Page 9 - Revista EAA - Edição 86
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Monitoramento Veículos adaptados para
dos caminhões autônomos condução autônoma sob
plataforma CARINA pela USP
São Carlos
Debate pela nologias embarcadas e já presentes nos veículos autodirigíveis
pelo mundo. O programa busca aproximação com instituições
sociedade brasileira que poderão colaborar na implantação dessas tecnologias, de-
O Inmetro, a Federação das Indústrias senvolvendo um projeto-piloto, os testes, a homologação e a
Acesso ao relatório
da 1ª Conferência do Rio de Janeiro (Firjan) e a Univer- implantação da solução para os problemas de mobilidade na
sobre Veículos sidade Federal de Lavras realizaram Cidade Administrativa de Minas Gerais.
Inteligentes em novembro de 2018 a “1ª Confe-
rência sobre Veículos Inteligentes: se- Iniciativas acadêmicas no Brasil
gurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”. A con- O desenvolvimento da tecnologia passa pela formação dos
ferência reuniu representantes do Poder Executivo e órgãos nossos profissionais, notadamente os engenheiros. Muitos pa-
de segurança viária, fabricantes de autoveículos e fornecedores íses já sentem a falta de mão de obra especializada para esse
de tecnologia, profissionais da área jurídica e de seguros, bem novo mercado.
como acadêmicos, com o objetivo de discutir questões tecno- No Brasil, uma das pesquisas mais avançadas em veículos
lógicas, de regulamentação e avaliação da conformidade. autônomos iniciou-se em 2010 com o projeto CaRINA (Car-
A organização do evento produziu um relatório com reco- ro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma) pela USP
mendações práticas para influenciar as próximas ações do go- São Carlos. O projeto foi desenvolvido usando a plataforma
verno, da indústria e da academia para a estruturação do quadro de um Fiat Palio Adventure e, mais tarde, de um caminhão
regulatório de experimentação e implantação de veículos inte- Scania G360, sobre as quais foram incorporados diversos sen-
ligentes no país. Tais recomendações passam pela nomeação de sores, tais como o LiDAR, câmera estéreo, GPS e IMU (Iner-
responsáveis, elaboração de um quadro regulatório para testes tial Measurement Unit) e computadores de alto desempenho,
em vias públicas, criação de uma plataforma colaborativa para com repercussão na mídia nacional.
compartilhamento de dados de testes e cooperação entre indús- Quase em paralelo, o projeto IARA (Intelligent Autono-
tria e academia para formação de pessoal qualificado. mous Robotic Automobile) foi elaborado durante cerca de 10
Outra iniciativa vem de Minas Gerais, através da sua anos de pesquisa e desenvolvimento no Laboratório de Com-
Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Pro- putação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Fe-
demge). O principal objetivo do programa do Veículo Autô- deral do Espírito Santo (UFES). Em 2017, o IARA realizou
nomo Mineiro (VAM) é levar para Minas Gerais as várias tec- uma viagem partindo do campus da UFES indo até a cidade
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