Page 30 - Revista EAA - Edição 85
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COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL
Com foco na maior competitividade, as equipes busca- “Nosso carro traz diferenciadores focados no desempenho,
ram falhas da temporada 2019 para nortear a tomada de além garantir confiabilidade”, aponta Vinícius Dreher Bar-
decisões. “Adaptamos ferramentas de gestão e de otimi- bon, capitão da equipe, 23 anos, aluno do nono semestre
zação de processos para garantir qualidade e eficiência na de engenharia mecânica. Entre os diferenciadores, Barbon
construção dos veículos, e, a partir do que foi analisado, de- destaca a barra estabilizadora desacoplável, que permite ao
finimos as metas para a melhoria no desempenho dinâmi- piloto interagir com o carro em movimento, rodas traseiras
co”, destaca André Rodrigues Moreira de Almeida, capitão com esterçamento e caixa de transmissão com frente e ré,
da Mangue Baja 2 Multimoldes, 21 anos, sétimo período painel de informações, freio de estacionamento e partida do
de engenharia mecânica. motor de bordo.
Soluções como adição de materiais compósitos para as- A Baja SATC da Faculdade SATC (Associação Benefi-
segurar mais leveza aos carros; alinhamento de conforto e cente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – Criciúma)
ergonomia com a suspensão para a melhor dirigibilidade; estreou na competição em 2018, quando foi considerada a me-
sensoriamento do conjunto motriz para garantir a velocida- lhor equipe novata. Este ano veio com um carro novo, focado
de ideal para a prova, além de recursos de abertura na parede na resistência e construído em liga de alumínio desenvolvida
corta-fogo para garantir melhor desempenho aerodinâmico para o projeto. Para aumentar a leveza do veículo, a equipe
e estudos relacionados às válvulas do motor por meio de sof- adotou a soldagem TIG (Tungsten Inert Gas), que produz sol-
twares para economia de combustível, também fazem parte da limpa e de alta qualidade. “Trabalhamos para ficar entre
dos projetos. as 30 melhores equipes do Brasil”, declara o capitão Felippe
Destaques do Sul – Sexta colocada na etapa nacional Cavalcanti de Almeida, 26 anos, aluno de engenharia mecâni-
de 2019, a Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz ca. A equipe apostou também na simulação computadorizada
do Sul, participou com um projeto que incorpora avanços. para avançar na integridade estrutural do projeto.
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