Page 29 - Revista EAA - Edição 85
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Os carros evoluiram
                                                                                         muito, entre
                                                                                         os destaques:
                                                                                         materiais
                                                                                         compósitos,
                                                                                         suspensões, sensor
                                                                                         de pressão de
                                                                                         pneus, sensores
                                                                                         com comunicação
                                                                                         CAN, rodas traseiras
                                                                                         com esterçamento




















                                                                                         Esta etapa incluiu, pela
                                                                                         primeira vez, provas
                                                                                         de Retomada e Super
                                                                                         Prime. A Retomada
                                                                                         avalia a capacidade
                                                                                         de se obter a máxima
                                                                                         aceleração após
                                                                                         uma curva em baixa
                                                                                         velocidade


           títulos nacionais e veio com diferenciadores no carro. Mudan-  o que foi projetado e protótipo final. O resultado foi a boa simi-
           ça de medida dos pneus e reprojeto do conjunto motriz, além   laridade entre projeto e produto e a adoção de itens como volante
           do uso de materiais alternativos para redução de massa e mais   de direção ajustável, pedal de freio fabricado em nylon e sensor de
           sensoriação do protótipo. “Desenvolvemos modelos virtuais do   pressão nos pneus, apontados como vantagens no carro de Caro-
           protótipo de maneira mais confiável para redução de massa, com   lina Helena Naveira, 23 anos, sétimo período de engenharia me-
           mudanças em geometrias e materiais. Além disso, reprojetamos   cânica, capitã da equipe. “Aplicamos novas ferramentas de gestão
           a suspensão para mais aptidão nas manobras e na transposição   da equipe para acompanhar as atividades e garantir que as tarefas
           de obstáculos”, explica o capitão Victor Hugo Conte, 21 anos,   estivessem sendo realizadas, o que nos ajudou muito a conseguir
           sétimo período de engenharia mecânica.              fazer o que planejamos”, afirma Carolina.
             Vice-campeã em 2019, a Poli Avia Iara, da Escola Politéc-  Destaques do Nordeste – Classificadas respectivamente
           nica da USP (Poli), voltou este ano com um novo carro. “É a   em quarto e quinto lugares em 2019, a Mangue Baja 1 Tec-
           primeira competição desse protótipo, que não parece em nada   noferr e Mangue Baja 2 Multimoldes, da Universidade Fe-
           com os anteriores, focamos no aumento da sua capacidade de   deral de Pernambuco, apostaram este ano em tecnologia de
           transpor obstáculos” diz Leonardo Palamim Cardozo, 21 anos,   aquisição de dados para melhoria do sistema de transmissão
           capitão da equipe e estudante do quarto ano de engenharia   dos veículos. “Espalhamos nos carros sensores com comunica-
           mecânica. A equipe priorizou análises e cálculos estruturais   ção CAN (Controller Area Network), para obter dados mais
           para garantir a resistência das peças e a otimização de compo-  objetivos”, explica Halenildo Xavier da Silva, 22 anos, nono
           nentes para redução de massa.                       período do curso de engenharia mecânica, capitão da Mangue
             A Unicamp Baja SAE se concentrou na conformidade entre   Baja 1 Tecnoferr.

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