Page 10 - Revista EAA - Edição 82
P. 10

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


                              Alcohol Interlock Systems                outros veículos em estradas molhadas. O ABS

                              Semelhante ao etilômetro, este sistema também  é bastante eficaz em acidentes não fatais, redu-
                              detecta o nível de álcool na corrente sanguínea  zindo a taxa de acidentes em 6% em carros de
                              do motorista e bloqueia a partida do veículo.  passageiros e 8% em veículos comerciais leves.
                                No Brasil, mesmo após a primeira lei que de-  A combinação de controle eletrônico de estabi-
                              terminou a concentração máxima de álcool no  lidade (ESC) e ABS impedirá uma grande pro-
                              sangue em 1998, do total de mortos no trânsito,  porção de colisões fatais e não fatais.”
                              39% tinham níveis de embriaguez maiores ou
                              iguais 0,01g/dL. Os motoristas mortos mos-  Autonomous Emergency Braking Systems (AEB)
                              travam índices ainda maiores: 0,06g/dL. Após  Este sistema detecta a aproximação de veículos
                              2008, as autoridades  brasileiras começaram  a  ou outros usuários (ciclistas, pedestres etc.) e
                              diminuir os limites de concentração de álcool e  aciona o sistema de freio de forma a reduzir ou
                              aumentar a severidades das penas. Entre 2001  evitar uma colisão.
                              e 2010, somente no estado de São Paulo, houve   Na Comunidade Europeia, desde 2015 todos
                              uma redução nos acidentes fatais de 7,2%. Este  os veículos comerciais fabricados possuem este
                              número salta para 16% se considerada somente  sistema. E, a partir de 2022, todos os novos ve-
                              a capital paulistana (OMS, 2018). Na Europa, o  ículos deverão ser equipados com a versão que
                              álcool é responsável por 25% de todas as mortes  também detecta pedestres e ciclistas.
                              nas estradas (EC, 2016).                    Em 2015, um estudo conduzido em seis pa-
                                Com relação à prevenção da reincidência,  íses identificou que veículos equipados com sis-
                              um estudo na Nova Escócia mostrou que hou-  tema AEB preveniram 38% das colisões trasei-
                              ve uma redução de 90% entre os participantes  ras. Mas quando o AEB está aliado ao Forward
                              voluntários. Com relação à população total de  Collision Warning (FCW) esta redução pode
                              motoristas na Nova Escócia houve quedas no  chegar a 44%.
                              número de acusações (13,32%) e condenações
                              (9,93%) e uma redução no número de acidentes  Anti-lock Braking System para motocicletas
                              fatais e graves relacionados ao álcool.  É a versão do ABS para motocicletas. Previne
                                                                       que as rodas travem durante a frenagem.
                              Anti-lock Braking                           Um estudo alemão mostrou que 93% das
                              Systems para carros (ABS)                quedas sofridas por motociclistas poderiam ser
                              Atualmente presente em todos os carros novos  evitadas pelo sistema. Quando considerados os
                              fabricados no país, o ABS é responsável por  acidentes com lesões graves ou fatais esta redu-
                              evitar o travamento das rodas durante uma fre-  ção pode chegar a 10%. Na Suécia, os números
                              nagem, fazendo-a mais eficiente e num espaço  indicam que até 48% dos acidentes graves e fa-
                              percorrido menor. Isso ajuda a evitar a perda de  tais podem ser reduzidos.
                              controle do veículo.
                                Contrariando a lógica, porém, não há con-  Lane support systems
                              senso sobre a efetividade do ABS na redução  São  sistemas que verificam  se o  veículo está
                              de acidentes fatais. Um estudo mostrou redução  saindo de sua faixa de rolamento. Podem emitir
                              de 5% no número de acidentes sem mortes, mas  um alarme visual ou sonoro (Lane Departure
                              aumento de 6% no número de acidentes fatais.  Warning, LDW) ou até mesmo reconduzir o
                              Outro estudo, porém, mostra que não há contri-  veículo de volta à sua faixa de rolagem (Lane
                              buição alguma do ABS na prevenção de aciden-  Keeping Assist, LKA).
                              tes. A NHTSA, órgão norte-americano, afirma:   A efetividade destes sistemas depende do
                              “O ABS tem um efeito quase nulo em colisões  tempo de reação do motorista e das condições
                              fatais. Acidentes fatais onde o veículo sai da es-  de visibilidade das marcações da via. O tempo
                              trada sem bater em outro veículo aumentaram  de colisão em mudanças de faixa é, geralmente,
                              9%, compensados por uma redução significativa  muito menor que um segundo. E o tempo de
                              de 13% nas colisões fatais com pedestres e uma  reação de um motorista é próximo de um se-
                              redução significativa de 12% nas colisões com  gundo. Ou seja, a efetividade é maior quando
          10                                                                                     abril/maio/junho
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15