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PROGRAMAS ESTUDANTIS SAE BRASIL
FOTO: DIVULGAÇÃO A competição
O SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge 2020
é a primeira competição no mundo de veículos Baja e Fórmula
SAE com unidade de potência alimentada por célula a combus-
tível hidrogênio. A ideia foi lançada pelo Camilo Adas em uma
reunião da recém-criada Mentoria em Tecnologia e Inovação
para Mobilidade com Hidrogênio da SAE BRASIL e ganhou
força com o apoio da empresa canadense, líder mundial no for-
necimento de células a combustível, Ballard Power Systems Inc.
que doou dez conjuntos de célula a combustível. Os veículos
com essa tecnologia vão competir durante a BW Expo Summit
Digital 2020, organizada pela Sobratema de 17 a 19 de novem-
bro em apresentação virtual, e na pista real em data definida
pela SAE BRASIL de acordo com o cenário da Covid-19.
A célula a combustível
O conjunto de células a combustível Ballard FCgen®-1020ACS Figura 1: Os quatro principais
(figura 1) usado é do tipo PEM – sigla em inglês para Mem- conceitos relacionados à
mobilidade elétrica [1]
brana de Troca de Prótons, capaz de gerar 2.100 W de potên- Figura 1: Ballard FCgen® – 1020ACS
cia elétrica. É um sistema para uso em aplicações compactas
O desafio SAE BRASIL & BALLARD com arrefecimento a ar e células autoumidificantes.
Student H2 Challenge 2020 A integração no veículo
O hidrogênio e a célula a combustível serão os protagonistas
na competição. Por isso as baterias foram limitadas aos mes-
Essa é a primeira competição no mundo de veículos Baja e Fórmula SAE mos 2.100 W, e a potência total, em 4200 W. A potência de
com unidade de potência alimentada por célula a combustível um Baja SAE é de 7,5 kW e de um Fórmula SAE, 80 kW.
Primeiro desafio: obter desempenho satisfatório com a potên-
Daniel Bueno Silveira Lima cia disponível. O volume de hidrogênio foi limitado em seis
litros e pressão de 153 bar. Com o “hidrogênio protagonista”
limitou-se a energia da bateria em 720 W·h, que em 12 volts
O apelo ambiental
A SAE BRASIL, no papel de Casa do Conhecimento da equivale à bateria chumbo-ácido veicular de 60 A·h. Segundo
Mobilidade Brasileira, desde a sua fundação, em 1991, pro- O movimento por matrizes energéticas limpas cresce no mun- desafio: obter alcance satisfatório com a energia disponível. O
move com sucesso vários programas estudantis na área da do, e as transformações ambientais já evidentes fazem com que maior desafio: integrar todos os sistemas no pequeno espaço
mobilidade no Brasil. Neste ano de 2020 de várias transfor- Europa, Japão e Califórnia, nos Estados Unidos, entre outros, a eles destinado nos veículos. Saem o tanque de gasolina, o
mações disruptivas, com o grande impulso dado pela comuni- já tenham prazos definidos para o banimento de combustíveis motor a combustão e a transmissão, mas entram, o cilindro de
dade internacional em busca de tecnologias ambientalmente nocivos ao meio ambiente. hidrogênio, várias válvulas, a célula a combustível, um venti-
amigáveis, a SAE BRASIL e a Ballard Power Systems Inc., As baterias e o hidrogênio devem contribuir neste processo lador, um conversor DC-DC, novas baterias, um inversor, o
do Canadá, lançam o desafio SAE BRASIL & BALLARD como meios eficientes de armazenamento da energia elétrica. motor elétrico e outra transmissão no mínimo (figura 2).
Student H2 Challenge 2020. As fontes de energias limpas, como as usinas eólicas e sola-
res, e esses meios de armazenamento se completam otimizando O prazo de desenvolvimento
o gerenciamento e a distribuição da produção. Obtido principal- O prazo de aprendizado e desenvolvimento do veículo seria
O desafio mente a partir da eletrólise da água, o hidrogênio “verde”, neste o último desafio. A BW Expo Summit Digital 2020 deveria
Este deve ser o evento lançador de nova modalidade de pro- caso, pode ser produzido e armazenado em unidades de estoca- realizar-se de 6 a 8 de outubro deste ano no SP Expo. Quatro
grama estudantil. Associado às plataformas Baja e Fórmula gem próximas aos locais onde será usado. Comparado às baterias, meses para aprender, conceber, detalhar, obter peças, construir,
SAE BRASIL, o objetivo é transformar esses veículos, movi- com o hidrogênio os veículos têm maior alcance e menor tempo montar e testar o veículo — impossível! Com os dois anos
dos por motores a combustão ou puramente elétricos a bateria, de reabastecimento, comparável ao de veículos a gás natural. No que se leva para desenvolver um veículo normal. Mesmo sendo
em sistemas com unidade de potência híbrida elétrica com caso de potências maiores, como caminhões, ônibus, trens, navios impossível, e ainda com a Covid-19 e as universidades fecha-
célula a combustível hidrogênio e baterias. e possivelmente aviões, é a melhor solução atualmente. das, quatorze equipes toparam o desafio. Figura 2: elementos da unidade de potência híbrida
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