Page 30 - Revista EAA - Edição 82
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REGIONAL
































          Além de dois painéis, a programação
          contou com apresentação de trabalhos
          técnicos, do Brasil e do exterior



          direção autônoma para o segmento de  cente é a introdução do controle de es-  mina se a frenagem é necessária e aplica
          veículos pesados. A Connected Safety,  tabilidade, que será mandatório a partir  os freios automaticamente.
          já lançada comercialmente, faz a identi-  de 2022.                     O painel de encerramento tratou
          ficação de obstáculos e envia a informa-  David  Antanaitis, engenheiro  lí-  sobre a obrigatoriedade do controle de
          ção para a nuvem que repassa o alerta  der global para sistemas de freios da  estabilidade – desafios e oportunidades.
          aos demais veículos em trânsito na ro-  General Motors Mercosul, por vide-  A atividade reuniu Silvia Faria Lom-
          dovia. Outra Inovação é o Platooning,  oconferência, afirmou que a indústria  briller, supervisora de desenvolvimento
          uma formação de comboio de cami-  automobilística está mudando rápida  de produtos da Ford Motor Company
          nhões virtualmente conectados entre si,  e drasticamente. Os principais vetores  Brasil; César Augusto Ferreira, dire-
          permitindo que o padrão de trafegabi-  são o incremento na produção de veí-  tor de tecnologia e inovação da Divi-
          lidade de todos os veículos do comboio  culos elétricos e o interesse regulatório  são Autopeças das Empresas Randon;
          seja modulado a partir do líder. Bal-  significativo nos recursos de assistência  Germano Collobialli, gerente de apli-
          cewicz alerta, ainda, que são necessários  avançada ao motorista, como a Frena-  cação e assistência técnica da  Wabco
          avanços, na estrutura de comunicação,  gem de Emergência Automática (AEB,  América do Sul; Luiz Fernando Nuss,
          em especial no Brasil. Da mesma ma-  a sigla em inglês, e as pesquisas em veí-  engenheiro de produto da Volkswagen
          neira, é necessário evoluir nos aspectos  culos autônomos).         Caminhões e Ônibus e Pedro Orlan-
          legais, e – de forma geral – cada país   Os veículos elétricos, por exem-  do,  gerente  de  engenharia  da  Knorr-
          tem sua própria legislação.       plo, usam frenagem regenerativa tanto  -Bremse Brasil.
            Engenheiro    especialista  da  quanto possível para maximizar a auto-  Os debates centraram-se na discus-
          Volkswagen Caminhões e Ônibus,  nomia e minimizar o pacote de baterias  são sobre a disponibilidade de infra-
          Antônio Carlos de Oliveira detalhou  necessário. Já a arquitetura destes veí-  estrutura para desenvolvimento, vali-
          avanços verificados no sistema de fre-  culos, e o seu regime de serviço, torna  dação e homologação do sistema, na
          nagem desde 1993, ano em que o Con-  viável otimizar o projeto do freio. Anta-  participação da engenharia brasileira
          tran definiu especificações para o Brasil  naitis (GM) comentou que os recursos  no desenvolvimento de soluções de for-
          a partir do modelo europeu. Em 2013,  avançados de assistência ao motorista  ma a evitar que as mesmas sejam pura
          40% dos veículos deveriam ser equipa-  têm  despertado  interesse  significativo.  e simplesmente trazidas de outros cen-
          dos  com  ABS,  ampliando  para  100%  Com a capacidade de detectar objetos  tros globais de engenharia, como Esta-
          no ano seguinte. A novidade mais re-  no caminho do veículo, a AEB deter-  dos Unidos e Europa, e nas mudanças
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