Page 9 - Revista EAA - Edição 86
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                              Monitoramento                                 Veículos adaptados para
                     dos caminhões autônomos                                condução autônoma sob
                                                                         plataforma CARINA pela USP
                                                                                       São Carlos






                             Debate pela                       nologias embarcadas e já presentes nos veículos autodirigíveis
                                                               pelo mundo. O programa busca aproximação com instituições
                             sociedade brasileira              que poderão colaborar na implantação dessas tecnologias, de-
                             O Inmetro, a Federação das Indústrias   senvolvendo um projeto-piloto, os testes, a homologação e a
            Acesso ao relatório
            da 1ª Conferência   do Rio de Janeiro (Firjan) e a Univer-  implantação da solução para os problemas de mobilidade na
              sobre Veículos   sidade Federal de Lavras realizaram   Cidade Administrativa de Minas Gerais.
               Inteligentes   em novembro de 2018 a “1ª Confe-
                             rência sobre Veículos Inteligentes: se-  Iniciativas acadêmicas no Brasil
           gurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”. A con-  O desenvolvimento da tecnologia passa pela formação dos
           ferência reuniu representantes do Poder Executivo e órgãos   nossos profissionais, notadamente os engenheiros. Muitos pa-
           de segurança viária, fabricantes de autoveículos e fornecedores   íses já sentem a falta de mão de obra especializada para esse
           de tecnologia, profissionais da área jurídica e de seguros, bem   novo mercado.
           como acadêmicos, com o objetivo de discutir questões tecno-  No Brasil, uma das pesquisas mais avançadas em veículos
           lógicas, de regulamentação e avaliação da conformidade.  autônomos iniciou-se em 2010 com o projeto CaRINA (Car-
              A organização do evento produziu um relatório com reco-  ro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma) pela USP
           mendações práticas para influenciar as próximas ações do go-  São Carlos. O projeto foi desenvolvido usando a plataforma
           verno, da indústria e da academia para a estruturação do quadro   de um Fiat Palio Adventure e, mais tarde, de um caminhão
           regulatório de experimentação e implantação de veículos inte-  Scania G360, sobre as quais foram incorporados diversos sen-
           ligentes no país. Tais recomendações passam pela nomeação de   sores, tais como o LiDAR, câmera estéreo, GPS e IMU (Iner-
           responsáveis, elaboração de um quadro regulatório para testes   tial Measurement Unit) e computadores de alto desempenho,
           em vias públicas, criação de uma plataforma colaborativa para   com repercussão na mídia nacional.
           compartilhamento de dados de testes e cooperação entre indús-  Quase em paralelo, o projeto IARA (Intelligent Autono-
           tria e academia para formação de pessoal qualificado.   mous Robotic Automobile) foi elaborado durante cerca de 10
              Outra iniciativa vem de Minas Gerais, através da sua   anos de pesquisa e desenvolvimento no Laboratório de Com-
           Companhia  de Tecnologia  da  Informação  do  Estado  (Pro-  putação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Fe-
           demge). O principal objetivo do programa do Veículo Autô-  deral do Espírito Santo (UFES). Em 2017, o IARA realizou
           nomo Mineiro (VAM) é levar para Minas Gerais as várias tec-  uma viagem partindo do campus da UFES indo até a cidade

           abril/maio/junho                                                                                   9
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