Page 5 - Revista EAA - Edição 89
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PALAVRA DO PRESIDENTE  CAPA   EDITORIAL








 CONSELHO EXECUTIVO
 Camilo A. Adas  A SAE BRASIL  Entrando
 Daniel Zacher
 Horácio A. Forjaz  e a ferrovia   nos "trilhos"
 Mauro Andreassa
 Mauro L. Correia
 Max Forte  brasileira
 Ricardo Bacellar  Cunhada para expressar a situação em que algo regressa à normali-
 Silvia Iombriller  Camilo Adas,   dade, a expressão “entrando nos eixos”, ou nos trilhos, reflete também o   Edson Eddy Zacarias,
 O estatuto da SAE BRASIL foi concebi-  Presidente do Conselho   momento pelo qual passa o modal ferroviário no Brasil, às vésperas de   engenheiro de produção
 CONSELHO SUPERIOR  do com base na percepção de que a mobilida-  da SAE BRASIL.  uma nova revolução na mobilidade sobre trilhos.  mecânico e coordenador
 Amauri Rossi                                                                               voluntário da Mentoria
 Carolina Cominotti  de envolve tudo que se movimenta, na cidade   Relegado a segundo plano a partir da década de 1920, período em   Ferroviária SAE BRASIL
 Carlos Bertozzi  e no campo, sobre trilhos, no ar e no mar.  que outra expressão ganhou notoriedade – “governar é abrir estradas” –,
 Claudio Castro  A amplitude de propósito da SAE BRASIL,   o setor ferroviário brasileiro viu seu renascer no final dos anos 1990, com
 Fabio Uema  hoje, abrange a mobilidade humana, a automotiva e a aeroespacial. Englo-  o processo de concessão da malha ferroviária federal à iniciativa privada.
 Fernando Herrera
 Frank Sowade  ba a percepção de que as riquezas minerais e do agro brasileiro se movem   Ganhará, agora, fôlego novo com as renovações antecipadas das conces-
 Gábor Deák  por distâncias continentais, e abraça a visão da ferrovia como alavanca   sões e, de carona, inaugurará investimentos em novos trechos ferroviários,
 Geraldo Barra  para que o Brasil progrida e seja competitivo em infraestrutura e eficácia   o que ocupará importante ociosidade da indústria.
 Gerson Fini  viária, na logística e na eficiência energética.  E é sobre esse momento de correção de erros estratégicos que nos de-
 Leandro Siqueira
 Lourenço Oricchio  Assim, a revista EAA 89 contextualiza a SAE BRASIL no centro das   bruçamos para compor esta edição da revista da Casa do Conhecimento
 Renato Mastrobuono  ferrovias brasileiras, mostra o cenário atual e os desafios para o desenvol-  da Mobilidade. Uma edição especial focada no modal ferroviário.
 Sandro Trentin  vimento de um modal rápido, seguro, confortável e de alta capacidade,   Nos cinco blocos, divididos em Infraestrutura, Expansão da Rede,
 Sérgio Kramer  com soluções de transporte para cargas e passageiros, no meio urbano e no   Tecnologia, Desafios e Ponto de Vista, nossos convidados, a quem agra-  "O setor ferroviário
 Vicente Abate
 meio rural. Algo que renova e fortalece também a nossa economia.  decemos pela colaboração e compartilhamento de tempo e conheci-
 Cientes da importância desse modal no contexto da mobilidade,   mento, trazem uma visão atualizada e crítica de diversas áreas de atua-  brasileiro viu seu
 CONSELHO FISCAL
 Flávio Campos  criamos, há cerca de um ano, a Mentoria da Ferrovia. Ela complementa   ção do modal.
 Mário Guitti  e impulsiona o trabalho que a SAE BRASIL já faz há anos, inclusive em   Do novo marco de ferrovias, passando pela retomada da capacidade   renascer no final
 Marcio Schettino
 Jomar Napoleão da Silva  constante alinhamento com a Abifer.  de planejamento de longo prazo, abordamos veículos leves sobre trilhos,   dos anos 1990,
 Reinaldo Muratori  Nas páginas que se seguem, vocês encontrarão análises de renomados es-  tecnologias viabilizadoras da redução da pegada de carbono, como os
 José A. Salazar Neto  pecialistas sobre os mais variados aspectos da realidade ferroviária no Brasil.   biocombustíveis avançados, as locomotivas elétricas e vagões mais efi-
 A SAE BRASIL é a Casa do Conhecimento da Mobilidade sobre   cientes e confiáveis.    com o processo de
 CONSELHO CONSULTIVO SÊNIOR  Trilhos. Sabemos que o transporte ferroviário se alinha naturalmente   Da sustentabilidade à segurança, foram abordados sistemas de moni-
 Ali El Hage                                                                        concessão da malha
 Bernd Wiedemann  às tendências mundiais da mobilidade do futuro, como a eletrificação, a   toramento preditivo da via permanente voltados a evitar interrupção da
 Carlos A. Briganti  conexão intermodal e o compartilhamento.   circulação de trens, garantindo a segurança operacional. Trazemos tam-
 Erino Tonon  O cenário é desafiador para o Brasil, que possui apenas 15% de seu   bém uma leitura sobre a operação automática de trens.  ferroviária federal à
 Francisco Satkunas  transporte feito por ferrovias, muitas delas em condições precárias de   O bloco dos desafios reflete sobre o progresso da indústria ferroviária
 Horst Bergmann                                                                        iniciativa privada"
 Luc de Ferran  conservação. A SAE BRASIL enxerga nisso o vasto potencial do nosso   nacional. Aborda o estabelecimento de parcerias entre academia e indús-
 Ozires Silva  País para crescer no setor e participar desse futuro, que é multimodal.   tria nacional para viabilizar o projeto Ferrovia 4.0 e a possibilidade “de
 Paulo Regner  Desafio também presente na malha metroferroviária brasileira, que pre-  irmos mais longe” com programas estudantis, transportando a experiên-
 Pedro Manuchakian
 Silverio Bonfiglioli  cisa ser readequada à crescente demanda das populações metropolitanas.  cia do Fórmula SAE para o futuro Ferromodelismo SAE, como suporte
 Vagner Galeote  Temos capacidade industrial instalada e tecnologia para produzir ve-  à formação e capacitação dos futuros técnicos e engenheiros brasileiros.
 Vilmar Fistarol  ículos e sistemas competitivos em escala global e sermos protagonistas   Por fim, trazemos duas leituras para um mesmo tema, a importância
 Waldey Sanchez  no desenvolvimento desse setor, inclusive em países vizinhos. E mais. O   das ferrovias para o agro.
 horizonte ferroviário brasileiro é promissor com o novo marco legal que   Foi um grande prazer reunir e compartilhar todo esse conhecimento
 GERENTE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO  está em vias de aprovação, o que poderá atrair investimentos importantes.  do modal ferroviário nesta edição, que inicia o período de comemoração
 Ivan de Rosa
 A corrida mundial para o salto competitivo na mobilidade ferroviária   dos 30 anos da SAE BRASIL. Que tenhamos muitos outros momentos
 GERENTE DE OPERAÇÔES  é grande, e a SAE BRASIL vai contribuir para impulsionar este trilho.  como este da Casa do Conhecimento da Mobilidade brasileira.
 Ronaldo Bianchini  Boa leitura!  Boa leitura!


 4  4  janeiro/fevereiro/março  janeiro/fevereiro/março                                                       5
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