Page 11 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030            CAPA                                                         ESPECIAL


           Rota 2030: barreiras e oportunidades

           para as propulsões alternativas





           Apesar de vários pontos ainda a ser      da indústria automobilística brasileira quanto

           explorados, o Rota 2030 dá abertura  às oportunidades que o programa preconiza,
           e aponta para as propulsões              inclusive para diferentes tipos de propulsão.
           alternativas com uma janela de             Tendo começado as primeiras discussões em
           oportunidades, em que se pode            2017 para a estruturação do programa, foram
           obter sinergias com o tradicional e      criados grupos de trabalho (chamados GTs)
           já estabelecido motor de combustão       que se dividiram em seis eixos.
           interna usando o etanol                    Com o andamento das reuniões dos gru-
                                                    pos, observou-se que o escopo do GT3 estava
           Robson Cruz (CEO) e Edgar Barassa (CIO),
                                                    muito amplo. Desse fato criou-se o GT7, com
           Barassa & Cruz Consulting
                                                    a incumbência de endereçar as discussões das

           O  Programa  Rota  2030,  instituído  pela  Lei   Reestruturação da cadeia de autopeças,
                                                     GT1
           13.755, de 10 de dezembro de 2018, trouxe um   com foco nos fornecedores de nível 2, 3 e 4
           fator disruptivo para o setor automobilístico:   Pesquisa e desenvolvimento (P&D) e engenharia,
                                                     GT2
           previsibilidade.                               envolvendo conectividade e manufatura avançada
             Esse parâmetro é de extrema relevância num   Eficiência energética, novas tecnologias de propulsão e alinhamento
                                                     GT3
           ambiente em que há fortes investimentos de     com as políticas governamentais para emissões e biocombustíveis
           capital e um processo de concepção, desenvol-  GT4  Segurança veicular ao longo de todo o ciclo de vida do veículo
           vimento, produção e homologação de produto     Produção em baixos volumes, eletrônica
           que exige tempo e know-how. Já se pode dizer   GT5   embarcada e sistemas automotivos estratégicos
           que não há dúvida de que o Rota 2030 repre-
                                                     GT6  Estrutura de custos para integração competitiva
           senta um capítulo importante para a trajetória


                    Tomadores de decisão            Estrutura do GT7 e seus subgrupos   Stakeholders e especialistas


             Ministério da Economia (ME) e autarquias           SG1: Viabilidade
             • (INMETRO, ABDI, BNDES, EMBRAPII, CNI)             Econômica e
                                                                 Planejamento
             Ministério de Minas e Energia
                                                                               SG2:
             • EPE, CNPE, ANEEL                     SG6: Levíssimos          Acumuladores   Montadoras de automóveis
                                                              Grupo de Trabalho 7        Componentes e autopeças
             Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações      –VE e VEH (Rota           Setor elétrico e componentes
             e Comunicações (MCTIC)                               2030)                   dos carregadores
             • CNPQ, FINEP                                                               Startups
                                                                                         Associações de classe
                                                                                         Universidades e Institutos de
             Ministério da Infraestrutura (MI)                                            Ciência e Tecnologia (ICTs)
                                                     SG5: Cadeia               SG3:
                                                     Produtiva e            Infraestrutura e   Especialistas e consultores por
             Ministério da Educação (MEC)            Capacitação            Reg. de Energia   tecnologias/segmento
             Ministério do Desenvolvimento                       SG4: Reg. de
                                                                  Produto
             Regional (MDR)
             Ministério do Meio Ambiente (MMA)
             • Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade
              do Ambiente, IBAMA
                                                                                         Fonte: elaboração própria


           julho/agosto/setembro                                                                            11
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