Page 4 - Revista EAA - Edição 89
P. 4
PALAVRA DO PRESIDENTE CAPA EDITORIAL
CONSELHO EXECUTIVO
Camilo A. Adas A SAE BRASIL Entrando
Daniel Zacher
Horácio A. Forjaz e a ferrovia nos "trilhos"
Mauro Andreassa
Mauro L. Correia
Max Forte brasileira
Ricardo Bacellar Cunhada para expressar a situação em que algo regressa à normali-
Silvia Iombriller Camilo Adas, dade, a expressão “entrando nos eixos”, ou nos trilhos, reflete também o Edson Eddy Zacarias,
O estatuto da SAE BRASIL foi concebi- Presidente do Conselho momento pelo qual passa o modal ferroviário no Brasil, às vésperas de engenheiro de produção
CONSELHO SUPERIOR do com base na percepção de que a mobilida- da SAE BRASIL. uma nova revolução na mobilidade sobre trilhos. mecânico e coordenador
Amauri Rossi voluntário da Mentoria
Carolina Cominotti de envolve tudo que se movimenta, na cidade Relegado a segundo plano a partir da década de 1920, período em Ferroviária SAE BRASIL
Carlos Bertozzi e no campo, sobre trilhos, no ar e no mar. que outra expressão ganhou notoriedade – “governar é abrir estradas” –,
Claudio Castro A amplitude de propósito da SAE BRASIL, o setor ferroviário brasileiro viu seu renascer no final dos anos 1990, com
Fabio Uema hoje, abrange a mobilidade humana, a automotiva e a aeroespacial. Englo- o processo de concessão da malha ferroviária federal à iniciativa privada.
Fernando Herrera
Frank Sowade ba a percepção de que as riquezas minerais e do agro brasileiro se movem Ganhará, agora, fôlego novo com as renovações antecipadas das conces-
Gábor Deák por distâncias continentais, e abraça a visão da ferrovia como alavanca sões e, de carona, inaugurará investimentos em novos trechos ferroviários,
Geraldo Barra para que o Brasil progrida e seja competitivo em infraestrutura e eficácia o que ocupará importante ociosidade da indústria.
Gerson Fini viária, na logística e na eficiência energética. E é sobre esse momento de correção de erros estratégicos que nos de-
Leandro Siqueira
Lourenço Oricchio Assim, a revista EAA 89 contextualiza a SAE BRASIL no centro das bruçamos para compor esta edição da revista da Casa do Conhecimento
Renato Mastrobuono ferrovias brasileiras, mostra o cenário atual e os desafios para o desenvol- da Mobilidade. Uma edição especial focada no modal ferroviário.
Sandro Trentin vimento de um modal rápido, seguro, confortável e de alta capacidade, Nos cinco blocos, divididos em Infraestrutura, Expansão da Rede,
Sérgio Kramer com soluções de transporte para cargas e passageiros, no meio urbano e no Tecnologia, Desafios e Ponto de Vista, nossos convidados, a quem agra- "O setor ferroviário
Vicente Abate
meio rural. Algo que renova e fortalece também a nossa economia. decemos pela colaboração e compartilhamento de tempo e conheci-
Cientes da importância desse modal no contexto da mobilidade, mento, trazem uma visão atualizada e crítica de diversas áreas de atua- brasileiro viu seu
CONSELHO FISCAL
Flávio Campos criamos, há cerca de um ano, a Mentoria da Ferrovia. Ela complementa ção do modal.
Mário Guitti e impulsiona o trabalho que a SAE BRASIL já faz há anos, inclusive em Do novo marco de ferrovias, passando pela retomada da capacidade renascer no final
Marcio Schettino
Jomar Napoleão da Silva constante alinhamento com a Abifer. de planejamento de longo prazo, abordamos veículos leves sobre trilhos, dos anos 1990,
Reinaldo Muratori Nas páginas que se seguem, vocês encontrarão análises de renomados es- tecnologias viabilizadoras da redução da pegada de carbono, como os
José A. Salazar Neto pecialistas sobre os mais variados aspectos da realidade ferroviária no Brasil. biocombustíveis avançados, as locomotivas elétricas e vagões mais efi-
A SAE BRASIL é a Casa do Conhecimento da Mobilidade sobre cientes e confiáveis. com o processo de
CONSELHO CONSULTIVO SÊNIOR Trilhos. Sabemos que o transporte ferroviário se alinha naturalmente Da sustentabilidade à segurança, foram abordados sistemas de moni-
Ali El Hage concessão da malha
Bernd Wiedemann às tendências mundiais da mobilidade do futuro, como a eletrificação, a toramento preditivo da via permanente voltados a evitar interrupção da
Carlos A. Briganti conexão intermodal e o compartilhamento. circulação de trens, garantindo a segurança operacional. Trazemos tam-
Erino Tonon O cenário é desafiador para o Brasil, que possui apenas 15% de seu bém uma leitura sobre a operação automática de trens. ferroviária federal à
Francisco Satkunas transporte feito por ferrovias, muitas delas em condições precárias de O bloco dos desafios reflete sobre o progresso da indústria ferroviária
Horst Bergmann iniciativa privada"
Luc de Ferran conservação. A SAE BRASIL enxerga nisso o vasto potencial do nosso nacional. Aborda o estabelecimento de parcerias entre academia e indús-
Ozires Silva País para crescer no setor e participar desse futuro, que é multimodal. tria nacional para viabilizar o projeto Ferrovia 4.0 e a possibilidade “de
Paulo Regner Desafio também presente na malha metroferroviária brasileira, que pre- irmos mais longe” com programas estudantis, transportando a experiên-
Pedro Manuchakian
Silverio Bonfiglioli cisa ser readequada à crescente demanda das populações metropolitanas. cia do Fórmula SAE para o futuro Ferromodelismo SAE, como suporte
Vagner Galeote Temos capacidade industrial instalada e tecnologia para produzir ve- à formação e capacitação dos futuros técnicos e engenheiros brasileiros.
Vilmar Fistarol ículos e sistemas competitivos em escala global e sermos protagonistas Por fim, trazemos duas leituras para um mesmo tema, a importância
Waldey Sanchez no desenvolvimento desse setor, inclusive em países vizinhos. E mais. O das ferrovias para o agro.
horizonte ferroviário brasileiro é promissor com o novo marco legal que Foi um grande prazer reunir e compartilhar todo esse conhecimento
GERENTE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO está em vias de aprovação, o que poderá atrair investimentos importantes. do modal ferroviário nesta edição, que inicia o período de comemoração
Ivan de Rosa
A corrida mundial para o salto competitivo na mobilidade ferroviária dos 30 anos da SAE BRASIL. Que tenhamos muitos outros momentos
GERENTE DE OPERAÇÔES é grande, e a SAE BRASIL vai contribuir para impulsionar este trilho. como este da Casa do Conhecimento da Mobilidade brasileira.
Ronaldo Bianchini Boa leitura! Boa leitura!
4 4 janeiro/fevereiro/março janeiro/fevereiro/março 5