Page 27 - Revista EAA - Edição 85
P. 27
sênior da engenharia de produto da Mercedes-Benz do Brasil, que áreas diversas da engenharia, os trabalhos técnicos do Congresso
destacou a importância dos papers para o desenvolvimento tecno- são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual. De acordo
lógico da mobilidade nacional. com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Gilberto
“A mudança da mobilidade está acontecendo de maneira mui- Francisco Martha de Souza, responsável pelo Departamento de
to rápida e muito forte, e isso já é um senso comum. Pretendemos Engenharia Mecatrônica de Sistemas Mecânicos e chairperson do
garantir que essa mudança seja digerida e que a SAE BRASIL Comitê Técnico, o alto nível de pesquisa e inovação é a principal
seja o canal no qual as informações do mercado global possam característica dos papers.
ser encontradas e adaptadas às visões nacional e regionais da en- “No comitê técnico da SAE BRASIL temos um sistema rí-
genharia da mobilidade. Assim, aquilo que é tão global quanto gido de requisitos que precisam ser preenchidos e que compreen-
possível seja tão local quanto necessário para garantir o sucesso no dem desde a clareza de linguagem ao conteúdo técnico, informa-
mercado brasileiro”, explica Adas. ção pertinente ao tema, se o trabalho apresenta um conteúdo que
Christopher Podgorski, presidente e executivo-chefe da será utilizado no futuro, ou se será um tema que está avançando no
Scania Latin America, que presidiu a 28ª edição do Congresso conhecimento. Estes são apenas alguns dos fatores que são avalia-
SAE BRASIL, destaca a importância dos trabalhos como dife- dos”, detalha o professor.
renciador para engenharia da mobilidade. “Os papers reforçam a
evolução tecnológica do País a caminho da mobilidade sustentá- Congresso SAE 2020
vel, um assunto de total importância para a sociedade atual, assim Debater o futuro da mobilidade conectada será uma das
como o urbanismo e a digitalização, temas que estão modificando missões da 29ª edição do Congresso e Mostra Internacionais
a maneira como as pessoas pensam e agem”. SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, evento que reunirá
Para o diretor-geral da SAE BRASIL, Otacilio Gomes Jú- engenheiros e empresas do setor, entre os dias 8 e 10 de setembro
nior, os papers representam a alma da associação, e a entidade valo- no São Paulo Expo.
rizará cada vez mais esses trabalhos. “Foi assim que a SAE nasceu: A edição deste ano terá como tema central “O Futuro da Mo-
a partir de trabalhos técnicos, da criatividade e do conteúdo dos bilidade Conectada, da Energia à Sustentabilidade” e pretende
parceiros e associados. Essa é nossa grande motivação: ajudar a promover um debate sobre as principais soluções desse tema neste
sociedade e o mundo por meio da mobilidade e transformar por e nos próximos anos. n
intermédio da promoção de conteúdos. Nós trabalhamos para o
País e nosso reconhecimento é fazer um trabalho que seja perene, Da esquerda para direita:
Camilo Adas – Presidente SAE BRASIL 2020/2021,
pois na SAE BRASIL criamos o futuro da mobilidade”, salienta.
Christopher Podgorski – Presidente do Congresso
O Congresso SAE BRASIL procura, desde sua fundação,
incentivar os papers técnicos. Voltados para a eficiência pela SAE BRASIL 2019, Fernando Silvestre – Representante
IDIADA, Melhor Paper Internacional, Otacilio Gomes
descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em FOTOS DIVULGAÇÃO
- Diretor Geral SAE BRASIL, Prof. Gilberto Souza - USP,
Chairperson do Comitê Técnico
Cristiano Ferrarezi e Fernando Silvestre –
Representantes IDIADA, Melhor Paper Internacional
Segurança/Safety - Paper: 2019-36-0201
Título: Resolution 751/18 – Implementation
of wordsid in side impact
Autores: Maria de Odriozola Martínez, Genis Mensa Vendrell
janeiro/fevereiro/março 27