Page 8 - Revista EAA - Edição 76
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MODAIS PANORAMA
Panorama da divisão modal
do transporte no Brasil
O transporte é uma atividade que tem papel de extensão continental como o Brasil, conduz a
fundamental no progresso das nações. Entretanto, elevação dos custos de transporte, que impacta
a predominância do modo rodoviário conduz a nos custos logísticos e, consequentemente, no
maiores custos, consumo de energia e impactos aumento dos preços finais dos produtos.
ambientais se comparado a modos como o Além disso, esta situação leva ao consumo
ferroviário e o aquaviário excessivo de combustíveis fósseis, fonte não re-
novável de energia com consequente emissão
Daniel Neves Schmitz Gonçalves e Márcio de Almeida D´Agosto*
de dióxido de carbono, principal gás de efeito
estufa, responsável pelo agravamento do aque-
Considerações iniciais cimento global, principal problema ambiental
Tido como um país de dimensões continentais, no período de 35 anos, global do século 21.
entre 1980 e 2015, o Brasil apresentou crescimento de 3,4 vezes na mo- Equilibrar a divisão modal dos transportes,
vimentação de passageiros (p/km) e de 2,4 vezes de cargas (t/km). Nesse por meio de maior utilização dos modos ferro-
mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) da nação, em valores ab- viário e aquaviário (navegação interior e nave-
solutos, aumentou 6,3 vezes e a população, quase dobrou. Como em todo gação marítima de cabotagem) para as cargas
o mundo, no Brasil, o transporte de cargas apresenta forte correlação com e do modo ferroviário para os passageiros, é
o PIB e o transporte de passageiros, com o PIB per capita, tendo em vista uma necessidade que está relacionada à apli-
que essas atividades, por meio dos seus diversos modos, compõem recur- cação constante e intensa de investimentos em
sos essenciais para o desenvolvimento econômico e social. infraestrutura necessária à ampliação da oferta
Este capítulo tem por objetivo analisar a evolução recente do setor de destes modos de transporte, que apresentam
transportes brasileiro, buscando apresentar o quadro atual por meio da
consolidação de dados e informações históricas. Isso foi feito partindo das
informações consolidadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís-
tica (IBGE) com o apoio do Laboratório de Transporte de Carga (LTC)
do Programa de Engenharia de Transporte (PET) da COPPE/UFRJ.
A partir dessa introdução, apresenta-se um panorama da divisão modal
do transporte de passageiros e cargas, complementado por uma análise do
perfil dos diferentes modos de transporte. No último item são apresenta-
das as considerações finais.
Panorama da divisão modal do transporte no Brasil Gráfico 1a Divisão modal do transporte
Os gráficos 1a e 1b apresentam a divisão modal dos transportes no Bra- de passageiros - Brasil 2015
sil. Neles se verifica a total predominância do modo rodoviário para o
transporte de passageiros, com mais de 90% do momento de transporte
(p.km) sendo realizado por esse modo, enquanto o transporte aquaviário e
ferroviário, somados, não chegam a representar 2% do total e o transporte
aéreo, mesmo considerando que se realiza a maiores distâncias, atinge va-
lor um pouco maior que 6%. Por outro lado, a divisão modal do transporte
de cargas é um pouco menos desequilibrada, com cerca de 60% sendo
realizado pelo modo rodoviário, 27% por ferrovias e pouco mais de 12%
pelos demais modos, sendo a menor parcela (0,12%) realizado pelo modo
aéreo, usualmente o mais caro.
Com início na década de 1950, a predominância histórica recente do Gráfico 1b Divisão modal do transporte
transporte rodoviário na movimentação de passageiros e cargas, num país de carga - Brasil 2015
8 outubro/novembro/dezembro