Page 11 - Revista EAA - Edição 86
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FOTOS DIVULGAÇÃO
IARA
percorreu
trajeto de
74 km em
13 de maio
de 2019
Protótipo
do
Delivery
Robô Estado da arte – cabine de comando nos dias atuais
Aprendendo com a aviação ao alto número de alarmes falsos, os pilotos não confiavam
O setor de aviação desenvolveu soluções tecnológicas para neles. Muitas melhorias foram necessárias, como em algorit-
ajudar os pilotos a gerenciar fatores como alta carga de tra- mos, sensores e exibição padronizada de alertas, de forma que
balho, distrações e situações anormais. A inovação da época os pilotos estivessem mais dispostos a atendê-los.
levou à introdução de piloto automático, autothrottle, flight Nos primeiros dias da automação da aviação, muitos pilo-
director, sistemas sofisticados de alerta e muito mais. Em par- tos temiam que as funções do piloto automático os substituís-
te, devido a essas inovações, a segurança da aviação melhorou sem completamente. Passadas quatro décadas, os pilotos ainda
significativamente. são bem pagos e altamente conceituados na sociedade.
Inicialmente, a automação na aviação executava funções muito
simples: mantendo uma altitude e rumo definido — análogo Traçando o caminho
aos sistemas de lane keeping nos automóveis atuais. Os pilotos Embora o carro autônomo nível 5 ainda esteja distante da
aceitaram prontamente esses sistemas porque reduziram sua aplicação comercial, a tecnologia já encontra espaço em diver-
carga de trabalho e eram fáceis de entender. sas aplicações fora-de-estrada de veículos comerciais. Acade-
À medida que o poder computacional aumentou, a auto- mia e indústria agem em consonância para acelerar o desen-
mação na cabine de comando se tornou mais complexa. Per- volvimento no Brasil para todas as aplicações.
mitiu, por exemplo, uma navegação sofisticada usando rotas Enquanto a SAE Internacional traça normas, como a
de voo que contribuíram para operações mais eficientes. Essa J3016, que estabeleceu os níveis de automação no mundo,
automação acarretou custos: tornou-se mais difícil para os a SAE BRASIL fomenta a criação de conhecimento compar-
pilotos entender o que os sistemas automatizados estavam tilhado. A mentoria de Sistemas Autônomos busca consolidar
fazendo, e, incentivados a usar a automação, os pilotos eventu- e difundir as iniciativas da mobilidade brasileira, definindo o
almente tiveram suas habilidades de voo manual degradadas. roadmap para o progresso dessas inovações. n
Os sistemas de alerta de condições perigosas (por exemplo,
proximidade do solo ou de outras aeronaves – análogos à lane
departure warning em carros de passageiros) também contri- *Jonathan Peter Marxen é da Mercedes-Benz
buíram para a segurança, apesar dos desafios iniciais. Devido e mentor de Sistemas Autônomos na SAE BRASIL
abril/maio/junho 11