Page 30 - Revista EAA - Edição 85
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COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL




            Com foco na maior competitividade, as equipes busca-  “Nosso carro traz diferenciadores focados no desempenho,
          ram falhas da temporada 2019 para nortear a tomada de   além garantir confiabilidade”, aponta Vinícius Dreher Bar-
          decisões.  “Adaptamos ferramentas de gestão e de otimi-  bon, capitão da equipe, 23 anos, aluno do nono semestre
          zação de processos para garantir qualidade e eficiência na   de engenharia mecânica. Entre os diferenciadores, Barbon
          construção dos veículos, e, a partir do que foi analisado, de-  destaca a barra estabilizadora desacoplável, que permite ao
          finimos as metas para a melhoria no desempenho dinâmi-  piloto interagir com o carro em movimento, rodas traseiras
          co”, destaca André Rodrigues Moreira de Almeida, capitão   com esterçamento e caixa de transmissão com frente e ré,
          da Mangue Baja 2 Multimoldes, 21 anos, sétimo período   painel de informações, freio de estacionamento e partida do
          de engenharia mecânica.                            motor de bordo.
            Soluções como adição de materiais compósitos para as-  A Baja SATC da Faculdade SATC (Associação Benefi-
          segurar mais leveza aos carros; alinhamento de conforto e   cente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – Criciúma)
          ergonomia  com a  suspensão  para  a  melhor  dirigibilidade;   estreou na competição em 2018, quando foi considerada a me-
          sensoriamento do conjunto motriz para garantir a velocida-  lhor equipe novata. Este ano veio com um carro novo, focado
          de ideal para a prova, além de recursos de abertura na parede   na resistência e construído em liga de alumínio desenvolvida
          corta-fogo para garantir melhor desempenho aerodinâmico   para o projeto. Para aumentar a leveza do veículo, a equipe
          e estudos relacionados às válvulas do motor por meio de sof-  adotou a soldagem TIG (Tungsten Inert Gas), que produz sol-
          twares para economia de combustível, também fazem parte   da limpa e de alta qualidade. “Trabalhamos para ficar entre
          dos projetos.                                      as 30 melhores equipes do Brasil”, declara o capitão Felippe
            Destaques do Sul – Sexta colocada na etapa nacional   Cavalcanti de Almeida, 26 anos, aluno de engenharia mecâni-
          de 2019, a Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz   ca. A equipe apostou também na simulação computadorizada
          do Sul, participou com um projeto que incorpora avanços.   para avançar na integridade estrutural do projeto.


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