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ROTA 2030



            do Departamento de Política Científica e   Figura 3. Visão para infraestrutura
            Tecnológica do Instituto de Geociências
                                                     Tipos de infraestrutura        Cinco anos (2023)
            da Universidade Estadual de Campinas                         Mais de 60% de nacionalização dos
            (LEVE/DPCT/IG/Unicamp) sob demanda           Infraestrutura   componentes de eletropostos AC fabricados
                                                       de recarga lenta/
            da GIZ (Agência Alemã de Cooperação                          localmente. Desenvolvimento local de sistemas
                                                       semirrápida (AC)
            Internacional) e do Ministério da Economia,                  de controladores e de proteção terra.
            que teve o GT7 como lócus para discussões,                   Mais de 60% de nacionalização dos
            debates e coleta de informações.           Infraestrutura de   componentes de eletropostos DC fabricados
            Quanto ao primeiro resultado, fazem-se ain-  recarga rápida (DC)   localmente. Desenvolvimento local de
                                                                         sistemas de controladores, de proteção
         da necessárias discussões para o desenho de um
                                                                         terra e monitor de isolação de cabos DC.
         Plano Nacional de Eletromobilidade, algo que
                                                                         Reformadores de hidrogênio com mais
         exigirá plena articulação entre todos os atores   Infraestrutura de   de 60% de nacionalização. Alianças
         envolvidos no tema.                           recarga de Células   em P&D para transferência tecnológica
            Quanto ao segundo, uma ampla visão de       a Combustível    e acompanhamento da evolução das
         barreiras e oportunidades foram relatadas para                  tecnologias ligadas aos compressores.
         as configurações dos veículos elétricos a bate-
         ria, híbrido plug-in e a célula a hidrogênio. As  Figura 4. Visão para integração
         visões foram construídas considerando o hori-
                                                       Tipo de                          Dez anos   Quinze anos
         zonte de cinco, dez e 15 anos (até 2033), ali-             Cinco anos (2023)
                                                      Integração                         (2028)      (2033)
         nhando-se ao mesmo ciclo do programa Rota
                                                                 Criação de capacidades de
         2030. Optou-se por este tipo orientação pois
                                                                 montagem e manufatura
         o programa Rota 2030 passou a ser a primeira
                                                                 de veículos elétricos   Ampliação das atividades
         política de seu tipo no país que orienta esfor-         híbridos a partir de   de montagem de veículos
                                                       Veículos
         ços ao desenvolvimento de novas tecnologias             powertrains customizados  híbridos em grande parte
                                                       Híbridos
         de propulsão automobilística e que passa a dar          (flex/etanol otimizado).  das montadoras instaladas
         maior ênfase na eletrificação veicular, dando           Início da produção local em  no Brasil.
                                                                 menor escala de veículos
         pistas de que no período de sua vigência serão
                                                                 híbridos.
         ampliados os esforços para o adensamento pro-
                                                                 Transferência tecnológica        Ampliação das
         dutivo local da eletrificação.                                                Início da
                                                                 das matrizes e alianças          atividades de
            Para tal, definiram-se os seguintes blocos de        em P&D (principalmente   produção   montagem
                                                       Veículos                        local em
         competências:                                           na montagem do                   de veículos
                                                       Elétricos                       menor
         v  Tecnologias do powertrain, abrangendo os             tipo modular) para               elétricos
                                                       a bateria                       escala de
            motores elétricos, eletrônica de potência e          o aprendizado das                em grande
                                                      e  Híbridos                      veículo
            cabos e conectores (figura 1).                       subsidiárias locais e            parte das
                                                       Plug-in                         elétricos
         v  Tecnologias de acumuladores, abrangendo              acompanhamento das    e híbridos   montadoras
                                                                 tecnologias associadas à         instaladas no
            as baterias de alta e baixa tensão em células,                             plug-in.
                                                                 manufatura/montagem.             Brasil.
            módulos e packing (figura 2).
         v  Tecnologias de infraestrutura (carregadores
            e eletropostos em corrente contínua/alterna-  Figura 5. Oportunidades e barreiras para powertrain
            da) (figura 3).                                  Oportunidades                   Barreiras
         v  Tecnologias para a integração (figura 4).
                                                    • Indústria local com capacidade
            Das visões, foram levantadas as barreiras e
                                                     produtiva nas tecnologias do
         oportunidades para cada bloco de competências
                                                     powertrain em respostas às demandas  • Ausência de parcerias das
         (figura 5).                                 específicas das montadoras;    montadoras locais com a cadeia
            Nota-se que, apesar da ausência de parcerias   • Aproveitamento das capacidades   produtiva local;
         consolidadas entre fabricantes de autoveículos e   e competências tecnológicas para   • Indústria local dependente da
         a cadeia de produção local e da dependência da   desenvolvimento local de powertrain   importação de tecnologias
                                                     híbrido a etanol/flexfuel, em   complementares.
         importação de tecnologias que não são “core”, há
                                                     linha com incentivos ao setor dos
         base industrial instalada que pode ser utilizada
                                                     biocombustíveis no país.
         no contexto dos híbridos a etanol.
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