Page 11 - Revista EAA - Edição 82
P. 11

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL    ESPECIAL



           o sistema age ativamente. Não há estatísticas  das e adotadas, levando os veículos através dos níveis de
           confiáveis, mas estima-se que o LDW seja res-  automação até o objetivo final: o nível 5, veículo totalmente
           ponsável por uma queda de até 30% no número  autônomo (SAE International, 2018). Alguns fabricantes,
           de colisões. Já o LKA ainda precisa de maiores  porém, já declararam a intenção de pular alguns estágios
           evidências que comprovem sua eficácia.   indo direto aos níveis de automação mais altos (4 e 5). Seja
                                                    por questão estratégica ou de segurança, o fato é único:
           Sistemas ADAS com                        entre curiosidade e medo, a sociedade aguarda a chega-
           Efetividade Desconhecida                 da destas tecnologias na expectativa de que elas realmente
           Emergency Brake Assist (EBA)             revolucionem nossa relação com o automóvel e, principal-
           Este sistema é responsável por detectar situações  mente, reduzam os índices de violência no trânsito.
           de emergência e garantir que os freios recebam   No Brasil, a introdução destas tecnologias tem sido tí-
           a pressão suficiente no acionamento quando o  mida, porém constantes. A legislação já impõe o ABS e
           motorista não o faz devidamente. Desta forma,  ESC, por exemplo. Mas, para termos um LKA eficien-
           uma colisão poderia ser evitada ainda que o mo-  te, nossas vias deverão passar por renovação e manterem
           torista não acione os freios devidamente.  constantes sua manutenção. Outro ponto da infraestrutu-
                                                    ra diz respeito às tecnologias de comunicação. Se quere-
           Forward Collision Warning (FCW)          mos, de fato, ter veículos autônomos circulando em nossas
           É um sistema que alerta o motorista de forma  vias, investimentos precisam ser feitos desde já. Empresas
           visual e sonora que seu veículo está muito pró-  já solicitam às fabricantes veículos para testes em ambien-
           ximo do veículo à frente. Os níveis de alerta de-  te fechado. A mídia já mostra algumas destas iniciativas.
           pendem da distância entre os dois que podem  Há projetos em universidades como a USP (CaRINA) e
           mudar de “segura” para “crítica” em função do  UFES (IARA) que têm exportado seus mestres e douto-
           tempo de colisão calculado.              res. E, felizmente, os órgãos federais já consultam a socie-
                                                    dade e entidades do setor automobilístico no sentido de
           Reverse Collision Warning System (RCWS)  entender o que precisa ser legislado. Isso está acontecendo

           Responsável por alertar o motorista sobre a pro-  em todos os países, portanto não estamos atrasados nes-
           ximidade de objetos e pessoas atrás do veículo.  te quesito. É bastante provável que estaremos juntamente
           O nível de alerta é variável e depende da distân-  com o resto do mundo na introdução desta tecnologia.
           cia entre o veículo e o objeto detectado.  Gol do Brasil!                              n

           Adaptive Cruise Control (ACC)            Referências

           Um avanço do controlador de velocidade, este   EC. (2016). Advanced Driver Assistace Systems. Fonte: Comissão Européia
           sistema ajusta a distância a ser mantida em re-  de Transporte e Segurança: https://ec.europa.eu/transport/road_safety/sites/
           lação ao veículo à frente. Quando a velocidade   roadsafety/files/ersosynthesis2016-adas15_en.pdf
           do veículo à frente é inferior, o ACC ajusta a ve-  MEMA. (2015). A Roadmap to Safer Driving Through Advanced Driver
           locidade para que os veículos mantenham uma   Assistance Systems. Fonte: Motor & Equipment Manufacturers Association:
           distância segura.                         https://www.mema.org/sites/default/files/MEMA%20BCG%20
                                                     ADAS%20Report.pdf
           Veículos Autônomos e Sistemas ADAS       OMS. (2018). Relatório Mundial sobre Segurança Rodoviária. Fonte:
           Os sistemas aqui citados são parte de uma arqui-  Organização Mundial da Saúde: https://apps.who.int/iris/bitstream/hand
           tetura maior e mais complexa que, se tomados   le/10665/276462/9789241565684-eng.pdf
           de forma conjunta e adicionados de inteligência   Rezaei, M. (2016). Computer Vision for Road Safety: A System for
           computacional, constituem a base que sustenta   Simultaneous Monitoring of Driver Behaviour and Road Hazards - Scientific
           a autonomia veicular. Em outras palavras, aos   Figure on ResearchGate. Fonte: ResearchGate: https://www.researchgate.net/
           poucos a indústria introduz sistemas, testa-os,   figure/Typical-types-of-sensors-for-ADAS_fig1_311825380
           integra-os e monta um grande quebra-cabeça e,   SAE International. (2018). J3016_201806. Taxonomy and Definitions for Terms
           ao mesmo tempo, educa o cidadão e cria na so-  Related to Driving Automation Systems for On-Road Motor Vehicles. SAE.
           ciedade a confiança necessária para a convivên-
           cia harmoniosa entre esta e as novas tecnologias.   * Laercio Barbosa é engenheiro eletricista e desenvolveu sistemas
             Gradativamente estas tecnologias serão cria-  ADAS e veículos autônomos na Scania Latin America.

           abril/maio/junho                                                                                 11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16