Page 32 - Revista EAA - Edição 82
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REGIONAL
Seção São Paulo
Simpósio SAE BRASIL Aponta Soluções
para a Redução de Peso do Veículo
Inovação é palavra de de Novos Materiais e Aplicações na Mikael Mimer, da ESAB, abriu o
ordem para a indústria Mobilidade, realizado nos dias 4 e 5 terceiro painel com palestra sobre o
da mobilidade: um dos de junho, em São Paulo (SP), sob o co- lançamento de um arame sólido, que
maiores desafios é o mando do engenheiro Mauro de Souza foi desenvolvido para soldagem de
desenvolvimento de Paraíso, gerente de Engenharia de Ma- aços galvanizados, com o objetivo de
materiais e processos para a teriais e Medição da Mercedes-Benz reduzir respingo e porosidade. Depois
do Brasil. O encontro contou com oito Lou Mendoza, da Lincoln Electric,
redução de massa Sara Saar
painéis de palestras, além de cursos mostrou tecnologias de soldagem a
técnicos e mostra de engenharia. Na arco elétrico, que contribuem para o
Diante da complexidade dos projetos, a abertura do simpósio, Otacílio Gomes desenvolvimento de materiais de alta
indústria automobilística investe em di- Júnior, diretor-geral da SAE BRASIL, resistência. Rubens Pospi, da Center-
ferentes soluções para redução de peso, frisou que inovação é palavra de ordem Line, mostrou um estudo sobre a sol-
em busca de melhoria da eficiência para a indústria da mobilidade. dagem a ponto em chapas de alumínio,
energética e aumento da segurança vei- Thomas Müller, da SSAB, apresen- que requer maior cuidado com relação
cular, segundo especialistas que partici- tou soluções em aços de alta resistência à preparação da junta, se comparada à
param do 12º Simpósio SAE BRASIL desenvolvidas para aplicação em chassis aplicação já bastante realizada em cha-
e peças estruturais, com foco em re- pas de aço.
engenheiro dução de peso. Fabrício Cerqueira, da Em evidência para aplicações em
Mauro ArcelorMittal, destacou aços de terceira diferentes setores industriais, o grafeno
de Souza geração, que aliam resistência e flexibi- norteou as discussões do quarto painel.
Paraíso
lidade. O tema aços avançados foi abor- Guilhermino José Macedo Fechine,
dado por Carlos Carvalhido, da Usimi- do Centro de Pesquisas Avançadas em
nas, que mostrou cases, como aço com Grafeno, Nanomateriais e Nanotecno-
resistência mínima de 1200 MPa para logias (MackGraphe), destacou as van-
aplicações em para-choques e barras de tagens do uso de grafeno, considerado
proteção de portas. o material mais fino, leve e forte, além
Sobre alumínio, Nataly Yoshino, da de ser o que melhor conduz calor e ele-
CBA, falou sobre soluções em alumí- tricidade. Em seguida, Anderson Maia,
nio extrudado de alta resistência para do Senai-SP, abordou oportunidades
aplicação em componentes estruturais mercadológicas de materiais modifica-
de veículos de passeio. Na sequência, dos com grafeno, como fabricação de
Marco Tulio Ricci, da Iochpe Maxion, baterias e supercapacitores.
que abordou tendências de mercado No dia 5/6, Carlos Miguel, da Nitto
em ligas avançadas de alumínio com Denko, abriu painel com apresentação
exemplos práticos para componentes de fitas adesivas de alto desempenho,
estruturais de veículos comerciais. An- desenvolvidas a partir de borracha, sili-
dré Luís de Carvalho, da Universidade cone ou massa acrílica. Adesivos estru-
Estadual de Ponta Grossa (UEPG), turais foram apresentados por Marcio
apresentou tecnologia de soldagem Pinheiro, da Henkel Brasil, que desta-
avançada, que permite a união de aço e cou a solução Die Cut, que é cortada
alumínio, com foco em diminuir o peso sob medida para colagem entre chapas. FOTOS RUY HIZATAGU
do veículo. Gabriel Matos, da Lord Brasil, falou
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