Page 11 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ESPECIAL
o sistema age ativamente. Não há estatísticas das e adotadas, levando os veículos através dos níveis de
confiáveis, mas estima-se que o LDW seja res- automação até o objetivo final: o nível 5, veículo totalmente
ponsável por uma queda de até 30% no número autônomo (SAE International, 2018). Alguns fabricantes,
de colisões. Já o LKA ainda precisa de maiores porém, já declararam a intenção de pular alguns estágios
evidências que comprovem sua eficácia. indo direto aos níveis de automação mais altos (4 e 5). Seja
por questão estratégica ou de segurança, o fato é único:
Sistemas ADAS com entre curiosidade e medo, a sociedade aguarda a chega-
Efetividade Desconhecida da destas tecnologias na expectativa de que elas realmente
Emergency Brake Assist (EBA) revolucionem nossa relação com o automóvel e, principal-
Este sistema é responsável por detectar situações mente, reduzam os índices de violência no trânsito.
de emergência e garantir que os freios recebam No Brasil, a introdução destas tecnologias tem sido tí-
a pressão suficiente no acionamento quando o mida, porém constantes. A legislação já impõe o ABS e
motorista não o faz devidamente. Desta forma, ESC, por exemplo. Mas, para termos um LKA eficien-
uma colisão poderia ser evitada ainda que o mo- te, nossas vias deverão passar por renovação e manterem
torista não acione os freios devidamente. constantes sua manutenção. Outro ponto da infraestrutu-
ra diz respeito às tecnologias de comunicação. Se quere-
Forward Collision Warning (FCW) mos, de fato, ter veículos autônomos circulando em nossas
É um sistema que alerta o motorista de forma vias, investimentos precisam ser feitos desde já. Empresas
visual e sonora que seu veículo está muito pró- já solicitam às fabricantes veículos para testes em ambien-
ximo do veículo à frente. Os níveis de alerta de- te fechado. A mídia já mostra algumas destas iniciativas.
pendem da distância entre os dois que podem Há projetos em universidades como a USP (CaRINA) e
mudar de “segura” para “crítica” em função do UFES (IARA) que têm exportado seus mestres e douto-
tempo de colisão calculado. res. E, felizmente, os órgãos federais já consultam a socie-
dade e entidades do setor automobilístico no sentido de
Reverse Collision Warning System (RCWS) entender o que precisa ser legislado. Isso está acontecendo
Responsável por alertar o motorista sobre a pro- em todos os países, portanto não estamos atrasados nes-
ximidade de objetos e pessoas atrás do veículo. te quesito. É bastante provável que estaremos juntamente
O nível de alerta é variável e depende da distân- com o resto do mundo na introdução desta tecnologia.
cia entre o veículo e o objeto detectado. Gol do Brasil! n
Adaptive Cruise Control (ACC) Referências
Um avanço do controlador de velocidade, este EC. (2016). Advanced Driver Assistace Systems. Fonte: Comissão Européia
sistema ajusta a distância a ser mantida em re- de Transporte e Segurança: https://ec.europa.eu/transport/road_safety/sites/
lação ao veículo à frente. Quando a velocidade roadsafety/files/ersosynthesis2016-adas15_en.pdf
do veículo à frente é inferior, o ACC ajusta a ve- MEMA. (2015). A Roadmap to Safer Driving Through Advanced Driver
locidade para que os veículos mantenham uma Assistance Systems. Fonte: Motor & Equipment Manufacturers Association:
distância segura. https://www.mema.org/sites/default/files/MEMA%20BCG%20
ADAS%20Report.pdf
Veículos Autônomos e Sistemas ADAS OMS. (2018). Relatório Mundial sobre Segurança Rodoviária. Fonte:
Os sistemas aqui citados são parte de uma arqui- Organização Mundial da Saúde: https://apps.who.int/iris/bitstream/hand
tetura maior e mais complexa que, se tomados le/10665/276462/9789241565684-eng.pdf
de forma conjunta e adicionados de inteligência Rezaei, M. (2016). Computer Vision for Road Safety: A System for
computacional, constituem a base que sustenta Simultaneous Monitoring of Driver Behaviour and Road Hazards - Scientific
a autonomia veicular. Em outras palavras, aos Figure on ResearchGate. Fonte: ResearchGate: https://www.researchgate.net/
poucos a indústria introduz sistemas, testa-os, figure/Typical-types-of-sensors-for-ADAS_fig1_311825380
integra-os e monta um grande quebra-cabeça e, SAE International. (2018). J3016_201806. Taxonomy and Definitions for Terms
ao mesmo tempo, educa o cidadão e cria na so- Related to Driving Automation Systems for On-Road Motor Vehicles. SAE.
ciedade a confiança necessária para a convivên-
cia harmoniosa entre esta e as novas tecnologias. * Laercio Barbosa é engenheiro eletricista e desenvolveu sistemas
Gradativamente estas tecnologias serão cria- ADAS e veículos autônomos na Scania Latin America.
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