Page 29 - Revista EAA - Edição 82
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REGIONAL
Seção Caxias do Sul
Colloquium Projeta Futuro
dos Sistemas de Freios
Evento realizado na cidade brasileiro, em comparação com seus si- visão mais atual do sistema de freio
gaúcha de Farroupilha milares americano e europeu. objetiva um modo mais seguro de di-
reuniu especialistas do Na solenidade de abertura do reção, interagindo com dispositivos de
Brasil e do exterior para Colloquium, o diretor-geral da controle de dirigibilidade, estabilidade,
o debate sobre segurança, SAE BRASIL, Otacilio Gomes Jú- tombamento e sistemas anticolisão,
novas tecnologias e o futuro nior, assinalou que os participantes do além do viés de sustentabilidade que
dos sistemas de freio fórum se envolveriam em discussões de permeia o desenvolvimento e utilização
um futuro ainda incerto, mas destacou do sistema de regeneração de energia
que sua visão é que a eletrificação, a co- de frenagem em veículos elétricos.
O 14º Colloquium Internacional nectividade e a direção autônoma são Emerson Batagini, engenheiro de
SAE BRASIL de Freios & Mostra de caminhos sem volta. desenvolvimento do produto da Robert
Engenharia – Controle de Movimen- Na sessão de encerramento, ao fa- Bosch Ltda, destacou que embora atu-
tos, organizado pela Seção Caxias do zer um balanço das atividades, o chair- ando de forma individual, o sistema de
Sul da SAE BRASIL, reuniu em torno person do 14º Colloquium de Freios, freio passa a integrar um conjunto mais
de 300 participantes, nos dias 8 e 9 de Alexandre Casaril, assinalou que a pro- amplo que engloba sensores, câmeras,
maio, em Farroupilha, RS, para um am- gramação cumprida superou as expec- assistência ao condutor e regeneração
plo debate sobre os impactos das futuras tativas dos organizadores. A partir desta de energia, dentre outros mecanismos,
tecnologias nos sistemas de freios. Além edição, para acompanhar interação do criando um ecodesign. Esta junção de
de dois painéis, a programação contou sistema de freio com outros dispositivos tecnologias resulta em maior segurança,
com apresentação de 15 trabalhos téc- de segurança do veículo, o termo “con- regeneração de energia com redução do
nicos, do Brasil e do exterior, e um test trole de movimentos” passou a fazer consumo de combustível e das emissões
drive com ônibus e caminhões no Cen- parte da denominação do colloquium, de particulados a partir dos motores e
tro Tecnológico Randon (CTR). Em que terá a 15ª edição em maio de 2021. dos sistemas de freios.
sua manifestação inicial, o diretor regio- As novas tecnologias veiculares estão O gerente de projetos, pesquisa e en-
nal da SAE BRASIL – Seção Caxias ampliando o conceito básico e histórico genharia avançada da Volvo do Brasil,
do Sul, Marcelo Kuver, assinalou que o da atuação dos sistemas de freio. Além Luiz Balcewicz, apresentou soluções já
test drive é um diferenciador do evento das funções básicas de desacelerar, uma em uso pela fabricante sueca visando à
A programação do evento contou com um test drive
com ônibus e caminhões no Centro Tecnológico Randon
FOTOS
abril/maio/junho 29