Page 30 - Revista EAA - Edição 82
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REGIONAL
Além de dois painéis, a programação
contou com apresentação de trabalhos
técnicos, do Brasil e do exterior
direção autônoma para o segmento de cente é a introdução do controle de es- mina se a frenagem é necessária e aplica
veículos pesados. A Connected Safety, tabilidade, que será mandatório a partir os freios automaticamente.
já lançada comercialmente, faz a identi- de 2022. O painel de encerramento tratou
ficação de obstáculos e envia a informa- David Antanaitis, engenheiro lí- sobre a obrigatoriedade do controle de
ção para a nuvem que repassa o alerta der global para sistemas de freios da estabilidade – desafios e oportunidades.
aos demais veículos em trânsito na ro- General Motors Mercosul, por vide- A atividade reuniu Silvia Faria Lom-
dovia. Outra Inovação é o Platooning, oconferência, afirmou que a indústria briller, supervisora de desenvolvimento
uma formação de comboio de cami- automobilística está mudando rápida de produtos da Ford Motor Company
nhões virtualmente conectados entre si, e drasticamente. Os principais vetores Brasil; César Augusto Ferreira, dire-
permitindo que o padrão de trafegabi- são o incremento na produção de veí- tor de tecnologia e inovação da Divi-
lidade de todos os veículos do comboio culos elétricos e o interesse regulatório são Autopeças das Empresas Randon;
seja modulado a partir do líder. Bal- significativo nos recursos de assistência Germano Collobialli, gerente de apli-
cewicz alerta, ainda, que são necessários avançada ao motorista, como a Frena- cação e assistência técnica da Wabco
avanços, na estrutura de comunicação, gem de Emergência Automática (AEB, América do Sul; Luiz Fernando Nuss,
em especial no Brasil. Da mesma ma- a sigla em inglês, e as pesquisas em veí- engenheiro de produto da Volkswagen
neira, é necessário evoluir nos aspectos culos autônomos). Caminhões e Ônibus e Pedro Orlan-
legais, e – de forma geral – cada país Os veículos elétricos, por exem- do, gerente de engenharia da Knorr-
tem sua própria legislação. plo, usam frenagem regenerativa tanto -Bremse Brasil.
Engenheiro especialista da quanto possível para maximizar a auto- Os debates centraram-se na discus-
Volkswagen Caminhões e Ônibus, nomia e minimizar o pacote de baterias são sobre a disponibilidade de infra-
Antônio Carlos de Oliveira detalhou necessário. Já a arquitetura destes veí- estrutura para desenvolvimento, vali-
avanços verificados no sistema de fre- culos, e o seu regime de serviço, torna dação e homologação do sistema, na
nagem desde 1993, ano em que o Con- viável otimizar o projeto do freio. Anta- participação da engenharia brasileira
tran definiu especificações para o Brasil naitis (GM) comentou que os recursos no desenvolvimento de soluções de for-
a partir do modelo europeu. Em 2013, avançados de assistência ao motorista ma a evitar que as mesmas sejam pura
40% dos veículos deveriam ser equipa- têm despertado interesse significativo. e simplesmente trazidas de outros cen-
dos com ABS, ampliando para 100% Com a capacidade de detectar objetos tros globais de engenharia, como Esta-
no ano seguinte. A novidade mais re- no caminho do veículo, a AEB deter- dos Unidos e Europa, e nas mudanças
30 abril/maio/junho