Page 15 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030                ESPECIAL


           Figura 6. Oportunidades e barreiras para acumuladores

                              Oportunidades                            Barreiras
            Baterias de baixa tensão                         • Visão dominante entre os atores
            • Existência de capacidades locais em baterias de baixa tensão   segundo a qual o Brasil continuará
             aplicadas ao setor automotivo.                   sendo dependente da importação
            • Base de conhecimento para a produção das baterias   das células de lítio.
             industriais e estacionárias que pode ser aplicada também à   • Pouca vinculação entre as
             produção de baterias destinadas à tração elétrica e vice-versa.   ICTs das áreas de pesquisa e
            • Projeção Internacional aponta que o veículo híbrido 48V (Mild   desenvolvimento de acumuladores
             Hybrid) será um estágio necessário para a eletrificação veicular.   e o setor automotivo.
            Baterias de alta tensão                          • Elevada concentração da fabricação
            • A entrada da mobilidade elétrica pelos veículos pesados no   de células de lítio em poucas
             transporte público, pode ter seu know how e aprendizado   empresas no ao redor do mundo
             absorvido pelo segmento dos leves (exemplos: competências   (Ásia, principalmente) impõe
             na aplicação de acumuladores, integração do sistema, packing   barreiras à entrada tanto em termos
             de baterias, desenvolvimento de sistemas BMS).    de conhecimentos científico-
            • Localização existente das atividades de empacotamento,   tecnológicos, quanto em termos
             refrigeração, sistemas eletrônicos como itens passíveis de   de capital necessário para instalar
             desenvolvimento e ampliação das competências locais.   plantas de produção locais.
            • Existência de reservas de lítio no Brasil.



           Figura 7. Oportunidades e barreiras para infraestrutura  Figura 8. Oportunidades e barreiras para integração
                    Oportunidades              Barreiras          Oportunidades              Barreiras
            • Veículos elétricos leves    • Dependência de      • Acoplamento     • Dependência tecnológica de
             aproveitando-se da infraestrutura de   importação na parte   do sistema de   cabos e chicotes de alta tensão,
             recarga para os veículos pesados.   de controladores   powertrain flex em   responsáveis pela integração do
            • Os mesmos atores que estão   eletrônicos e         um sistema híbrido.  powertrain aos acumuladores.
             fornecendo eletropostos públicos   dos plugs e seus   • Presença de algumas  • Lacuna na parte de regulamentação
             podem prover soluções individuais e   protocolos de   plantas já preparadas   e padronização de veículos com
             domiciliares.                 recarga.              para a montagem de   foco na determinação de padrões
            • Posicionamento junto ao estado da  • Obsolescência dos   veículos híbridos.  de fabricação de componentes
             arte de infraestrutura.       padrões de acesso                       ainda não homologados, requisitos
            • Possibilidade de liderança latino-  dos usuários nos                 para a montagem e padrões
             americana em fornecimento de   eletropostos.                          mínimos de segurança para os
             infraestrutura.                                                       veículos elétricos montados no país.


             Quanto à tecnologia de acumuladores, tem-  de oportunidades na aplicação de eletropostos
           se o que consta na figura 6 acima.       em segmentos variados (domiciliar, corporativo,
             Mesmo com a predominância da fabricação  público) com potencial de liderança de forneci-
           de células na Ásia e baixa intensidade de P&D  mento de eletropostos na região.
           entre ICTs e o setor automobilístico, há oportu-  Para a integração, a figura 8 apresenta o de-
           nidades para as baterias de baixa tensão dadas as  safio da falta de regulamentação/padronização
           capacidades já existentes. Devem ser avaliados  que permita a homologação de componentes e
           os cenários para as baterias de alta tensão, pos-  consequente atendimento aos requisitos de se-
           to a existência de reservas de lítio no país e o  gurança do veículo, bem como a dependência
           potencial de desenvolvimento de BMS (Battery  tecnológica de chicotes para alta tensão. Entre-
           Management System) e itens correlatos, como  tanto, há grande aderência do parque industrial
           packing, por exemplo.                    atual ao powertrain híbrido flex.
             A figura 7 apresenta oportunidades e barrei-  Em suma, o programa Rota 2030 deixou de-
           ras para a infraestrutura, em que se faz latente  lineadas as pistas em que para as propulsões há
           a dependência de importação de componentes  base industrial instalada que pode ser utilizada
                                                        ntexto dos híbridos a etanol.
           das estações de recarga. Entretanto, há janela  no co                          n
           julho/agosto/setembro                                                                            15
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