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CAPA   MOBILIDADE SUSTENTÁVEL




 Figura 2: protótipo    Comparison of new technology and sustainable aviation fuels and new technologies
 do Projeto Phoenix
 – com escala 1:3    Comparison vs.                                     Battery-
 (fonte: Aerodelft)             Biofuels            Synfuels                                Hydrogen
            Kerosene                                                     electric
            Commuter
            <19 PAX                                                       Maximum ranges
            Regional                                                     up to 500-1,000 km  No limitation of range
            20-80 PAX                                                   due to lower battery
            Short-range        No limitation of range  No limitation of range  density
            81-165 PAX
            Medium-range                                                                    Revolutionary aircraft
 Diversas universidades estão pesquisando o uso de hidrogênio na aviação  166-250 PAX  Not applicable  designs as efficient
            Long-range                                                                        option for ranges
            >250 PAX                                                                          above 10,000 km


                                 Drop-in fuel – no   Drop-in fuel – no                         High reduction
                                    change to           change to       No climate impact in
              Main advantage                                                                    potential of
                                    aircraft or         aircraft or           flight           climate impact
                                  infrastructure       infrastructure
                                                                             Change to
                                Limited reduction of   Limited reduction                         Change to
             Main disadvantage        non-           of non-CO2 effects    infrastructure      infrastructure
                                   CO2 effects                          due to fast charging or
                                                                          battery exchange

                   Figura 3: comparativo entre as opções energéticas e suas aplicações por tamanho de aeronave




 Uma tecnologia em processo recente de implantação, o   cendo células a combustível (CaC). Um estudo europeu pu-  relevantes para a viabilização do uso desse combustível, com con-  Muito tem sido investido em pesquisas e  roadmaps para
 Power-to-Liquid (PtL), com projetos em diversos países,   blicado em 2020 pelo programa Clean Sky 2 aponta que o uso   siderável desenvolvimento de engenharia e sistemas aeronáuticos.   a introdução do hidrogênio na cadeia aeronáutica, como, por
 inclusive o Brasil, utiliza energia renovável (eólica ou solar)   de hidrogênio em células pode proporcionar uma redução de   O hidrogênio armazenado na forma gasosa pode ter uma   exemplo, na Comunidade Europeia e na Austrália. O hidro-
 para a captura de CO , realização de eletrólise para produzir o   emissões de gases de efeito estufa de até 90%, e na combustão   aplicação favorável para pequenas aeronaves, enquanto que na   gênio é um tema em forte discussão nas câmaras temáticas da
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 hidrogênio e o processo de conversão com uso da tecnologia   direta de hidrogênio, uma redução de até 75% em uso e plata-  forma liquefeita, o LH  seria mais adequado para aeronaves que   ICAO relacionadas ao meio ambiente, principalmente por não
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 Fischer-Tropsch para produzir combustível aeronáutico sus-  formas aeronáuticas (MCKINSEY & CO., 2020).  realizam voos de médio alcance. Ainda assim, comparado com   ser considerado, hoje, um combustível “drop in”. O Brasil, como
 tentável, conhecido como “syngas” ou “synfuel”.  Porém, a implantação da infraestrutura para suprir o hi-  o QAV, o LH  requererá tanques com volumes de três a quatro   país líder em combustíveis sustentáveis e detentor de um dos
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 Não obstante o fato de a indústria da aviação demandar   drogênio nos aeroportos, considerando a possibilidade de in-  vezes maiores, exigindo um aumento da fuselagem para acomo-  maiores potenciais de crescimento no segmento da aviação civil,
 combustíveis líquidos, pesquisas em curso enfocam duas formas   trodução de alguns tipos de aeronave para a década de 2030,   dação dos tanques, além do desafio na área de gerenciamento   não pode ficar fora desta discussão. Fomento local à pesquisa,
 de energia para a propulsão aeronáutica que podem trazer be-  conforme aponta o estudo acima mencionado, é ainda um   térmico devido à necessidade de manutenção do LH em baixas   assim como a criação de uma política pública de longo prazo, a
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 nefícios ambientais relevantes, até superiores ao QAV sintético.  desafio. Outro ponto importante é a produção de hidrogênio   temperaturas. O uso do LH  diretamente em turbinas desen-  exemplo do que ocorre na Europa, são essenciais para o desen-
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 Uma das soluções em propulsão é a eletrificação, com uma im-  descarbonizado, uma vez que a maior parte do hidrogênio   volvidas para esse combustível pode trazer importantes benefí-  volvimento da cadeia do hidrogênio no país. n
 portante parcela dos esforços focada no uso de baterias, com de-  produzida é de fonte fóssil.   cios para o sistema propulsivo da aeronave devido ao aumento
 safios ligados à densidade energética, entre outros. O QAV possui   Mesmo com os citados ganhos ambientais, haverá a neces-  da  eficiência  energética quando comparado com  os motores
 um conteúdo energético mínimo de 42,8 MJ/kg, enquanto uma   sidade de ações fortemente apoiadas por políticas públicas, para   convencionais. Para se chegar à certificação de uma aeronave
                                                               REFERÊNCIAS:
 bateria típica utilizada em veículos elétricos tem em torno de 0,7   criar e fortalecer a cadeia de pesquisa, implantar projetos-piloto   comercial de médio alcance entre 140 e 160 passageiros, há ain-
                                                               ICAO. ICAO – CORSIA, 2020. Disponível em: https://www.icao.
 MJ/kg. Em paralelo ao desenvolvimento tecnológico requerido na   e unidades industriais para a produção de hidrogênio de bai-  da desafios para se criar um eficiente sistema de gerenciamento
                                                               int/environmental-protection/CORSIA/Pages/default.aspx. ICAO -
 plataforma, existe a questão de recarga da bateria ou substituição   xo carbono ou renovável, como eletrólise da água, conversão de   térmico, segurança e confiabilidade dos tanques para a aeronave
                                                               International Civil Aviation Organization: Acesso em: 10 set. 2020.
 do pack, além da disponibilidade de eletricidade no aeródromo que   biomassa e resíduos, fermentação, entre outras formas.   e no sistema de abastecimento para garantir tempos de duração
                                                               Klein, B. C. Techno-economic and environmental assessment of
 seja de baixo carbono. Essa tecnologia ainda está distante da apli-  O hidrogênio possui densidade energética gravimétrica três   do abastecimento similares à mesma tarefa com o QAV.
                                                               renewable jet fuel production in integrated Brazilian sugarcane
 cação em jatos para voos de médio a longo alcance.   vezes superior à do QAV, com cerca de 120 MJ/kg do H  contra   No médio prazo, devem ser privilegiadas soluções híbridas   biorefineries. Applied Energy, 2018, 209, 290-305.
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 Outra solução energética é o uso do hidrogênio em aero-  42,8 MJ/kg do QAV. No entanto, há grandes desafios pela frente,   utilizando QAV alternativos com redução da pegada de carbono   McKinsey & Co. Hydrogen-powered aviation. Clean Sky 2 Joint
 naves, seja com propulsão exclusiva a hidrogênio, seja abaste-  como o projeto da aeronave, com a necessidade de adequações   (SAF ou Synfuel), baterias e células a combustível de hidrogênio.  Undertaking, Luxembourg, 2020.
 20  julho/agosto/setembro  julho/agosto/setembro                                                           21
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