Page 8 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O que são os sistemas ADAS ainda, IMU’s que incorporam um terceiro sen-
Alguns classificam os Sistemas Avançados de sor: o magnetômetro. Ele fornece informações
Assistência ao Motorista como sendo aqueles como velocidade, aceleração e pose (yaw, pitch e
que auxiliam o motorista durante a condução roll). O magnetômetro fornece direção em rela-
de um veículo. Assim, excluem itens que atuam ção ao polo norte magnético.
antes da condução como, por exemplo, inibido-
res de partida baseados em detecção de embria- Radar
guez. Já a Comissão Europeia trata os sistemas Um conjunto de microantenas de transmissão
ADAS como estritamente os que atuam sobre a emite pulsos de onda eletromagnética que re-
segurança antes e durante a condução e pós-aci- fletem nos objetos e são captadas por microan-
dente (EC, 2016). tenas receptoras. Conhecendo o tempo entre a
Para a Motor & Equipment Manufactu- transmissão e a recepção de um pulso, pode-se
rers Association (MEMA), o primeiro sistema calcular a distância dos objetos. Também me-
ADAS surgiu antes da existência dos sistemas dem o ângulo e a elevação em relação ao sensor,
embarcados. Era dedicado ao conforto, portan- assim como a velocidade do objeto. Os radares
to não seria enquadrado como ADAS pela Co- podem ser de curto, médio e longo alcance. E
missão Europeia. A Figura 1 mostra a linha do há um compromisso entre alcance e precisão da
tempo segundo a MEMA. Note que o termo medida. Assim, a medida feita por um radar de
ADAS começou a ser aplicado somente a partir longa distância tem erro maior que a medida
do ano 2000. feita por um de curta distância. Como conse-
quência, o de curta distância não tem o mesmo
Principais sensores dos sistemas ADAS alcance de detecção.
Os sistemas ADAS respondem a estímulos cap-
tados do ambiente em que estão inseridos. Isto Lidar
é possível graças aos modernos sensores dispo- Um raio laser é disparado e seu reflexo é medido.
níveis. A seguir destacamos alguns que já estão Da mesma forma que o radar, conhecendo-se o
presentes em veículos premium. tempo entre a emissão e a recepção, calcula-se a
Figura 2. Sensores Unidade Inercial (IMU) distância. O Lidar pode ser bidimensional (2D)
típicos em sistemas ou tridimensional (3D). Este sensor é consti-
Adas. Fonte: Este sensor é, na verdade, uma composição de tuído de componentes móveis e giratórios. O
(Rezaei, 2016) outros dois: acelerômetro 3D e giroscópio. Há, modelo 3D possui, ainda, um conjunto pan-
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