Page 15 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030 ESPECIAL
Figura 6. Oportunidades e barreiras para acumuladores
Oportunidades Barreiras
Baterias de baixa tensão • Visão dominante entre os atores
• Existência de capacidades locais em baterias de baixa tensão segundo a qual o Brasil continuará
aplicadas ao setor automotivo. sendo dependente da importação
• Base de conhecimento para a produção das baterias das células de lítio.
industriais e estacionárias que pode ser aplicada também à • Pouca vinculação entre as
produção de baterias destinadas à tração elétrica e vice-versa. ICTs das áreas de pesquisa e
• Projeção Internacional aponta que o veículo híbrido 48V (Mild desenvolvimento de acumuladores
Hybrid) será um estágio necessário para a eletrificação veicular. e o setor automotivo.
Baterias de alta tensão • Elevada concentração da fabricação
• A entrada da mobilidade elétrica pelos veículos pesados no de células de lítio em poucas
transporte público, pode ter seu know how e aprendizado empresas no ao redor do mundo
absorvido pelo segmento dos leves (exemplos: competências (Ásia, principalmente) impõe
na aplicação de acumuladores, integração do sistema, packing barreiras à entrada tanto em termos
de baterias, desenvolvimento de sistemas BMS). de conhecimentos científico-
• Localização existente das atividades de empacotamento, tecnológicos, quanto em termos
refrigeração, sistemas eletrônicos como itens passíveis de de capital necessário para instalar
desenvolvimento e ampliação das competências locais. plantas de produção locais.
• Existência de reservas de lítio no Brasil.
Figura 7. Oportunidades e barreiras para infraestrutura Figura 8. Oportunidades e barreiras para integração
Oportunidades Barreiras Oportunidades Barreiras
• Veículos elétricos leves • Dependência de • Acoplamento • Dependência tecnológica de
aproveitando-se da infraestrutura de importação na parte do sistema de cabos e chicotes de alta tensão,
recarga para os veículos pesados. de controladores powertrain flex em responsáveis pela integração do
• Os mesmos atores que estão eletrônicos e um sistema híbrido. powertrain aos acumuladores.
fornecendo eletropostos públicos dos plugs e seus • Presença de algumas • Lacuna na parte de regulamentação
podem prover soluções individuais e protocolos de plantas já preparadas e padronização de veículos com
domiciliares. recarga. para a montagem de foco na determinação de padrões
• Posicionamento junto ao estado da • Obsolescência dos veículos híbridos. de fabricação de componentes
arte de infraestrutura. padrões de acesso ainda não homologados, requisitos
• Possibilidade de liderança latino- dos usuários nos para a montagem e padrões
americana em fornecimento de eletropostos. mínimos de segurança para os
infraestrutura. veículos elétricos montados no país.
Quanto à tecnologia de acumuladores, tem- de oportunidades na aplicação de eletropostos
se o que consta na figura 6 acima. em segmentos variados (domiciliar, corporativo,
Mesmo com a predominância da fabricação público) com potencial de liderança de forneci-
de células na Ásia e baixa intensidade de P&D mento de eletropostos na região.
entre ICTs e o setor automobilístico, há oportu- Para a integração, a figura 8 apresenta o de-
nidades para as baterias de baixa tensão dadas as safio da falta de regulamentação/padronização
capacidades já existentes. Devem ser avaliados que permita a homologação de componentes e
os cenários para as baterias de alta tensão, pos- consequente atendimento aos requisitos de se-
to a existência de reservas de lítio no país e o gurança do veículo, bem como a dependência
potencial de desenvolvimento de BMS (Battery tecnológica de chicotes para alta tensão. Entre-
Management System) e itens correlatos, como tanto, há grande aderência do parque industrial
packing, por exemplo. atual ao powertrain híbrido flex.
A figura 7 apresenta oportunidades e barrei- Em suma, o programa Rota 2030 deixou de-
ras para a infraestrutura, em que se faz latente lineadas as pistas em que para as propulsões há
a dependência de importação de componentes base industrial instalada que pode ser utilizada
ntexto dos híbridos a etanol.
das estações de recarga. Entretanto, há janela no co n
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