Page 11 - Revista EAA - Edição 83
P. 11
ROTA 2030 CAPA ESPECIAL
Rota 2030: barreiras e oportunidades
para as propulsões alternativas
Apesar de vários pontos ainda a ser da indústria automobilística brasileira quanto
explorados, o Rota 2030 dá abertura às oportunidades que o programa preconiza,
e aponta para as propulsões inclusive para diferentes tipos de propulsão.
alternativas com uma janela de Tendo começado as primeiras discussões em
oportunidades, em que se pode 2017 para a estruturação do programa, foram
obter sinergias com o tradicional e criados grupos de trabalho (chamados GTs)
já estabelecido motor de combustão que se dividiram em seis eixos.
interna usando o etanol Com o andamento das reuniões dos gru-
pos, observou-se que o escopo do GT3 estava
Robson Cruz (CEO) e Edgar Barassa (CIO),
muito amplo. Desse fato criou-se o GT7, com
Barassa & Cruz Consulting
a incumbência de endereçar as discussões das
O Programa Rota 2030, instituído pela Lei Reestruturação da cadeia de autopeças,
GT1
13.755, de 10 de dezembro de 2018, trouxe um com foco nos fornecedores de nível 2, 3 e 4
fator disruptivo para o setor automobilístico: Pesquisa e desenvolvimento (P&D) e engenharia,
GT2
previsibilidade. envolvendo conectividade e manufatura avançada
Esse parâmetro é de extrema relevância num Eficiência energética, novas tecnologias de propulsão e alinhamento
GT3
ambiente em que há fortes investimentos de com as políticas governamentais para emissões e biocombustíveis
capital e um processo de concepção, desenvol- GT4 Segurança veicular ao longo de todo o ciclo de vida do veículo
vimento, produção e homologação de produto Produção em baixos volumes, eletrônica
que exige tempo e know-how. Já se pode dizer GT5 embarcada e sistemas automotivos estratégicos
que não há dúvida de que o Rota 2030 repre-
GT6 Estrutura de custos para integração competitiva
senta um capítulo importante para a trajetória
Tomadores de decisão Estrutura do GT7 e seus subgrupos Stakeholders e especialistas
Ministério da Economia (ME) e autarquias SG1: Viabilidade
• (INMETRO, ABDI, BNDES, EMBRAPII, CNI) Econômica e
Planejamento
Ministério de Minas e Energia
SG2:
• EPE, CNPE, ANEEL SG6: Levíssimos Acumuladores Montadoras de automóveis
Grupo de Trabalho 7 Componentes e autopeças
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações –VE e VEH (Rota Setor elétrico e componentes
e Comunicações (MCTIC) 2030) dos carregadores
• CNPQ, FINEP Startups
Associações de classe
Universidades e Institutos de
Ministério da Infraestrutura (MI) Ciência e Tecnologia (ICTs)
SG5: Cadeia SG3:
Produtiva e Infraestrutura e Especialistas e consultores por
Ministério da Educação (MEC) Capacitação Reg. de Energia tecnologias/segmento
Ministério do Desenvolvimento SG4: Reg. de
Produto
Regional (MDR)
Ministério do Meio Ambiente (MMA)
• Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade
do Ambiente, IBAMA
Fonte: elaboração própria
julho/agosto/setembro 11