Page 10 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Alcohol Interlock Systems outros veículos em estradas molhadas. O ABS
Semelhante ao etilômetro, este sistema também é bastante eficaz em acidentes não fatais, redu-
detecta o nível de álcool na corrente sanguínea zindo a taxa de acidentes em 6% em carros de
do motorista e bloqueia a partida do veículo. passageiros e 8% em veículos comerciais leves.
No Brasil, mesmo após a primeira lei que de- A combinação de controle eletrônico de estabi-
terminou a concentração máxima de álcool no lidade (ESC) e ABS impedirá uma grande pro-
sangue em 1998, do total de mortos no trânsito, porção de colisões fatais e não fatais.”
39% tinham níveis de embriaguez maiores ou
iguais 0,01g/dL. Os motoristas mortos mos- Autonomous Emergency Braking Systems (AEB)
travam índices ainda maiores: 0,06g/dL. Após Este sistema detecta a aproximação de veículos
2008, as autoridades brasileiras começaram a ou outros usuários (ciclistas, pedestres etc.) e
diminuir os limites de concentração de álcool e aciona o sistema de freio de forma a reduzir ou
aumentar a severidades das penas. Entre 2001 evitar uma colisão.
e 2010, somente no estado de São Paulo, houve Na Comunidade Europeia, desde 2015 todos
uma redução nos acidentes fatais de 7,2%. Este os veículos comerciais fabricados possuem este
número salta para 16% se considerada somente sistema. E, a partir de 2022, todos os novos ve-
a capital paulistana (OMS, 2018). Na Europa, o ículos deverão ser equipados com a versão que
álcool é responsável por 25% de todas as mortes também detecta pedestres e ciclistas.
nas estradas (EC, 2016). Em 2015, um estudo conduzido em seis pa-
Com relação à prevenção da reincidência, íses identificou que veículos equipados com sis-
um estudo na Nova Escócia mostrou que hou- tema AEB preveniram 38% das colisões trasei-
ve uma redução de 90% entre os participantes ras. Mas quando o AEB está aliado ao Forward
voluntários. Com relação à população total de Collision Warning (FCW) esta redução pode
motoristas na Nova Escócia houve quedas no chegar a 44%.
número de acusações (13,32%) e condenações
(9,93%) e uma redução no número de acidentes Anti-lock Braking System para motocicletas
fatais e graves relacionados ao álcool. É a versão do ABS para motocicletas. Previne
que as rodas travem durante a frenagem.
Anti-lock Braking Um estudo alemão mostrou que 93% das
Systems para carros (ABS) quedas sofridas por motociclistas poderiam ser
Atualmente presente em todos os carros novos evitadas pelo sistema. Quando considerados os
fabricados no país, o ABS é responsável por acidentes com lesões graves ou fatais esta redu-
evitar o travamento das rodas durante uma fre- ção pode chegar a 10%. Na Suécia, os números
nagem, fazendo-a mais eficiente e num espaço indicam que até 48% dos acidentes graves e fa-
percorrido menor. Isso ajuda a evitar a perda de tais podem ser reduzidos.
controle do veículo.
Contrariando a lógica, porém, não há con- Lane support systems
senso sobre a efetividade do ABS na redução São sistemas que verificam se o veículo está
de acidentes fatais. Um estudo mostrou redução saindo de sua faixa de rolamento. Podem emitir
de 5% no número de acidentes sem mortes, mas um alarme visual ou sonoro (Lane Departure
aumento de 6% no número de acidentes fatais. Warning, LDW) ou até mesmo reconduzir o
Outro estudo, porém, mostra que não há contri- veículo de volta à sua faixa de rolagem (Lane
buição alguma do ABS na prevenção de aciden- Keeping Assist, LKA).
tes. A NHTSA, órgão norte-americano, afirma: A efetividade destes sistemas depende do
“O ABS tem um efeito quase nulo em colisões tempo de reação do motorista e das condições
fatais. Acidentes fatais onde o veículo sai da es- de visibilidade das marcações da via. O tempo
trada sem bater em outro veículo aumentaram de colisão em mudanças de faixa é, geralmente,
9%, compensados por uma redução significativa muito menor que um segundo. E o tempo de
de 13% nas colisões fatais com pedestres e uma reação de um motorista é próximo de um se-
redução significativa de 12% nas colisões com gundo. Ou seja, a efetividade é maior quando
10 abril/maio/junho