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PROGRAMAS ESTUDANTIS SAE BRASIL



           Os parceiros                                        sistema de fixação dedicado à redução de vibrações e inter-

           O desafio iniciou-se com a Ballard, que doou as células a com-  ferências com outros sistemas do veículo (figura 4). Monitores
           bustível hidrogênio, forneceu o curso, o suporte e a documen-  de segurança foram definidos, e o sistema elétrico foi limitado a
           tação necessários às equipes para a integração do componente   60 volts DC/30 volts AC RMS para reduzir o risco de choque
           no veículo. Tivemos a adesão da Air Products Brasil, que do-  elétrico. Protocolos para instalação e remoção dos cilindros, se-
           ará os cilindros de hidrogênio e promoveu o curso com regras   gurança para partida e parada da unidade de potência e proto-
           para instalação dos cilindros nos veículos. A WEG confirmou   colos a serem seguidos em caso de emergência foram requeridos
           recentemente a parceria fornecendo peças e tecnologia para a   das equipes. Uma lista de verificações com os itens da regra foi
           bancada de testes que vai validar um conceito técnico para a   definida. A regra “draft” será revisada com o aprendizado e terá
           unidade de potência.                                um texto definitivo.
              Outras empresas do ramo automobilístico já sinalizaram
           o apoio com tecnologia e infraestrutura. A expectativa é de
           forte adesão, uma vez que a causa ambiental é reconhecida e
           apoiada por todos.
           As especificações técnicas
           e as regras de segurança
 Os cursos de treinamento on-line  potência, entre outras. O relatório deveria conter, ainda, dados   De forma inédita, as regras foram escritas simultaneamente ao
 Figura 3: Organismos normativos na regulamentação da mobilidade elétrica [3]
 Tivemos cursos no mês de julho em sessões virtuais com pro-  sobre a viabilidade de construção do veículo no prazo com fi-  desenvolvimento do projeto pelas equipes. Isso porque os or-
 fissionais especialistas convidados, do Brasil e do exterior. Fo-  nanciamento, cronogramas etc.  ganizadores tiveram que aprender a tecnologia nos cursos da-
 ram oito sessões: Veículo Elétrico a Hidrogênio, “Fuel Cell”,   dos. O comitê também precisou projetar seu próprio veículo,
 Transformação Energética Mundial, Fontes de Hidrogênio,  Aspectos gerais  pois era importante para definir a localização ideal das partes

 Segurança em Hidrogênio, “Fuel Cell Ballard”, Abastecimen-  Os aspectos gerais deveriam avaliar a infraestrutura da univer-  e especificar a performance dos veículos. O documento “draft”
 to e Infraestrutura de Hidrogênio, Hidrogênio na Mobilida-  sidade para o trabalho com hidrogênio e sistemas elétricos e a   HYBRID H2 POWERTRAIN SPECS & SAFETY RU-
 de Mundial e Tendências Internacionais na Mobilidade a H2.   participação da equipe nos treinamentos. O atendimento a esses   LES – SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge
 Tivemos também o curso Design da Mobilidade, abordando a   requisitos aumenta as chances de sucesso da equipe.  2020 foi editado e tem 56 páginas de especificações. Foi dada
 escolha de cores e formas para o veículo de modo a torná-lo   ênfase à instalação do cilindro definindo-se as posições aceitá-
 atraente para os clientes.   Design de estilo  veis no veículo e regras de fixação e proteção (figura 3).
 A prova de design de estilo deveria a avaliar o conceito de “sha-  Materiais, tubulações, conexões, pressões de trabalho, vál-
 A proposta    pe design e color & trim” (design visual do veículo e cor & aca-  vulas, sensores e roteamento de tubos foram especificados. Para
 da primeira etapa virtual  bamento) a ser proposto pela equipe com o tema “Hidrogênio   célula a combustível, o cuidado foi com o fato de seu uso origi-

 Esta etapa deveria selecionar as equipes que receberiam as célu-  para a Mobilidade Brasileira”.  nal prever somente instalações estacionárias. Foi proposto um   Figura 4: fixação da célula a combustível
 las a combustível e participariam das próximas etapas do desafio.
 O comitê organizador
 Aspectos técnicos e financeiros  Com o apoio de Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL, o   Figura 3:
           instalação do cilindro
 A prova de aspectos técnicos e financeiros demandava das equi-  comitê foi constituído por profissionais da indústria e da acade-
           de hidrogênio
 pes a concepção do protótipo equipado com a célula a combus-  mia com conhecimento em hidrogênio e membros dos comitês   (“Sidepod, extensão lateral”)
 tível e o registro em um relatório de projeto. O relatório deveria   Fórmula e Baja SAE com experiência nas competições estudantis.
 mostrar detalhes sobre a nova unidade de potência, critérios de   Além do mentor em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com
 projeto, desempenho, seleção de partes e cuidados com a se-  Hidrogênio, o engenheiro Daniel Lopes, o organizador das com-
 gurança, guiados por regras e especificações dadas pela SAE   petições estudantis SAE BRASIL, Ronaldo Bianchini, e a cura-
 BRASIL. A pontuação seria dada para evidências a serem apre-  dora da BW Expo Summit Digital 2020, Mônica Saraiva Panik,
 sentadas. Entre elas, o veículo deveria arrancar em rampas de   juntaram-se os engenheiros Ricardo Takahira, Sidney Gonçalves,
 10%, consumir 60% da potência da célula a combustível e 40%   Fernando Lacerda, Wanderlei Marinho, Byron Somerville, Silvano
 da bateria, e o projeto deveria respeitar o manual do produto   Pozzi, Edson Basilio, Jeferson de Brito, Renato Kazuo, Aldo Fan-
 Ballard, entre várias outras.   telli, Ana Clara e Daniel Bueno, entre vários outros. Eles deveriam
 O cumprimento das regras de segurança do hidrogênio seria   planejar etapas, julgar resultados e definir especificações técnicas e
 imperativo. O ponto principal pedia a simulação de desempe-  de segurança para os veículos. Fizeram parte também Ronaldo Lo-
 nho em uma pista de referência dada, com dados de consumo   pes, organizador da prova de design de estilo, e seus colaboradores
 de H2 e W·h da bateria, alcance e eficiência da unidade de   Amabille Gonçalves e Carlos Bertozzi.
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