Page 27 - Revista EAA - Edição 82
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REGIONAL


           Simpósio SAE BRASIL CarBody
           Indústria Avança na


           Segurança de Carrocerias




           Em São Paulo, 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody
           mostrou rotas para o desenvolvimento de
           estruturas veiculares mais leves e resistentes




           Para a fabricação de estruturas veicula-  da  Vesta Engenharia, Grupo Aethra,
           res mais seguras, a indústria brasileira   falou sobre o desenvolvimento de uma
           avança na adoção de materiais nobres   crashbox com geometria de oito lados,
           e processos de última geração, capazes   capaz de absorver 18% mais energia do
           de conferir propriedades mecânicas es-  que o componente convencional, com
           pecíficas para cada região da carroceria,   quatro cantos, e explicou que a tecnolo-
           segundo os especialistas que partici-  gia oferece melhor controle porque faz
           param do 5º Simpósio SAE BRASIL   a distribuição das deformações nos oito
           CarBody, dias 2 e 3 de maio, em São   lados durante uma colisão.
           Paulo (SP). Sob a direção de Ed Taiss,   Tiago Pinheiro, gerente da Benteler,  Ed Taiss, Chairperson do 5º
           consultor de Tecnologia da Companhia   expôs a ferramenta Multizone, que per-  Simpósio SAE BRASIL de Carbody
           Brasileira de Metalurgia e Mineração   mite manipular a metalurgia da peça fi-
           (CBMM), o encontro contou com     nal, com o aquecimento de determina-
           apresentações e mostra de engenharia,   das regiões para conferir propriedades
           na qual cinco fabricantes – FCA, Ford,   mecânicas específicas. Xavier Herrera,
           General Motors, Mercedes-Benz e   gerente de P&D da Gestamp, abor-
           PSA – mostraram as novas tecnologias   dou novos processos para fabricação de
           utilizadas em carrocerias para ampliar a   carrocerias, como tratamento térmico a
           proteção dos ocupantes.           laser (BKT Laser), que permite mudar
             Na abertura,  Renato  Mastrobuono,   as propriedades mecânicas de diferen-
           conselheiro da SAE BRASIL, falou   tes regiões de uma peça para definir as
           sobre o Maio Amarelo, movimento in-  respectivas absorções de energia para
           ternacional de conscientização sobre a   evento de choque frontal.
           segurança no trânsito. “É um orgulho   A evolução da segurança na ca-
           abrir o mês com um evento que contri-  tegoria Stock Car foi abordada por
           bui para essa discussão”, afirmou.   Gustavo Lehto, consultor de enge-
             No primeiro painel, Andreas Muel-  nharia para Desenvolvimento de Car-
           legger, gerente de Indústria Auto-  ros de Corrida da Vauraus. Para 2020,
           motiva da  Trumpf, apresentou novas   os carros de corrida passarão a rece-
           ferramentas  de  soldagem  a  laser,  que   ber aplicações de aço com nióbio para
           garantem alta precisão e velocidade de   melhorias de segurança.
           processo (até 10m/min) para aplicação   A primeira fabricante a compartilhar
           em projetos de estruturas veiculares. Os   experiências foi a Ford, com apresenta-
           aços de ultra-alta resistência (UHSS)   ção  de  Luiz  Gustavo  Zamorano,  ge-
           foram o foco de Ramon Ocampa, ge-  rente de Carroceria, sobre o desenvolvi-
           rente de Negócios da Magna Cosma,   mento global da picape Ranger. Depois,                            FOTOS JOÃO JOSÉ CARNIEL
           que abordou a família Gen3 da empre-  Thomas  Beaugrand,  coordenador  de
           sa. Mauricio Lobão, gerente de CAE   Produto da PSA, falou sobre o Citroën

           abril/maio/junho                                                                                 27
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