Page 7 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    INFRAESTRUTURA




  Ponte sobre o Rio Grande:
 trecho da ferrovia Norte Sul
 da Rumo Malha Central

























 A recente revolução

 no setor ferroviário brasileiro





 Abre-se a oportunidade do setor privado criar, entre outras alternativas, as short-lines,
 permitindo um melhor uso da malha ferroviária brasileira, que atualmente tem pouco
 mais de 10 mil quilômetros de sua extensão ociosos ou sem tráfego
           Atualmente, as ferrovias representam pouco         Novos projetos buscam estabelecer
 Jean Mafra dos Reis*
           mais de 15% do transporte de cargas no Brasil      um novo marco regulatório para as ferrovias no País

 setor de transporte ferroviário brasileiro vem pas-  de transporte se concentra atualmente em pouco mais de   promovendo um uso mais racional para esses ativos; e (iv)   processo de relicitação a concessão da Rumo Malha Oeste.
 sando por uma recente revolução nos últimos cin-  10 mil quilômetros de linhas férreas, predominantemente    introduzir novas formas de outorgas no setor ferroviário,   Após cinco anos do início do programa, os primeiros
 O co anos. O primeiro momento que marcou o setor   commodities minerais e agrícolas, e outro terço da malha   facilitando a entrada de novos atores privados.  contratos de prorrogação de ferrovias começaram a ser as-
 iniciou-se quando do processo de concessão das ferrovias   ferroviária encontra-se ocioso ou sem tráfego, em grande   Para fazer frente ao desafio relativo à necessidade de amplia-  sinados ao longo do ano de 2020, são eles: o contrato da
 brasileiras à iniciativa privada, ocorrido em meados da dé-  medida, por inviabilidade econômica desses trechos, pelo   ção da oferta dos serviços de transporte ferroviário e à moder-  Rumo Malha Paulista (assinado em 28 de maio de 2020)
 cada de 1990. O grande desafio, à época, era a transferência   atual modelo disposto no projeto concessionário. Como re-  nização dos contratos de concessão existentes, um importante   e os dois contratos de concessão da Vale – EFC e EFVM
 do serviço de transporte ferroviário do setor público (Rede   sultado desse quadro, as ferrovias representam hoje pouco   passo foi dado em 2015, com o lançamento do programa Novos   (assinados em 18 de dezembro de 2020). Tais contratos
 Ferroviária Federal S/A  – RFFSA)  para o setor privado   mais de 15% na matriz de transporte de cargas no Brasil.  Investimentos em Concessões Existentes, que lançou as bases   têm como alguns de seus elementos basilares: (i) o estabe-
 (operadoras ferroviárias), com o objetivo de desonerar o   Apesar do crescimento observado na produção das fer-  para o programa que se convencionou chamar de Prorrogação   lecimento de expressivo volume de investimentos obrigató-
 Estado, melhorar a qualidade da prestação do serviço e a   rovias nos últimos anos, importantes desafios ainda preci-  Antecipada dos Contratos de Concessões Ferroviárias.   rios, a ser realizado pelas concessionárias, visando ampliar
 alocação de recursos, bem como ampliar a eficiência opera-  sam ser vencidos para aumentar a participação das ferrovias   Esse programa passou a contar com um robusto arca-  a oferta do serviço de transporte ferroviário; (ii) moderni-
 cional das ferrovias.  na matriz de transporte de cargas no Brasil, entre os quais   bouço legal, instituído a partir da publicação da Lei nº   zação dos contratos com as melhores práticas regulatórias
 Como reflexo desse primeiro marco no setor, entre os   destacam-se: (i) ampliar a oferta de serviço de transporte   13.448/2017, que estabeleceu as diretrizes gerais para pror-  atualmente exigidas pela OCDE; e (iii) a incorporação de
 anos de 2006 e 2019, o volume transportado, em aproxi-  ferroviário, por meio de mais investimentos, nas atuais con-  rogação e relicitação dos contratos de parceria. Inicialmente   mecanismos que desestimulem eventuais inexecuções ou
 madamente 29.900 quilômetros de ferrovias, em Tonela-  cessões e em novas outorgas de concessões; (ii) promover a   cinco ferrovias foram inseridas no programa: Rumo Malha   atrasos de obrigações, tais como o desconto anual de ree-
 das Úteis (TU), passou de 389 para 494 milhões de TU,   modernização dos contratos de concessão existentes, para   Paulista, Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro   quilíbrio e o pagamento de adicional de outorga.
 representando um crescimento anual de aproximadamen-  fazer frente aos novos desafios do setor; (iii) buscar, a partir   Vitória a Minas (EFVM), MRS Logística e Ferrovia Centro   No caso da prorrogação do contrato de concessão da
 te 2,08 %. Entretanto, é importante ressaltar que, apesar   de um novo marco regulatório, soluções para os diversos   Atlântica (FCA). Mais recentemente foi incluída no progra-  EFVM, introduziu-se uma importante inovação da Lei nº
 desse expressivo crescimento, mais de 90% da produção   trechos ferroviários que hoje estão ociosos ou sem tráfego,   ma de prorrogação a concessão da Rumo Malha Sul e no   13.448/2017, a possibilidade de uma concessionária fazer
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