Page 25 - Revista EAA - Edição 85
P. 25

Paixão                                              sões de cada cidade. Dos centros de distribuição, a carga é
              Embora já tenhamos tecnologia para conquistar os céus,   enviada por drones de grande capacidade ao seu destino final
           carros autônomos e transporte público eficiente, a paixão por   nos grandes centros. Embora os veículos sejam autônomos
           veículos terrestres ainda nos seduz.                (tanto os caminhões quanto os drones), a figura humana ain-
              A necessidade de manter-se no controle, o prazer de dirigir e   da é necessária, não apenas como um simples motorista de
           (é claro!) a presença das quatro rodas que, de certa forma, ainda   caminhão ou piloto de drones, mas como um administrador
           caracteriza (para algumas pessoas) a paixão do ser humano pela   de frota, usando a tecnologia de realidade virtual para auxi-
           locomoção. Para estes, ainda haverá carros para uso individual, mais   liar na realização das tarefas.
           compactos e adaptados à nova realidade futura sustentável. Não
           pelo meio de transporte em si, mas pelo simples prazer de dirigir.  Rio, cidade maravilhosa
                                                                 Escolhemos a cidade do Rio de Janeiro como tema desta
           Encurtando distâncias                               ilustração, não apenas porque é a cidade brasileira mais conhe-

              Longas distâncias são feitas de forma rápida e confortá-  cida internacionalmente, mas por causa de sua riqueza cultural
           vel... meios de transporte terrestre e aéreo são mesclados em   e artística, que, em geral, é muito semelhante à das principais
           um único veículo. Por exemplo, um executivo de uma grande   capitais brasileiras. Seus ícones mais importantes inspiraram
           empresa que mora em São Paulo pode trabalhar no Rio de   toda a arquitetura dessas obras, buscando manter e moderni-
           Janeiro, onde diariamente tem que realizar um deslocamento   zar os principais símbolos da cidade do Rio de Janeiro. n
           com cerca de 400 km, viajando entre a porta de sua residência
           até o escritório da empresa em apenas 1,5 hora... em um único
           transporte, escapando das longas e cansativas conexões entre
           vários meios de transporte. Tudo isso usando circuitos exclu-
           sivos e o grande e vasto céu! De uma maneira simples, longe
           do tráfego intenso das gigantescas metrópoles.

           Abastecimento inteligente
              Os grandes centros de distribuição de produtos agora
           estão localizados fora das grandes metrópoles. São abaste-
           cidos por enormes caminhões, os quais têm armazenamento
           flexível de carga, com a capacidade de aumentar ou diminuir
           o implemento para cumprir as várias legislações e permis-         Sobre o autor
                                                                     O brasileiro Ronaldo Lopes tem 47 anos de idade e é
                                                                  designer automotivo especializado em veículos comerciais.
                                                                  Técnico mecânico, bacharel em desenho industrial e pós-
                                                                   graduado em gestão de projetos de produtos pela FEI
                                                                em São Bernardo do Campo. Ingressou na Mercedes-Benz
                                                                  em 1987 como aprendiz de mecânica geral, passando
                                                                  a integrar o time de designers da marca em 2005, um
                                                                  dos frutos de premiação que recebeu em 2003 em um
                                                                  concurso nacional de design automotivo, promovido
                                                                   pela Volkswagen do Brasil (Top 10 – Golf 2053).
                                                                    Como acadêmico, foi professor no curso de pós-
                                                                    graduação em Design da Mobilidade no Istituto
                                                                 Europeo di Design (IED/ SP).  Ronaldo vai colaborar
                                                                  para abrir as portas da SAE BRASIL a uma visão da
                                                                 mobilidade brasileira, pela sua experiência profissional
                                                                    e pela interação que tem com os outros estúdios
           Os grandes centros de distribuição de produtos serão    do Grupo Daimler. Mais além, ele convida a todos
           descentralizados, abastecidos por enormes caminhões.       que queiram se voluntariar a compor a visão
           E, embora os veículos possam ser autônomos, a figura          nacional do design para mobilidade.
           humana ainda será necessária para determinadas tarefas

           janeiro/fevereiro/março                                                                          25
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30