Page 27 - Revista EAA - Edição 82
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REGIONAL
Simpósio SAE BRASIL CarBody
Indústria Avança na
Segurança de Carrocerias
Em São Paulo, 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody
mostrou rotas para o desenvolvimento de
estruturas veiculares mais leves e resistentes
Para a fabricação de estruturas veicula- da Vesta Engenharia, Grupo Aethra,
res mais seguras, a indústria brasileira falou sobre o desenvolvimento de uma
avança na adoção de materiais nobres crashbox com geometria de oito lados,
e processos de última geração, capazes capaz de absorver 18% mais energia do
de conferir propriedades mecânicas es- que o componente convencional, com
pecíficas para cada região da carroceria, quatro cantos, e explicou que a tecnolo-
segundo os especialistas que partici- gia oferece melhor controle porque faz
param do 5º Simpósio SAE BRASIL a distribuição das deformações nos oito
CarBody, dias 2 e 3 de maio, em São lados durante uma colisão.
Paulo (SP). Sob a direção de Ed Taiss, Tiago Pinheiro, gerente da Benteler, Ed Taiss, Chairperson do 5º
consultor de Tecnologia da Companhia expôs a ferramenta Multizone, que per- Simpósio SAE BRASIL de Carbody
Brasileira de Metalurgia e Mineração mite manipular a metalurgia da peça fi-
(CBMM), o encontro contou com nal, com o aquecimento de determina-
apresentações e mostra de engenharia, das regiões para conferir propriedades
na qual cinco fabricantes – FCA, Ford, mecânicas específicas. Xavier Herrera,
General Motors, Mercedes-Benz e gerente de P&D da Gestamp, abor-
PSA – mostraram as novas tecnologias dou novos processos para fabricação de
utilizadas em carrocerias para ampliar a carrocerias, como tratamento térmico a
proteção dos ocupantes. laser (BKT Laser), que permite mudar
Na abertura, Renato Mastrobuono, as propriedades mecânicas de diferen-
conselheiro da SAE BRASIL, falou tes regiões de uma peça para definir as
sobre o Maio Amarelo, movimento in- respectivas absorções de energia para
ternacional de conscientização sobre a evento de choque frontal.
segurança no trânsito. “É um orgulho A evolução da segurança na ca-
abrir o mês com um evento que contri- tegoria Stock Car foi abordada por
bui para essa discussão”, afirmou. Gustavo Lehto, consultor de enge-
No primeiro painel, Andreas Muel- nharia para Desenvolvimento de Car-
legger, gerente de Indústria Auto- ros de Corrida da Vauraus. Para 2020,
motiva da Trumpf, apresentou novas os carros de corrida passarão a rece-
ferramentas de soldagem a laser, que ber aplicações de aço com nióbio para
garantem alta precisão e velocidade de melhorias de segurança.
processo (até 10m/min) para aplicação A primeira fabricante a compartilhar
em projetos de estruturas veiculares. Os experiências foi a Ford, com apresenta-
aços de ultra-alta resistência (UHSS) ção de Luiz Gustavo Zamorano, ge-
foram o foco de Ramon Ocampa, ge- rente de Carroceria, sobre o desenvolvi-
rente de Negócios da Magna Cosma, mento global da picape Ranger. Depois, FOTOS JOÃO JOSÉ CARNIEL
que abordou a família Gen3 da empre- Thomas Beaugrand, coordenador de
sa. Mauricio Lobão, gerente de CAE Produto da PSA, falou sobre o Citroën
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