Page 4 - Revista EAA - Edição 89
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PALAVRA DO PRESIDENTE                                                              CAPA          EDITORIAL








          CONSELHO EXECUTIVO
          Camilo A. Adas                          A SAE BRASIL                                                                    Entrando
          Daniel Zacher
          Horácio A. Forjaz                       e a ferrovia                                                                    nos "trilhos"
          Mauro Andreassa
          Mauro L. Correia
          Max Forte                               brasileira
          Ricardo Bacellar                                                                                                          Cunhada para expressar a situação em que algo regressa à normali-
          Silvia Iombriller                                                                 Camilo Adas,                          dade, a expressão “entrando nos eixos”, ou nos trilhos, reflete também o         Edson Eddy Zacarias,
                                                      O estatuto da SAE BRASIL foi concebi-  Presidente do Conselho               momento pelo qual passa o modal ferroviário no Brasil, às vésperas de            engenheiro de produção
          CONSELHO SUPERIOR                        do com base na percepção de que a mobilida-  da SAE BRASIL.                    uma nova revolução na mobilidade sobre trilhos.                                  mecânico e coordenador
          Amauri Rossi                                                                                                                                                                                             voluntário da Mentoria
          Carolina Cominotti                       de envolve tudo que se movimenta, na cidade                                      Relegado a segundo plano a partir da década de 1920, período em                Ferroviária SAE BRASIL
          Carlos Bertozzi                          e no campo, sobre trilhos, no ar e no mar.                                     que outra expressão ganhou notoriedade – “governar é abrir estradas” –,
          Claudio Castro                              A amplitude de propósito da SAE BRASIL,                                     o setor ferroviário brasileiro viu seu renascer no final dos anos 1990, com
          Fabio Uema                               hoje, abrange a mobilidade humana, a automotiva e a aeroespacial. Englo-       o processo de concessão da malha ferroviária federal à iniciativa privada.
          Fernando Herrera
          Frank Sowade                             ba a percepção de que as riquezas minerais e do agro brasileiro se movem       Ganhará, agora, fôlego novo com as renovações antecipadas das conces-
          Gábor Deák                               por distâncias continentais, e abraça a visão da ferrovia como alavanca        sões e, de carona, inaugurará investimentos em novos trechos ferroviários,
          Geraldo Barra                            para que o Brasil progrida e seja competitivo em infraestrutura e eficácia     o que ocupará importante ociosidade da indústria.
          Gerson Fini                              viária, na logística e na eficiência energética.                                 E é sobre esse momento de correção de erros estratégicos que nos de-
          Leandro Siqueira
          Lourenço Oricchio                           Assim, a revista EAA 89 contextualiza a SAE BRASIL no centro das            bruçamos para compor esta edição da revista da Casa do Conhecimento
          Renato Mastrobuono                       ferrovias brasileiras, mostra o cenário atual e os desafios para o desenvol-   da Mobilidade. Uma edição especial focada no modal ferroviário.
          Sandro Trentin                           vimento de um modal rápido, seguro, confortável e de alta capacidade,            Nos cinco blocos, divididos em Infraestrutura, Expansão da Rede,
          Sérgio Kramer                            com soluções de transporte para cargas e passageiros, no meio urbano e no      Tecnologia, Desafios e Ponto de Vista, nossos convidados, a quem agra-    "O setor ferroviário
          Vicente Abate
                                                   meio rural. Algo que renova e fortalece também a nossa economia.               decemos pela colaboração e compartilhamento de tempo e conheci-
                                                      Cientes da importância desse modal no contexto da mobilidade,               mento, trazem uma visão atualizada e crítica de diversas áreas de atua-      brasileiro viu seu
          CONSELHO FISCAL
          Flávio Campos                            criamos, há cerca de um ano, a Mentoria da Ferrovia. Ela complementa           ção do modal.
          Mário Guitti                             e impulsiona o trabalho que a SAE BRASIL já faz há anos, inclusive em            Do novo marco de ferrovias, passando pela retomada da capacidade            renascer no final
          Marcio Schettino
          Jomar Napoleão da Silva                  constante alinhamento com a Abifer.                                            de planejamento de longo prazo, abordamos veículos leves sobre trilhos,         dos anos 1990,
          Reinaldo Muratori                           Nas páginas que se seguem, vocês encontrarão análises de renomados es-      tecnologias viabilizadoras da redução da pegada de carbono, como os
          José A. Salazar Neto                     pecialistas sobre os mais variados aspectos da realidade ferroviária no Brasil.   biocombustíveis avançados, as locomotivas elétricas e vagões mais efi-
                                                      A SAE BRASIL é a Casa do Conhecimento da Mobilidade sobre                   cientes e confiáveis.                                                       com o processo de
          CONSELHO CONSULTIVO SÊNIOR               Trilhos. Sabemos que o transporte ferroviário se alinha naturalmente             Da sustentabilidade à segurança, foram abordados sistemas de moni-
          Ali El Hage                                                                                                                                                                                      concessão da malha
          Bernd Wiedemann                          às tendências mundiais da mobilidade do futuro, como a eletrificação, a        toramento preditivo da via permanente voltados a evitar interrupção da
          Carlos A. Briganti                       conexão intermodal e o compartilhamento.                                       circulação de trens, garantindo a segurança operacional. Trazemos tam-
          Erino Tonon                                 O cenário é desafiador para o Brasil, que possui apenas 15% de seu          bém uma leitura sobre a operação automática de trens.                    ferroviária federal à
          Francisco Satkunas                       transporte feito por ferrovias, muitas delas em condições precárias de           O bloco dos desafios reflete sobre o progresso da indústria ferroviária
          Horst Bergmann                                                                                                                                                                                      iniciativa privada"
          Luc de Ferran                            conservação. A SAE BRASIL enxerga nisso o vasto potencial do nosso             nacional. Aborda o estabelecimento de parcerias entre academia e indús-
          Ozires Silva                             País para crescer no setor e participar desse futuro, que é multimodal.        tria nacional para viabilizar o projeto Ferrovia 4.0 e a possibilidade “de
          Paulo Regner                             Desafio também presente na malha metroferroviária brasileira, que pre-         irmos mais longe” com programas estudantis, transportando a experiên-
          Pedro Manuchakian
          Silverio Bonfiglioli                     cisa ser readequada à crescente demanda das populações metropolitanas.         cia do Fórmula SAE para o futuro Ferromodelismo SAE, como suporte
          Vagner Galeote                              Temos capacidade industrial instalada e tecnologia para produzir ve-        à formação e capacitação dos futuros técnicos e engenheiros brasileiros.
          Vilmar Fistarol                          ículos e sistemas competitivos em escala global e sermos protagonistas           Por fim, trazemos duas leituras para um mesmo tema, a importância
          Waldey Sanchez                           no desenvolvimento desse setor, inclusive em países vizinhos. E mais. O        das ferrovias para o agro.
                                                   horizonte ferroviário brasileiro é promissor com o novo marco legal que          Foi um grande prazer reunir e compartilhar todo esse conhecimento
          GERENTE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO        está em vias de aprovação, o que poderá atrair investimentos importantes.      do modal ferroviário nesta edição, que inicia o período de comemoração
          Ivan de Rosa
                                                      A corrida mundial para o salto competitivo na mobilidade ferroviária        dos 30 anos da SAE BRASIL. Que tenhamos muitos outros momentos
          GERENTE DE OPERAÇÔES                     é grande, e a SAE BRASIL vai contribuir para impulsionar este trilho.          como este da Casa do Conhecimento da Mobilidade brasileira.
          Ronaldo Bianchini                           Boa leitura!                                                                  Boa leitura!


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