporte conduz a maiores custos,
           tal transportado em 2015. Por outro lado, tem  consumo de energia e impactos ambientais se comparado a outros modos,
           apresentado uma participação cada vez maior  como o ferroviário e aquaviário, principalmente em países de dimensões
           no transporte de passageiros (6,2%). Houve um  continentais como o Brasil. Reverter esse quadro passa por direcionar
           aumento expressivo no número de voos domés-  investimentos em infraestrutura que privilegiem os transportes ativos
           ticos entre 2007 e 2014 (50%). Em 2015, houve  (caminhada e ciclismo) e o transporte de massa (metrôs e trens) para o
           Tabela 3 Evolução do momento             transporte de passageiros nas áreas urbanas e o transporte de maior capa-
                                                    cidade (ferrovias, navegação interior e navegação marítima de cabotagem)
           de transporte aéreo
                                                    para o transporte de cargas, ampliando seu uso para o embarque da carga
                       Milhões de     Milhões de
              Ano      passageiros/   toneladas/    geral conteinerizada. Adicionalmente, atenção deve ser dada a ampliação,
                       quilômetro     quilômetro    manutenção e conservação da rede de rodovias cujo desempenho não faz

             2006        59.078        238.359      justiça à importância do papel que desempenha.            n
             2007        62.378        257.117
             2008        71.244        266.960      * Márcio de Almeida D´Agosto é professor associado do Programa de
             2009        79.267        245.319       Engenharia de Transporte (PET), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-
             2010        96.700        277.930       graduação e Pesquisa (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro
             2011        107.497       293.185
             2012        113.198       301.451       (UFRJ) e Coordenador do Laboratório de Transporte de Carga (LTC/PET/
             2013        115.704       298.021       COPPE/UFRJ)
             2014        122.474       307.304      * Daniel Neves Schmitz Gonçalves é pesquisador do Programa de Engenharia
             2015        127.533       331.721       de Transporte (PET), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação
             2016        125.687       320.148       e Pesquisa (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
           Fonte/Source: Elaboração própria a partir de :   Laboratório de Transporte de Carga (LTC/PET/COPPE/UFRJ)

           outubro/novembro/dezembro                                                                        11
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