Page 29 - Revista EAA - Edição 85
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Os carros evoluiram
muito, entre
os destaques:
materiais
compósitos,
suspensões, sensor
de pressão de
pneus, sensores
com comunicação
CAN, rodas traseiras
com esterçamento
Esta etapa incluiu, pela
primeira vez, provas
de Retomada e Super
Prime. A Retomada
avalia a capacidade
de se obter a máxima
aceleração após
uma curva em baixa
velocidade
títulos nacionais e veio com diferenciadores no carro. Mudan- o que foi projetado e protótipo final. O resultado foi a boa simi-
ça de medida dos pneus e reprojeto do conjunto motriz, além laridade entre projeto e produto e a adoção de itens como volante
do uso de materiais alternativos para redução de massa e mais de direção ajustável, pedal de freio fabricado em nylon e sensor de
sensoriação do protótipo. “Desenvolvemos modelos virtuais do pressão nos pneus, apontados como vantagens no carro de Caro-
protótipo de maneira mais confiável para redução de massa, com lina Helena Naveira, 23 anos, sétimo período de engenharia me-
mudanças em geometrias e materiais. Além disso, reprojetamos cânica, capitã da equipe. “Aplicamos novas ferramentas de gestão
a suspensão para mais aptidão nas manobras e na transposição da equipe para acompanhar as atividades e garantir que as tarefas
de obstáculos”, explica o capitão Victor Hugo Conte, 21 anos, estivessem sendo realizadas, o que nos ajudou muito a conseguir
sétimo período de engenharia mecânica. fazer o que planejamos”, afirma Carolina.
Vice-campeã em 2019, a Poli Avia Iara, da Escola Politéc- Destaques do Nordeste – Classificadas respectivamente
nica da USP (Poli), voltou este ano com um novo carro. “É a em quarto e quinto lugares em 2019, a Mangue Baja 1 Tec-
primeira competição desse protótipo, que não parece em nada noferr e Mangue Baja 2 Multimoldes, da Universidade Fe-
com os anteriores, focamos no aumento da sua capacidade de deral de Pernambuco, apostaram este ano em tecnologia de
transpor obstáculos” diz Leonardo Palamim Cardozo, 21 anos, aquisição de dados para melhoria do sistema de transmissão
capitão da equipe e estudante do quarto ano de engenharia dos veículos. “Espalhamos nos carros sensores com comunica-
mecânica. A equipe priorizou análises e cálculos estruturais ção CAN (Controller Area Network), para obter dados mais
para garantir a resistência das peças e a otimização de compo- objetivos”, explica Halenildo Xavier da Silva, 22 anos, nono
nentes para redução de massa. período do curso de engenharia mecânica, capitão da Mangue
A Unicamp Baja SAE se concentrou na conformidade entre Baja 1 Tecnoferr.
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