Page 25 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030 ESPECIAL
cionalidade nova na
SUBSISTEMA DE PLANEJAMENTO
infraestrutura presen-
te. Portanto, apesar
desta solução gerar Missão
Percepção
comprovadamente Rota
ganhos de eficiência,
não há esforços para
Conduta
sua implantação em
Decisão
vias públicas num pri-
meiro momento. Há
Mapeamento
sim a sua inserção em Trajeto
ambientes controla- Waypoints
dos como armazéns
logísticos e campus
universitários com regras de trânsito restritas. Figura 6. Subsistema de planejamento (fonte: www.skoods.org)
Outro aspecto importante ao analisar a tro-
picalização dessa tecnologia é a identificação
da necessidade de ampliar a oferta de espaços
públicos reservados apenas para embarque e
desembarque de passageiros. Os algoritmos as-
sumem uma postura politicamente correta ao
respeitar a lei ao “pé da letra”, impedindo a con-
dução de manobras irregulares, até mesmo as
socialmente aceitas, como rápidas paradas em
segunda fila para embarque e/ou desembarque
de passageiros.
Uma revisão conjunta e multidisciplinar da
lei e das estruturas que suportam o trânsito de
veículos é necessária para melhorar a infraes-
trutura, evoluir as leis e permitir a adoção da Figura 7. Simulação de corrida de carros
tecnologia. autônomos (fonte: www.skoods.org)
Quando falamos de aumentar áreas de em-
barque e desembarque, é necessário mensurar o como um problema ou uma nova oportunidade
impacto que isso possui nas outras estruturas da de transformar essas áreas em úteis, como es-
via, como as vagas de estacionamento públicas. critórios, jardins ou aluguel.
Nesse caso, uma redução na disponibilidade A aplicação de todas essas mudanças, sejam
dessas vagas seria necessária, o que poderia ser de veículos, sejam de infraestrutura, requer
um problema. Porém, a popularização dos car- muito desenvolvimento de engenharia e mi-
ros autônomos vai ao encontro da melhora da lhões de quilômetros de testes para se adequar
eficiência da utilização dos recursos de trans- às leis e comportamentos de direção locais.
porte como um todo, incluindo a redução da Digital-twins de cenários reais utilizando si-
necessidade de carros na rua em relação ao nú- mulações 3D equipam engenheiros e órgãos
mero de passageiros. Isso se mostra uma opor- regulatórios com uma ferramenta de custo re-
tunidade que pode ser aproveitada pelas cida- duzido e rápida implementação para modelar
des para melhoria do transporte sem impactos e avaliar as condições reais de via, de direção,
na necessidade de áreas de estacionamento. dos veículos, dos sistemas e das particularida-
Também os estacionamentos privados de des culturais. n
prédios e casas, tanto residenciais quanto co-
merciais, vão experimentar uma ociosidade * Fernando Damásio é engenheiro-chefe e
maior. Novamente, isso pode ser analisado fundador da Skoods Self-Racing Car.
julho/agosto/setembro 25