Page 29 - Revista EAA - Edição 82
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REGIONAL


           Seção Caxias do Sul

           Colloquium Projeta Futuro

           dos Sistemas de Freios






           Evento realizado na cidade        brasileiro, em comparação com seus si-  visão mais atual do sistema de freio
           gaúcha de Farroupilha             milares americano e europeu.      objetiva um modo mais seguro de di-
           reuniu especialistas do             Na solenidade de abertura do  reção, interagindo com dispositivos de
           Brasil e do exterior para         Colloquium,  o   diretor-geral  da  controle de dirigibilidade, estabilidade,
           o debate sobre segurança,         SAE  BRASIL, Otacilio Gomes Jú-   tombamento e sistemas anticolisão,
           novas tecnologias e o futuro      nior, assinalou que os participantes do  além do viés de sustentabilidade que
           dos sistemas de freio             fórum se envolveriam em discussões de  permeia o desenvolvimento e utilização
                                             um futuro ainda incerto, mas destacou  do sistema de regeneração de energia
                                             que sua visão é que a eletrificação, a co-  de frenagem em veículos elétricos.
           O 14º Colloquium Internacional    nectividade e a direção autônoma são   Emerson Batagini, engenheiro  de
           SAE BRASIL de Freios & Mostra de   caminhos sem volta.              desenvolvimento do produto da Robert
           Engenharia – Controle de Movimen-   Na sessão de encerramento, ao fa-  Bosch Ltda, destacou que embora atu-
           tos, organizado pela Seção Caxias do   zer um balanço das atividades, o chair-  ando de forma individual, o sistema de
           Sul da SAE BRASIL, reuniu em torno   person do 14º Colloquium de Freios,  freio passa a integrar um conjunto mais
           de 300 participantes, nos dias 8 e 9 de   Alexandre Casaril, assinalou que a pro-  amplo que engloba sensores, câmeras,
           maio, em Farroupilha, RS, para um am-  gramação cumprida superou as expec-  assistência ao condutor e regeneração
           plo debate sobre os impactos das futuras   tativas dos organizadores. A partir desta  de energia, dentre outros mecanismos,
           tecnologias nos sistemas de freios. Além   edição, para acompanhar interação do  criando um ecodesign. Esta junção de
           de dois painéis, a programação contou   sistema de freio com outros dispositivos  tecnologias resulta em maior segurança,
           com apresentação de 15 trabalhos téc-  de segurança do veículo, o termo “con-  regeneração de energia com redução do
           nicos, do Brasil e do exterior, e um test   trole  de  movimentos”  passou  a  fazer  consumo de combustível e das emissões
           drive com ônibus e caminhões no Cen-  parte da denominação do colloquium,  de particulados a partir dos motores e
           tro  Tecnológico Randon (CTR). Em   que terá a 15ª edição em maio de 2021.  dos sistemas de freios.
           sua manifestação inicial, o diretor regio-  As novas tecnologias veiculares estão   O gerente de projetos, pesquisa e en-
           nal da SAE BRASIL – Seção Caxias   ampliando o conceito básico e histórico  genharia avançada da Volvo do Brasil,
           do Sul, Marcelo Kuver, assinalou que o   da atuação dos sistemas de freio. Além  Luiz Balcewicz, apresentou soluções já
           test drive é um diferenciador do evento   das funções básicas de desacelerar, uma  em uso pela fabricante sueca visando à

           A programação do evento contou com um test drive
           com ônibus e caminhões no Centro Tecnológico Randon

















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