Page 13 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL    ESPECIAL



           teriais avançados (compósitos). Empresas for-                                     Figura 2. Modelo
                                                                                             de alta fidelidade no
           necedoras de soluções CAE como a MSC Sof-
                                                                                             MSC Adams, parte
           tware (adquirida pela Hexagon AB em 2017)
                                                                                             do Grupo Hexagon
           têm apresentado soluções de simulação líderes
           na indústria para ajudar fabricantes e fornece-
           dores a refinar os atributos dos novos veículos
           desenvolvidos.
             Engenheiros  têm  utilizado ferramentas de
           CAE para aprimorar o desempenho dos veícu-
           los por um bom tempo, porém qual a diferença
           entre a simulação de veículos autônomos com a  Virtual test drive (VTD)
           tradicional simulação CAE?               VTD é a plataforma aberta para criação, con-
             Primordialmente, em um ambiente de de-  figuração e animação de ambiente virtual para
           senvolvimento de veículos autônomos, além do  testes e validação de veículos autônomos. O Vi-
           veículo em conceito (o chamado “Veículo Ego”),  res atua como gerenciador dos domínios men-
           é necessário que diferentes tipos de participantes  cionados acima. Este recebe as posições e mo-
           sejam incluídos no cenário, como, por exemplo,  vimentos do veículo, remonta o ambiente 3D
           outros veículos, pedestres, ciclistas, animais (al-  em tempo real (incluindo trânsito e pedestres),
           ces, cavalos, cangurus) e assim por diante.  computa a percepção dos sensores, calcula o mo-
             Em segundo lugar, a precisão na percepção  vimento de todo ambiente em torno do veículo,
           do veículo é crucial para uma simulação acurada.  e assim por diante. Esse fluxo de informações é
           Diferente de um modelo de veículo de simula-  então utilizado para treinar um motorista virtual
           ção tradicional de CAE, o “Veículo Ego” mo-  em todos os níveis (acoplamento dos sensores,
           delado em um ambiente de veículo autônomo  detecção de objetos, planejamento de trajetória)
           nem sempre está perfeitamente ciente do am-  ou para avaliar seu desempenho em termos de
           biente em seu entorno. Ao invés disso, o veículo  segurança, conforto e eficiência.
           enxerga apenas o que está dentro do alcance de
           seus sensores, portanto é importante simular o  Modelo CAE do veículo

           comportamento dos diferentes tipos de sensores  Dependendo do cenário que é estudado, é co-
           (câmera, radares etc.) e como tais equipamentos  mum trabalhar com modelos de veículos de ní-
           irão funcionar em condições atmosféricas ad-  veis diferentes de complexidade. Por exemplo,
           versas (com o reflexo do sol, neblina, neve, chu-  em um cenário comum de frenagem de emer-
           va, luz noturna etc.).                   gência em rodovias, um modelo simplificado é
                                                    suficiente, permitindo o estudo de uma série de
           Uma estratégia abrangente                combinações de eventos em um curto espaço de  Figura 3. Ambiente
           para simulação e testes                  tempo. Já num cenário mais dinâmico onde pode  de sensores de
           de condução autônoma                     ocorrer um evento de troca de pista abrupta para  veículos autônomos

           Em meio a uma série de aquisições como a  evitar um acidente, será essencial utilizar um   no Vires VTD (virtual
           MSC Software e Vires VTD em 2017, Auto-  modelo de Adams Car de alta fidelidade com o   test Drive), parte do
                                                                                             Grupo Hexagon
           nomouStuff em 2018, junto com a expertise e
           domínio em sensores, soluções de cidades in-
           teligentes e inteligência de posicionamento, o
           Grupo Hexagon detém a liderança na validação
           de condução autônoma. Incluem-se soluções de
           domínios tais como: modelagem de veículo em
           CAE, medição e comportamento de sensores,
           criação de ambiente 3D, testes de cenários espe-
           cíficos, gerenciamento de dados, motorista com
           inteligência artificial (IA) e, acima de tudo, um
           protocolo aberto para integrar tais aplicações.

           abril/maio/junho                                                                                 13
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