Page 8 - Revista EAA - Edição 76
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MODAIS          PANORAMA



          Panorama da divisão modal

          do transporte no Brasil





          O transporte é uma atividade que tem papel                   de extensão continental como o Brasil, conduz a
          fundamental no progresso das nações. Entretanto,             elevação dos custos de transporte, que impacta
          a predominância do modo rodoviário conduz a                  nos  custos  logísticos  e, consequentemente,  no
          maiores custos, consumo de energia e impactos                aumento dos preços finais dos produtos.
          ambientais se comparado a modos como o                          Além disso, esta situação leva ao consumo
          ferroviário e o aquaviário                                   excessivo de combustíveis fósseis, fonte não re-
                                                                       novável de  energia  com  consequente emissão
          Daniel Neves Schmitz Gonçalves e Márcio de Almeida D´Agosto*
                                                                       de dióxido de carbono, principal gás de efeito
                                                                       estufa, responsável pelo agravamento do aque-
          Considerações iniciais                                       cimento global, principal problema ambiental

          Tido como um país de dimensões continentais, no período de 35 anos,  global do século 21.
          entre 1980 e 2015, o Brasil apresentou crescimento de 3,4 vezes na mo-  Equilibrar a divisão modal dos transportes,
          vimentação de passageiros (p/km) e de 2,4 vezes de cargas (t/km). Nesse  por meio de maior utilização dos modos ferro-
          mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) da nação, em valores ab-  viário e aquaviário (navegação interior e nave-
          solutos, aumentou 6,3 vezes e a população, quase dobrou. Como em todo  gação marítima de cabotagem) para as cargas
          o mundo, no Brasil, o transporte de cargas apresenta forte correlação com  e do modo ferroviário para os passageiros, é
          o PIB e o transporte de passageiros, com o PIB per capita, tendo em vista  uma necessidade que está relacionada à apli-
          que essas atividades, por meio dos seus diversos modos, compõem recur-  cação constante e intensa de investimentos em
          sos essenciais para o desenvolvimento econômico e social.    infraestrutura necessária à ampliação da oferta
            Este capítulo tem por objetivo analisar a evolução recente do setor de  destes modos de transporte, que apresentam
          transportes brasileiro, buscando apresentar o quadro atual por meio da
          consolidação de dados e informações históricas. Isso foi feito partindo das
          informações consolidadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís-
          tica (IBGE) com o apoio do Laboratório de Transporte de Carga (LTC)
          do Programa de Engenharia de Transporte (PET) da COPPE/UFRJ.
            A partir dessa introdução, apresenta-se um panorama da divisão modal
          do transporte de passageiros e cargas, complementado por uma análise do
          perfil dos diferentes modos de transporte. No último item são apresenta-
          das as considerações finais.
          Panorama da divisão modal do transporte no Brasil            Gráfico 1a Divisão modal do transporte

          Os gráficos 1a e 1b apresentam a divisão modal dos transportes no Bra-  de passageiros - Brasil 2015
          sil. Neles se verifica a total predominância do modo rodoviário para o
          transporte de passageiros, com mais de 90% do momento de transporte
          (p.km) sendo realizado por esse modo, enquanto o transporte aquaviário e
          ferroviário, somados, não chegam a representar 2% do total e o transporte
          aéreo, mesmo considerando que se realiza a maiores distâncias, atinge va-
          lor um pouco maior que 6%. Por outro lado, a divisão modal do transporte
          de cargas é um pouco menos desequilibrada, com cerca de 60% sendo
          realizado pelo modo rodoviário, 27% por ferrovias e pouco mais de 12%
          pelos demais modos, sendo a menor parcela (0,12%) realizado pelo modo
          aéreo, usualmente o mais caro.
            Com início na década de 1950, a predominância histórica recente do  Gráfico 1b Divisão modal do transporte
          transporte rodoviário na movimentação de passageiros e cargas, num país  de carga - Brasil 2015

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