Page 25 - Revista EAA - Edição 85
P. 25
Paixão sões de cada cidade. Dos centros de distribuição, a carga é
Embora já tenhamos tecnologia para conquistar os céus, enviada por drones de grande capacidade ao seu destino final
carros autônomos e transporte público eficiente, a paixão por nos grandes centros. Embora os veículos sejam autônomos
veículos terrestres ainda nos seduz. (tanto os caminhões quanto os drones), a figura humana ain-
A necessidade de manter-se no controle, o prazer de dirigir e da é necessária, não apenas como um simples motorista de
(é claro!) a presença das quatro rodas que, de certa forma, ainda caminhão ou piloto de drones, mas como um administrador
caracteriza (para algumas pessoas) a paixão do ser humano pela de frota, usando a tecnologia de realidade virtual para auxi-
locomoção. Para estes, ainda haverá carros para uso individual, mais liar na realização das tarefas.
compactos e adaptados à nova realidade futura sustentável. Não
pelo meio de transporte em si, mas pelo simples prazer de dirigir. Rio, cidade maravilhosa
Escolhemos a cidade do Rio de Janeiro como tema desta
Encurtando distâncias ilustração, não apenas porque é a cidade brasileira mais conhe-
Longas distâncias são feitas de forma rápida e confortá- cida internacionalmente, mas por causa de sua riqueza cultural
vel... meios de transporte terrestre e aéreo são mesclados em e artística, que, em geral, é muito semelhante à das principais
um único veículo. Por exemplo, um executivo de uma grande capitais brasileiras. Seus ícones mais importantes inspiraram
empresa que mora em São Paulo pode trabalhar no Rio de toda a arquitetura dessas obras, buscando manter e moderni-
Janeiro, onde diariamente tem que realizar um deslocamento zar os principais símbolos da cidade do Rio de Janeiro. n
com cerca de 400 km, viajando entre a porta de sua residência
até o escritório da empresa em apenas 1,5 hora... em um único
transporte, escapando das longas e cansativas conexões entre
vários meios de transporte. Tudo isso usando circuitos exclu-
sivos e o grande e vasto céu! De uma maneira simples, longe
do tráfego intenso das gigantescas metrópoles.
Abastecimento inteligente
Os grandes centros de distribuição de produtos agora
estão localizados fora das grandes metrópoles. São abaste-
cidos por enormes caminhões, os quais têm armazenamento
flexível de carga, com a capacidade de aumentar ou diminuir
o implemento para cumprir as várias legislações e permis- Sobre o autor
O brasileiro Ronaldo Lopes tem 47 anos de idade e é
designer automotivo especializado em veículos comerciais.
Técnico mecânico, bacharel em desenho industrial e pós-
graduado em gestão de projetos de produtos pela FEI
em São Bernardo do Campo. Ingressou na Mercedes-Benz
em 1987 como aprendiz de mecânica geral, passando
a integrar o time de designers da marca em 2005, um
dos frutos de premiação que recebeu em 2003 em um
concurso nacional de design automotivo, promovido
pela Volkswagen do Brasil (Top 10 – Golf 2053).
Como acadêmico, foi professor no curso de pós-
graduação em Design da Mobilidade no Istituto
Europeo di Design (IED/ SP). Ronaldo vai colaborar
para abrir as portas da SAE BRASIL a uma visão da
mobilidade brasileira, pela sua experiência profissional
e pela interação que tem com os outros estúdios
Os grandes centros de distribuição de produtos serão do Grupo Daimler. Mais além, ele convida a todos
descentralizados, abastecidos por enormes caminhões. que queiram se voluntariar a compor a visão
E, embora os veículos possam ser autônomos, a figura nacional do design para mobilidade.
humana ainda será necessária para determinadas tarefas
janeiro/fevereiro/março 25