Page 8 - Revista EAA - Edição 86
P. 8
CAPA AUTÔNOMOS
Acesse aqui
para ver o vídeo
Canavial operando Caminhão conduzido
com caminhão de forma autônoma com
Mercedes-Benz Grunner em capacidade para 240 toneladas
Lençóis Paulista
com direção comandada por um sistema proprietário de GPS A Vale expandiu a operação dos caminhões fora-de-estra-
diferencial, em um teste nas lavouras da Usina Santa Terezinha. da autônomos e iniciou, em novembro de 2019, a fase de testes
Em 2018, a Mercedes-Benz apresentou no Salão Interna- para a implantação na importante mina de Carajás, no Pará.
cional de Veículos Comerciais (IAA Commercial Vehicles, em A expectativa é elevar gradualmente o número de veículos, até
Hanôver, Alemanha) sua solução autônoma SAE nível 2 para chegar a 37 unidades em 2024.
o transbordo de cana, e iniciou sua comercialização. A Vale espera conseguir aumento da vida útil de equipa-
Desenvolvido no Brasil em parceria com a startup Grunner, mentos da ordem de 15%. Estima-se ainda que o consumo de
o sistema de GPS diferencial, com precisão de até 2,5 cm, combustível e os custos de manutenção sejam reduzidos em
seguiu os padrões do mercado agrícola, já acostumado com 10%, gerando benefícios ambientais, e que haja um aumen-
determinados modelos nas suas colhedoras. O veículo recebeu to da velocidade média dos caminhões, de 40 km/h (quando
ainda adaptações que vão além da automação, como bitolas tripulados) para 61 km/h. Além disso, o menor número de
exclusivas para os diferentes espaçamentos da lavoura e pneus operadores no campo aumenta a segurança das operações.
de alta flutuação, para aumentar sua vocação no campo. As pessoas seguem tendo um papel importante na operação
autônoma. As equipes que fazem a gestão e o controle dos equi-
Mineração pamentos autônomos podem ficar confortavelmente instaladas a
Resultado de seis anos de pesquisa e testes, a mina de Brucutu, quilômetros de distância das operações. A tendência com o uso
da Vale, em Minas Gerais, se tornou em 2018 a primeira a dos equipamentos autônomos é de que se criem mais oportuni-
operar com ao menos sete caminhões fora-de-estrada autôno- dades para profissionais de qualificação nas áreas técnicas e de en-
mos da Caterpillar no Brasil. Com capacidade para 240 tone- genharia de automação, robótica e de tecnologia da informação.
ladas, esses imensos veículos transportam minério de ferro da Outras iniciativas surgem em linha com esta crescente de-
frente de lavra à usina de beneficiamento. manda do mercado brasileiro de mineração e construção civil.
Na operação autônoma, os caminhões são controlados por Empresas como a SITECH vêm desenvolvendo know-how
sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial e serviços locais para transformação de veículos e máquinas
e são monitorados por operadores em salas de comando a qui- (como escavadeiras, tratores, carregadeiras e motoniveladoras)
lômetros de distância das operações. Os caminhões autôno- para operação remota. Essa preparação dos equipamentos abre
mos convivem ao lado de máquinas convencionais, que podem caminho para a futura introdução de inteligência e uma ope-
ou não ser operadas remotamente. ração autônoma propriamente dita.
8 abril/maio/junho