Page 11 - Revista EAA - Edição 86
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FOTOS DIVULGAÇÃO

















                                                  IARA
                                                  percorreu
                                                  trajeto de
                                                  74 km em
                                                  13 de maio
                                                  de 2019




                                                Protótipo
                                                do
                                                Delivery
                                                Robô                  Estado da arte – cabine de comando nos dias atuais


           Aprendendo com a aviação                            ao alto número de alarmes falsos, os pilotos não confiavam

           O setor de aviação desenvolveu soluções tecnológicas para   neles. Muitas melhorias foram necessárias, como em algorit-
           ajudar os pilotos a gerenciar fatores como alta carga de tra-  mos, sensores e exibição padronizada de alertas, de forma que
           balho, distrações e situações anormais. A inovação da época   os pilotos estivessem mais dispostos a atendê-los.
           levou à introdução de piloto automático,  autothrottle,  flight   Nos primeiros dias da automação da aviação, muitos pilo-
           director, sistemas sofisticados de alerta e muito mais. Em par-  tos temiam que as funções do piloto automático os substituís-
           te, devido a essas inovações, a segurança da aviação melhorou   sem completamente. Passadas quatro décadas, os pilotos ainda
           significativamente.                                 são bem pagos e altamente conceituados na sociedade.
           Inicialmente, a automação na aviação executava funções muito
           simples: mantendo uma altitude e rumo definido — análogo  Traçando o caminho
           aos sistemas de lane keeping nos automóveis atuais. Os pilotos   Embora o carro autônomo nível 5 ainda esteja distante da
           aceitaram prontamente esses sistemas porque reduziram sua   aplicação comercial, a tecnologia já encontra espaço em diver-
           carga de trabalho e eram fáceis de entender.        sas aplicações fora-de-estrada de veículos comerciais. Acade-
             À medida que o poder computacional aumentou, a auto-  mia e indústria agem em consonância para acelerar o desen-
           mação na cabine de comando se tornou mais complexa. Per-  volvimento no Brasil para todas as aplicações.
           mitiu, por exemplo, uma navegação sofisticada usando rotas   Enquanto a SAE Internacional traça normas, como a
           de voo que contribuíram para operações mais eficientes. Essa   J3016, que estabeleceu os níveis de automação no mundo,
           automação acarretou custos: tornou-se mais difícil para os   a SAE BRASIL fomenta a criação de conhecimento compar-
           pilotos entender o que os sistemas automatizados estavam   tilhado. A mentoria de Sistemas Autônomos busca consolidar
           fazendo, e, incentivados a usar a automação, os pilotos eventu-  e difundir as iniciativas da mobilidade brasileira, definindo o
           almente tiveram suas habilidades de voo manual degradadas.  roadmap para o progresso dessas inovações. n
           Os sistemas de alerta de condições perigosas (por exemplo,
           proximidade do solo ou de outras aeronaves – análogos à lane
           departure warning em carros de passageiros) também contri-              *Jonathan Peter Marxen é da Mercedes-Benz
           buíram para a segurança, apesar dos desafios iniciais. Devido        e mentor de Sistemas Autônomos na SAE BRASIL

           abril/maio/junho                                                                                 11
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