Page 24 - Revista EAA - Edição 87
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PROGRAMAS ESTUDANTIS SAE BRASIL



                                                                                                                                                Os parceiros                                        sistema de fixação dedicado à redução de vibrações e inter-

                                                                                                                                                O desafio iniciou-se com a Ballard, que doou as células a com-  ferências com outros sistemas do veículo (figura 4). Monitores
                                                                                                                                                bustível hidrogênio, forneceu o curso, o suporte e a documen-  de segurança foram definidos, e o sistema elétrico foi limitado a
                                                                                                                                                tação necessários às equipes para a integração do componente   60 volts DC/30 volts AC RMS para reduzir o risco de choque
                                                                                                                                                no veículo. Tivemos a adesão da Air Products Brasil, que do-  elétrico. Protocolos para instalação e remoção dos cilindros, se-
                                                                                                                                                ará os cilindros de hidrogênio e promoveu o curso com regras   gurança para partida e parada da unidade de potência e proto-
                                                                                                                                                para instalação dos cilindros nos veículos. A WEG confirmou   colos a serem seguidos em caso de emergência foram requeridos
                                                                                                                                                recentemente a parceria fornecendo peças e tecnologia para a   das equipes. Uma lista de verificações com os itens da regra foi
                                                                                                                                                bancada de testes que vai validar um conceito técnico para a   definida. A regra “draft” será revisada com o aprendizado e terá
                                                                                                                                                unidade de potência.                                um texto definitivo.
                                                                                                                                                   Outras empresas do ramo automobilístico já sinalizaram
                                                                                                                                                o apoio com tecnologia e infraestrutura. A expectativa é de
                                                                                                                                                forte adesão, uma vez que a causa ambiental é reconhecida e
                                                                                                                                                apoiada por todos.
                                                                                                                                                As especificações técnicas
                                                                                                                                                e as regras de segurança
                        Os cursos de treinamento on-line                   potência, entre outras. O relatório deveria conter, ainda, dados     De forma inédita, as regras foram escritas simultaneamente ao
 Figura 3: Organismos normativos na regulamentação da mobilidade elétrica [3]
                        Tivemos cursos no mês de julho em sessões virtuais com pro-  sobre a viabilidade de construção do veículo no prazo com fi-  desenvolvimento do projeto pelas equipes. Isso porque os or-
                        fissionais especialistas convidados, do Brasil e do exterior. Fo-  nanciamento, cronogramas etc.                        ganizadores tiveram que aprender a tecnologia nos cursos da-
                        ram oito sessões: Veículo Elétrico a Hidrogênio, “Fuel Cell”,                                                           dos. O comitê também precisou projetar seu próprio veículo,
                        Transformação Energética Mundial, Fontes de Hidrogênio,  Aspectos gerais                                                pois era importante para definir a localização ideal das partes

                        Segurança em Hidrogênio, “Fuel Cell Ballard”, Abastecimen-  Os aspectos gerais deveriam avaliar a infraestrutura da univer-  e especificar a performance dos veículos. O documento “draft”
                        to e Infraestrutura de Hidrogênio, Hidrogênio na Mobilida-  sidade para o trabalho com hidrogênio e sistemas elétricos e a   HYBRID H2 POWERTRAIN SPECS & SAFETY RU-
                        de Mundial e Tendências Internacionais na Mobilidade a H2.   participação da equipe nos treinamentos. O atendimento a esses   LES – SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge
                        Tivemos também o curso Design da Mobilidade, abordando a   requisitos aumenta as chances de sucesso da equipe.          2020 foi editado e tem 56 páginas de especificações. Foi dada
                        escolha de cores e formas para o veículo de modo a torná-lo                                                             ênfase à instalação do cilindro definindo-se as posições aceitá-
                        atraente para os clientes.                         Design de estilo                                                     veis no veículo e regras de fixação e proteção (figura 3).
                                                                           A prova de design de estilo deveria a avaliar o conceito de “sha-       Materiais, tubulações, conexões, pressões de trabalho, vál-
                        A proposta                                         pe design e color & trim” (design visual do veículo e cor & aca-     vulas, sensores e roteamento de tubos foram especificados. Para
                        da primeira etapa virtual                          bamento) a ser proposto pela equipe com o tema “Hidrogênio           célula a combustível, o cuidado foi com o fato de seu uso origi-

                        Esta etapa deveria selecionar as equipes que receberiam as célu-  para a Mobilidade Brasileira”.                        nal prever somente instalações estacionárias. Foi proposto um   Figura 4: fixação da célula a combustível
                        las a combustível e participariam das próximas etapas do desafio.
                                                                           O comitê organizador
                        Aspectos técnicos e financeiros                    Com o apoio de Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL, o               Figura 3:
                                                                                                                                                 instalação do cilindro
                        A prova de aspectos técnicos e financeiros demandava das equi-  comitê foi constituído por profissionais da indústria e da acade-
                                                                                                                                                 de hidrogênio
                        pes a concepção do protótipo equipado com a célula a combus-  mia com conhecimento em hidrogênio e membros dos comitês   (“Sidepod, extensão lateral”)
                        tível e o registro em um relatório de projeto. O relatório deveria   Fórmula e Baja SAE com experiência nas competições estudantis.
                        mostrar detalhes sobre a nova unidade de potência, critérios de   Além do mentor em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com
                        projeto, desempenho, seleção de partes e cuidados com a se-  Hidrogênio, o engenheiro Daniel Lopes, o organizador das com-
                        gurança, guiados por regras e especificações dadas pela SAE   petições estudantis SAE BRASIL, Ronaldo Bianchini, e a cura-
                        BRASIL. A pontuação seria dada para evidências a serem apre-  dora da BW Expo Summit Digital 2020, Mônica Saraiva Panik,
                        sentadas. Entre elas, o veículo deveria arrancar em rampas de   juntaram-se os engenheiros Ricardo Takahira, Sidney Gonçalves,
                        10%, consumir 60% da potência da célula a combustível e 40%   Fernando Lacerda, Wanderlei Marinho, Byron Somerville, Silvano
                        da bateria, e o projeto deveria respeitar o manual do produto   Pozzi, Edson Basilio, Jeferson de Brito, Renato Kazuo, Aldo Fan-
                        Ballard, entre várias outras.                      telli, Ana Clara e Daniel Bueno, entre vários outros. Eles deveriam
                          O cumprimento das regras de segurança do hidrogênio seria   planejar etapas, julgar resultados e definir especificações técnicas e
                        imperativo. O ponto principal pedia a simulação de desempe-  de segurança para os veículos. Fizeram parte também Ronaldo Lo-
                        nho em uma pista de referência dada, com dados de consumo   pes, organizador da prova de design de estilo, e seus colaboradores
                        de H2 e W·h da bateria, alcance e eficiência da unidade de   Amabille Gonçalves e Carlos Bertozzi.
                        24 24                                                                              julho/agost                          julho/agosto/setembro                                                                             25
                                                                                                           julho/agosto/setembroo/setembro
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