Page 13 - Revista EAA - Edição 83
P. 13

ROTA 2030                ESPECIAL



             As atividades desenvolvidas pelo GT7 finda-  moção do uso de biocombustíveis e de for-
           ram em dezembro de 2018 e produziram dois   mas alternativas de propulsão, e valorização
           grandes resultados:                        da matriz energética brasileira”. Também, o
           1.  Rede de relações e base de informação   art. 9°, parágrafo 3°, inciso IV (Das Modali-
             em torno do tema “Veículos Híbridos e    dades de Habilitação do Programa), afirma
             Elétricos”, fundamentando o ecossistema   que poderão habilitar-se ao Programa Rota
             inicial para o rascunho do Plano Nacional   2030 as empresas que “tenham projeto de
             de Eletromobilidade. Enfatiza-se que a base   investimento relativo à instalação, no País, de
             de informação gerada pelo GT7 catalisa um   linha de produção de veículos com tecnolo-
             conjunto de conhecimentos que se alinham   gias de propulsão alternativas à combustão”.
             com o art. 8°, parágrafo V, da Lei 13.755   2.  Roadmap tecnológico para veículos elétricos
             (Objetivos e Diretrizes do Programa Rota   leves no Brasil, elaborado pela equipe do
             2030) que aponta como direcionador a “pro-  Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico,

           Figura 1. Visão para o powertrain
             Componentes         Cinco anos (2023)              Dez anos (2028)            Quinze anos (2033)
                          Indústria nacional de motores elétricos  Motores elétricos produzidos de modo  Motores elétricos desenvolvidos
                          já apresenta soluções em motores   integrado com as Montadoras. Inclui:   e produzidos com capacidades
               Motores    para veículos leves. Motores elétricos   capacidades com novas tecnologias   locais capazes de atender
                                                                                      demandas em massa.
                          customizados: predominantemente de  (por exemplo, imãs permanentes
               elétricos
                          imãs permanentes. Inclui: estatores e   com relutância magnética) e em   Tecnologia local responsável por
                          rotores montados usando tecnologias   componentes críticos (por exemplo,   mais de 60% dos componentes
                          disponíveis nacionalmente.    chapas de aço e fios de cobre).   dos motores elétricos.
                          Componentes da eletrônica de
                          potência produzidos localmente
                          aproveitando capacidade instalada   Componentes da eletrônica de
                          localmente. Inclui: conversores CC-CC,   potência produzidos localmente   Tecnologia local responsável por
             Eletrônica de  inversores CA-CC, controle de potência.    incluindo capacidades geradas em   mais de 60% dos componentes
               Potência   Criação de capacidades produtivas   frenagem regenerativa, sistemas de   da eletrônica de potencia.
               Packing    locais em componentes tais como   proteção, indutores e capacitores.
                          frenagem regenerativa sistemas de
                          proteção, indutores e capacitores.
                          Criação de capacidades científico-tecnológicas e alianças em P&D para acompanhar
                          a evolução das tecnologias de semicondutores, hardware e software de controle.
                                                        Produção local em escala e de modo
               Cabos e    Cabos e conectores importados e   integrado às Montadoras para cabos   Alcance da nacionalização em
              conectores   homologados localmente.      de alta tensão, alcançando uma   níveis iguais ou superiores a
                                                                                      60%.
                                                        nacionalização média de 30%.

           Figura 2. Visão para acumuladores

               Componentes         Cinco anos (2023)            Dez anos (2028)           Quinze anos (2033)
                             Baixa tensão: aproveitamento das capacidades científico-tecnológicas acumuladas e produção
                  Células    local para sistemas 12V e 48V Alta tensão: não visualiza-se produção local de células no Brasil.
                             Apontam-se alianças em P&D com players internacionais.
                 Módulo                                  Participação local no agrupamento das células com participação
                                                         da indústria local em porcentagens maiores a 60%.
                                                         Packing integral das baterias de chumbo-carbono avançadas para
                             Direcionamento das capacidades   aplicações de 12V e 48V. Inclui: desenvolvimento do BMS Veicular;
                 Packing     locais para a indústria dos veículos   competências em refrigeração do PACK; caracterização e homologação
                             híbridos.                   de baterias de lítio/chumbo-carbono avançado; e desenvolvimento
                                                         de segurança da bateria e engenharia para Integração.



           julho/agosto/setembro                                                                            13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18