Page 12 - Revista EAA - Edição 86
P. 12
CAPA ELETRIFICAÇÃO DA MOBILIDADE
FOTO: ISTOCKPHOTO
Da combustão
à eletrificação:
um caminho para
o crescimento
sustentável na
mobilidade aérea
O desenvolvimento de novos materiais
tem papel relevante no atendimento das
demandas dos veículos aéreos. Para romper
com modelos tradicionais de aeronaves tubo
e asa, a principal aposta é a introdução da
eletrificação em sistemas propulsivos
André Gasparotti, Alex Sandro Barbosa Passos
e Luiz Augusto Rodrigues Nerosky*
Nas últimas décadas, a elevada consciência da sociedade
sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais resultantes
das ações humanas tornou a sustentabilidade um pilar estra- Meta de redução de emissões da indústria
aeronáutica até 2050 [fonte: Iata]
tégico para a definição de novos negócios, produtos e serviços.
O setor automobilístico brasileiro trabalha intensamente
nesse pilar desde a década de 1970, inovando com veículos
movidos a etanol, flexíveis em combustível e, mais recente- Novos conceitos operacionais, melhorias na infraestrutura
mente, os híbridos e elétricos. aeroportuária e uso de novas tecnologias de produto, como ma-
A indústria da aviação, por sua vez, representa aproxima- teriais compósitos, motores térmicos de última geração e siste-
damente 2% das emissões de origem humana, ainda que te- mas automatizados, não serão suficientes para reverter a ten-
nha cortado o combustível queimado por assento-milha em dência de crescimento das emissões com o aumento do tráfego
82% entre 1958 e 2010. Consciente de que esses ganhos são aéreo nas próximas décadas. Há que se buscar meios adicionais,
insuficientes para que o transporte aéreo seja considerado sus- como o desenvolvimento, a certificação e o uso em escala de
tentável, o setor se comprometeu em 2008, por meio da Iata biocombustíveis sustentáveis e de tecnologias que viabilizem
(International Air Transport Association), com a meta de redu- projetos de aeronaves não convencionais e ultraeficientes.
zir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2050, em Rotas de conversão de biomassa em combustíveis de avia-
comparação com os níveis de 2005. Considerando que as aero- ção já são realidade. Após anos de investimento privado e go-
naves de transporte de passageiros são projetadas para uma vida vernamental em P&D, já é possível voar com misturas de bio-
útil de décadas e que o desenvolvimento e certificação de novas combustível. Entretanto, os custos ainda são elevados, fazendo
tecnologias demanda altos investimentos e tempos de matu- com que o esforço atual da indústria seja viabilizar o ganho de
ração, não há dúvidas de que se trata de um plano ambicioso. escala, inclusive no Brasil.
12 abril/maio/junho