Page 8 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


                              O que são os sistemas ADAS               ainda, IMU’s que incorporam um terceiro sen-

                              Alguns classificam os Sistemas Avançados de  sor: o magnetômetro. Ele fornece informações
                              Assistência ao Motorista como sendo aqueles  como velocidade, aceleração e pose (yaw, pitch e
                              que auxiliam o motorista durante a condução  roll). O magnetômetro fornece direção em rela-
                              de um veículo. Assim, excluem itens que atuam  ção ao polo norte magnético.
                              antes da condução como, por exemplo, inibido-
                              res de partida baseados em detecção de embria-  Radar
                              guez. Já a Comissão Europeia trata os sistemas  Um conjunto de microantenas de transmissão
                              ADAS como estritamente os que atuam sobre a  emite pulsos de onda eletromagnética que re-
                              segurança antes e durante a condução e pós-aci-  fletem nos objetos e são captadas por microan-
                              dente (EC, 2016).                        tenas receptoras. Conhecendo o tempo entre a
                                Para a Motor & Equipment Manufactu-    transmissão e a recepção de um pulso, pode-se
                              rers Association (MEMA), o primeiro sistema  calcular a distância dos objetos. Também me-
                              ADAS surgiu antes da existência dos sistemas  dem o ângulo e a elevação em relação ao sensor,
                              embarcados. Era dedicado ao conforto, portan-  assim como a velocidade do objeto. Os radares
                              to não seria enquadrado como ADAS pela Co-  podem ser de curto, médio e longo alcance. E
                              missão Europeia. A Figura 1 mostra a linha do  há um compromisso entre alcance e precisão da
                              tempo segundo a MEMA. Note que o termo  medida. Assim, a medida feita por um radar de
                              ADAS começou a ser aplicado somente a partir  longa distância tem erro maior que a medida
                              do ano 2000.                             feita por um de curta distância. Como conse-
                                                                       quência, o de curta distância não tem o mesmo
                              Principais sensores dos sistemas ADAS    alcance de detecção.

                              Os sistemas ADAS respondem a estímulos cap-
                              tados do ambiente em que estão inseridos. Isto  Lidar
                              é possível graças aos modernos sensores dispo-  Um raio laser é disparado e seu reflexo é medido.
                              níveis. A seguir destacamos alguns que já estão  Da mesma forma que o radar, conhecendo-se o
                              presentes em veículos premium.           tempo entre a emissão e a recepção, calcula-se a
         Figura 2. Sensores   Unidade Inercial (IMU)                   distância. O Lidar pode ser bidimensional (2D)
         típicos em sistemas                                           ou tridimensional (3D). Este sensor é consti-
         Adas. Fonte:         Este sensor é, na verdade, uma composição de  tuído de componentes móveis e giratórios. O
         (Rezaei, 2016)       outros dois: acelerômetro 3D e giroscópio. Há,  modelo 3D possui, ainda, um conjunto pan-
































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