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ROTA 2030                ESPECIAL



           cionalidade nova na
                                                                SUBSISTEMA DE PLANEJAMENTO
           infraestrutura presen-
           te. Portanto, apesar
           desta solução gerar                       Missão
                                  Percepção
           comprovadamente                                          Rota
           ganhos de eficiência,
           não há esforços para
                                                     Conduta
           sua implantação em
                                                                    Decisão
           vias públicas num pri-
           meiro momento. Há
                                  Mapeamento
           sim a sua inserção em                     Trajeto
           ambientes controla-                                      Waypoints
           dos como armazéns
           logísticos  e  campus
           universitários com regras de trânsito restritas.  Figura 6. Subsistema de planejamento  (fonte: www.skoods.org)
             Outro aspecto importante ao analisar a tro-
           picalização dessa tecnologia é a identificação
           da necessidade de ampliar a oferta de espaços
           públicos reservados apenas para embarque e
           desembarque de passageiros. Os algoritmos as-
           sumem uma postura politicamente correta ao
           respeitar a lei ao “pé da letra”, impedindo a con-
           dução de manobras irregulares, até mesmo as
           socialmente aceitas, como rápidas paradas em
           segunda fila para embarque e/ou desembarque
           de passageiros.
             Uma revisão conjunta e multidisciplinar da
           lei e das estruturas que suportam o trânsito de
           veículos é necessária para melhorar a infraes-
           trutura, evoluir as leis e permitir a adoção da   Figura 7. Simulação de corrida de carros
           tecnologia.                              autônomos  (fonte: www.skoods.org)
             Quando falamos de aumentar áreas de em-
           barque e desembarque, é necessário mensurar o  como um problema ou uma nova oportunidade
           impacto que isso possui nas outras estruturas da  de transformar essas áreas em úteis, como es-
           via, como as vagas de estacionamento públicas.  critórios, jardins ou aluguel.
           Nesse caso, uma redução na disponibilidade   A aplicação de todas essas mudanças, sejam
           dessas vagas seria necessária, o que poderia ser  de  veículos, sejam de  infraestrutura,  requer
           um problema. Porém, a popularização dos car-  muito desenvolvimento de engenharia e mi-
           ros autônomos vai ao encontro da melhora da  lhões de quilômetros de testes para se adequar
           eficiência da utilização dos recursos de trans-  às leis e comportamentos de direção locais.
           porte como um todo, incluindo a redução da  Digital-twins de cenários reais utilizando si-
           necessidade de carros na rua em relação ao nú-  mulações 3D equipam engenheiros e órgãos
           mero de passageiros. Isso se mostra uma opor-  regulatórios com uma ferramenta de custo re-
           tunidade que pode ser aproveitada pelas cida-  duzido e rápida implementação para modelar
           des para melhoria do transporte sem impactos  e avaliar as condições reais de via, de direção,
           na necessidade de áreas de estacionamento.  dos veículos, dos sistemas e das particularida-
             Também os estacionamentos privados de  des culturais.                        n
           prédios e casas, tanto residenciais quanto co-
           merciais, vão experimentar uma ociosidade   * Fernando Damásio é engenheiro-chefe e
           maior. Novamente, isso pode ser analisado   fundador da Skoods Self-Racing Car.

           julho/agosto/setembro                                                                            25
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