Page 8 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA          AUTÔNOMOS



























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                                       Canavial operando                      Caminhão conduzido
                                          com caminhão                     de forma autônoma com
                                Mercedes-Benz Grunner em              capacidade para 240 toneladas
                                          Lençóis Paulista





          com direção comandada por um sistema proprietário de GPS   A Vale expandiu a operação dos caminhões fora-de-estra-
          diferencial, em um teste nas lavouras da Usina Santa Terezinha.  da autônomos e iniciou, em novembro de 2019, a fase de testes
            Em 2018, a Mercedes-Benz apresentou no Salão Interna-  para a implantação na importante mina de Carajás, no Pará.
          cional de Veículos Comerciais (IAA Commercial Vehicles, em   A expectativa é elevar gradualmente o número de veículos, até
          Hanôver, Alemanha) sua solução autônoma SAE nível 2 para   chegar a 37 unidades em 2024.
          o transbordo de cana, e iniciou sua comercialização.   A Vale espera conseguir aumento da vida útil de equipa-
            Desenvolvido no Brasil em parceria com a startup Grunner,   mentos da ordem de 15%. Estima-se ainda que o consumo de
          o sistema de GPS diferencial, com precisão de até 2,5 cm,   combustível e os custos de manutenção sejam reduzidos em
          seguiu os padrões do mercado agrícola, já acostumado com   10%, gerando benefícios ambientais, e que haja um aumen-
          determinados modelos nas suas colhedoras. O veículo recebeu   to da velocidade média dos caminhões, de 40 km/h (quando
          ainda adaptações que vão além da automação, como bitolas   tripulados) para 61 km/h. Além disso, o menor número de
          exclusivas para os diferentes espaçamentos da lavoura e pneus   operadores no campo aumenta a segurança das operações.
          de alta flutuação, para aumentar sua vocação no campo.  As pessoas seguem tendo um papel importante na operação
                                                             autônoma. As equipes que fazem a gestão e o controle dos equi-
          Mineração                                          pamentos autônomos podem ficar confortavelmente instaladas a
          Resultado de seis anos de pesquisa e testes, a mina de Brucutu,   quilômetros de distância das operações. A tendência com o uso
          da Vale, em Minas Gerais, se tornou em 2018 a primeira a   dos equipamentos autônomos é de que se criem mais oportuni-
          operar com ao menos sete caminhões fora-de-estrada autôno-  dades para profissionais de qualificação nas áreas técnicas e de en-
          mos da Caterpillar no Brasil. Com capacidade para 240 tone-  genharia de automação, robótica e de tecnologia da informação.
          ladas, esses imensos veículos transportam minério de ferro da   Outras iniciativas surgem em linha com esta crescente de-
          frente de lavra à usina de beneficiamento.         manda do mercado brasileiro de mineração e construção civil.
            Na operação autônoma, os caminhões são controlados por   Empresas como a SITECH vêm desenvolvendo know-how
          sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial   e serviços locais para transformação de veículos e máquinas
          e são monitorados por operadores em salas de comando a qui-  (como escavadeiras, tratores, carregadeiras e motoniveladoras)
          lômetros de distância das operações. Os caminhões autôno-  para operação remota. Essa preparação dos equipamentos abre
          mos convivem ao lado de máquinas convencionais, que podem   caminho para a futura introdução de inteligência e uma ope-
          ou não ser operadas remotamente.                   ração autônoma propriamente dita.
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