Page 26 - Revista EAA - Edição 85
P. 26

PRÊMIO


          Estudo sobre                                          A premiação dos melhores papers da 28ª edição do Congresso

          o uso de etanol                                    SAE BRASIL foi realizada em 19 de fevereiro, na sede da en-
                                                             tidade em São Paulo (SP). Na ocasião, o engenheiro mecânico
          em motores                                         Vinicius Bernardes Pedrozo recebeu o prêmio de melhor Paper
                                                             Nacional, escolhido entre mais de 140 trabalhos aprovados pela
          a diesel ganha                                     comissão da SAE BRASIL. Com o título “O uso efetivo de etanol
                                                             na redução de emissões de gases de efeito estufa em um motor Diesel”, o
          prêmio da                                          trabalho mostra os benefícios do experimento.
                                                                Desenvolvido por Vinicius Pedrozo, ao lado de Thompson
          SAE BRASIL                                         Diordinins Metzka Lanzanova, Ian Alexander May e Wei Guan,
                                                             o paper propõe a ideia de substituir ou reduzir a utilização de com-
                                                             bustível fóssil (diesel) e maximizar a utilização do etanol usando
                                                             estratégias avançadas de injeção de combustível. “Esse trabalho
          Evento realizado na sede da associação             foi realizado em um motor Diesel comercial pesado no qual con-
          premiou o trabalho “O uso efetivo                  seguimos reduzir as emissões de poluentes. Realizamos diversos
          de etanol na redução de emissões de gases          cálculos e estimativas nas quais identificamos uma redução sig-
          de efeito estufa em um motor Diesel”               nificativa, de até 57%, dos gases de efeito estufa, no caso CO 2
          como o melhor Paper Nacional.                      equivalente”, explica Vinicius, que é formado pela Universidade

                                                             Federal de Santa Maria (UFSM), tem doutorado pleno no exte-
                                                             rior com bolsa do programa Ciência sem Fronteiras da Coorde-
          Attuale Comunicação
                                                             nação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),
                                                             em engenharia mecânica na Brunel University London e atua na
                                                             Volkswagen do Brasil, com veículos leves na área de pesquisa e
                                                             inovação de powertrains.
                                                                 “Ser o primeiro colocado é o reconhecimento de um trabalho
                                                             de quatro anos e muitas horas de dedicação”, afirma o engenheiro.

          Da esquerda para direita:                          O futuro e a
          Camilo Adas – Presidente SAE BRASIL 2020/2021,     mobilidade do Brasil
          Christopher Podgorski – Presidente do Congresso    A noite de premiação contou com a presença do presidente da
          SAE BRASIL 2019, Vinicius Pedrozo – Autor Melhor Paper
          Nacional, Otacilio Gomes - Diretor Geral SAE BRASIL,    SAE BRASIL para o biênio 2020/2021, Camilo Adas, gerente
          Prof. Gilberto Souza - USP, Chairperson do Comitê Técnico




















                                                             Vinicius B. Pedrozo - Autor do Melhor Paper Nacional e
                                                             convidada
                                                             Powertrain (Motores e transmissões)
                                                             Paper: 2019-36-0157
                                                             Título: The effective use of ethanol for greenhouse gas
                                                             emissions reduction in a diesel engine

          26                                                                                janeiro/fevereiro/março
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31