Page 12 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


          Desenvolvendo Carros Autônomos

          por Meio de Simulações e Testes





                              Seriam necessários 100 anos para validar um único sistema
                              de direção autônomo, caso dependêssemos somente de testes

                              físicos nas ruas e demais vias      Luca Castignani e Thiago Sonoda*

                              Condução autônoma está cada vez mais próxima
                              da realidade. Milhares de veículos autônomos es-  de milhas”. Quantas milhas de testes já foram
                              tão sendo testados em ruas públicas diariamen-  realizadas até hoje? A Waymo, líder em testes
                              te por empresas como Waymo, Cruise, Uber e  físicos de veículos autônomos, tem acumulado
                              Tesla. Algumas dessas empresas têm acumulado  surpreendentes 9 milhões de milhas nos últimos
                              milhões de quilômetros de testes em rodovias,  9 anos. Todavia, mesmo se aumentarmos o es-
                              aprimorando e validando o “cérebro” autônomo,  forço em 10 vezes, ainda seriam necessários 100
                              com esperança de que em um futuro próximo, a  anos para validar um único sistema de direção
                              automação total se torne uma realidade.   autônomo, caso dependêssemos somente de tes-
                                                                       tes nas ruas e demais vias.
                              Qual é o papel da simulação                 Quando se analisa apenas algumas dezenas
                              no desenvolvimento                       de cenários, o processo é facilmente realizado
                              de Veículos Autônomos?                   com testes físicos. No entanto, para garantir a
                              Hoje em dia, todos nós sabemos o papel dos  segurança  nos veículos autônomos,  o número
                              testes físicos para o desenvolvimento de veícu-  de condições que devem ser analisadas cresce na
                              los autônomos, e que a indústria está investindo  casa dos milhões, não sendo possível resolvê-los
                              uma fortuna nessa área. Em média, um veículo  sem simulação virtual. Por exemplo: como ana-
                              totalmente instrumentado custa mais de meio  lisar o comportamento do veículo se a prefeitu-
                              milhão de dólares, sendo que uma frota de 20  ra decidir pintar todas as placas de amarelo ao
                              veículos representaria um investimento de 10  invés de branco? E se as árvores plantadas hoje
                              a 12 milhões de dólares para realizar os testes  crescem ao ponto de obstruir a visão do moto-
                              em veículos autônomos. No entanto, somente os  rista em identificar um pedestre?
          Figura 1.           testes físicos são realmente o suficiente para se   Com  a  simulação,  também  é  possível  criar
          Plataforma de       alcançar o nível 5 de automação?         cenários peculiares. Pense em trabalhadores car-
          teste de veículos     Para responder a essa pergunta, primeiro  regando um enorme espelho enquanto atraves-
          autônomos
          desenvolvida pela   precisamos entender: quantos quilômetros de  sam a rua, ou em crianças vestidas com fantasias
          AutonomouStuff,     testes são necessários para desenvolver um sis-  de Halloween andando na rua. Estes tipos de
          Parte do            tema de direção autônomo? Um número usu-  cenários normalmente não são levados em con-
          Grupo Hexagon       almente aceito entre as empresas é “um bilhão  sideração, no entanto são realidades.

                                                                       Como a simulação de veículos
                                                                       autônomos é diferente da
                                                                       simulação de veículos tradicionais?

                                                                       A engenharia assistida por computador (CAE)
                                                                       tem sido uma ferramenta de confiança alavan-
                                                                       cada pela indústria automobilística por dezenas
                                                                       de anos. Desde análise de dirigibilidade e ma-
                                                                       nobrabilidade, conforto, NVH, durabilidade,
                                                                       aerodinâmica, validação de sistemas de controle,
                                                                       até simulação de processos de manufatura e ma-
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