Page 13 - Revista EAA - Edição 86
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Aeronaves não convencionais com propulsão distribuída da Nasa [fonte: Nasa]
Para romper com modelos tradicionais de aeronaves tubo
e asa, a principal aposta é a introdução da eletrificação em
sistemas propulsivos, que oferece graus de liberdade adicionais
e abre um novo espaço de design dos veículos, possibilitando
novas configurações e funcionalidades com potencial de ga-
nhos significativos de performance, como ingestão da camada
limite, controle direcional por tração diferencial e aumento do
coeficiente de sustentação.
As arquiteturas propulsivas elétricas em aviação são si-
milares às de aplicação automobilística, dividindo-se em três
grupos: totalmente elétrica, turboelétrica ou híbrido-elétrica.
A definição de que configuração utilizar depende fundamen-
talmente da otimização da eficiência global da aeronave para
uma dada missão planejada, sendo alguns dos aspectos mais
relevantes dessa eficiência o seu peso, consumo de energia,
emissões, ruído, custos de desenvolvimento e operação.
As características operacionais e de certificação aplicáveis ao
setor aéreo são, em regra, bastante restritivas e podem resultar
em benefícios extras para outros modais, uma vez que deman-
dam uma evolução dos acumuladores de energia, inversores de
frequência, componentes eletrônicos, motores e geradores.
Como exemplo, a densidade de energia da bateria utili-
zada no Tesla Modelo 3 é de 250 Wh/kg, aceitável para um
automóvel atual, mas apenas 1/60 da densidade energética do
querosene de aviação. Essa restrição demandará uma evolu-
ção da tecnologia de baterias e, mesmo que essa evolução seja
significativa nos próximos anos, somente veículos aéreos de
menor porte e menor alcance usarão arquitetura totalmente
elétrica, como é o caso dos eVTOL (electric vertical take-off and
landing) e aeronaves da aviação geral. Essas categorias são for- Arquiteturas propulsivas elétricas de uso aeronáutico
tes candidatas a pioneiras para a adoção da propulsão elétrica. [fonte: Consultoria Roland Berger – Adaptado]
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