Page 12 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030
novas tecnologias de propulsão, especificamente os powertrains híbridos
e elétricos.
Esse grupo de trabalho foi composto por diversos atores, dos quais
se citam governo (representado por diversos ministérios), associações de
classe, universidades e institutos de ciência e tecnologia, agências regula-
doras, fabricantes de veículos, sistemistas, empresas do setor elétrico e de
componentes para carregadores, startups e especialistas/consultores.
Dessa feita, o GT7 foi dividido em subgrupos (chamados SGs),
em seis eixos.
SUBGRUPO TÓPICOS COBERTOS PELO EXEMPLOS DAS PRINCIPAIS
DO GT7 SUBGRUPO DISCUSSÕES
Financiamento; Tributação; Incentivos
(aquisição, propriedade, circulação, - Projeções de mercado no horizonte
SG1: Viabilidade P&D, nacionalização); Renovação de 20/30 e perspectivas de adensamento
frota; Incentivos à exportação; Leves;
Econômica e da indústria de VEs no Brasil;
Planejamento Compras governamentais; Acordos - Compras públicas para indução
internacionais (regras de origem,
percentual de cota, diminuição de da inovação.
conteúdo importado/local).
Novas tecnologias/rotas tecnológicas; - Tendências em baterias no Brasil;
SG2: Reciclagem; Plano de desenvolvimento - Competências tecnológicas existentes;
Acumuladores industrial; Programa ABDI/MDIC – Cadeia - Gargalos para o avanço do
produtiva do Lítio; P&D para baterias; conhecimento local.
Recursos minerais.
Incentivos à infraestrutura;
SG3: Planejamento de locais de postos - Projeções para a infraestrutura pública
Infraestrutura e de recarga; Cenários (previsão); de recarga no país;
Regulamentação Padronização; Interoperabilidade; - Impacto da regulamentação;
de Energia Regulamentação da energia - Perspectivas de produção local.
(regulações ANEEL, legislação, etc.).
Definições e conceitos das tecnologias - Normas técnicas dos VEs;
SG4: limpas e autopeças; Medições da - Metas de eficiência energética para o
Regulamentação eficiência energética, performance, setor;
destas novas; Segurança veicular
de Produto - Requisitos para certificação e
(resgate e manutenção); Certificação/ homologação de produtos do SPE.
Homologação.
Desafios para consolidação da - Componentes-chave do SPE;
cadeia produtiva e das capacidades - Competências manufatureiras e da
já instaladas no Brasil; Transição cadeia produtiva instalada localmente;
SG5: Cadeia de modelos de negócio; Planos de - Estimativas de crescimento da indústria;
Produtiva e capacitação para toda a cadeia e rede - Coevolução entre setor automotivo e
Capacitação de serviços; P&D e Inovação; Formação mobilidade elétrica;
profissional (universidades, centros de - Requerimentos de P&D e capacitação
formação profissional, Senais, etc.); de recursos humanos.
Logística reversa.
SG6: Levíssimos Veículos elétricos de baixa velocidade - Impacto dos Levíssimos no cenário
nacional.
(Scooters, quadriciclos).
12 julho/agosto/setembro