Page 6 - Revista EAA - Edição 89
P. 6

FERROVIA    INFRAESTRUTURA




                                                                                        Ponte sobre o Rio Grande:
                                                                                       trecho da ferrovia Norte Sul
                                                                                       da Rumo Malha Central

























                             A recente revolução

              no setor ferroviário brasileiro





            Abre-se a oportunidade do setor privado criar, entre outras alternativas, as short-lines,
             permitindo um melhor uso da malha ferroviária brasileira, que atualmente tem pouco
                       mais de 10 mil quilômetros de sua extensão ociosos ou sem tráfego
                                                                                                                                  Atualmente, as ferrovias representam pouco          Novos projetos buscam estabelecer
                                                    Jean Mafra dos Reis*
                                                                                                                                  mais de 15% do transporte de cargas no Brasil       um novo marco regulatório para as ferrovias no País

                setor de transporte ferroviário brasileiro vem pas-  de transporte se concentra atualmente em pouco mais de       promovendo um uso mais racional para esses ativos; e (iv)   processo de relicitação a concessão da Rumo Malha Oeste.
                sando por uma recente revolução nos últimos cin-  10 mil quilômetros de linhas férreas, predominantemente         introduzir novas formas de outorgas no setor ferroviário,   Após cinco anos do início do programa, os primeiros
         O co anos. O primeiro momento que marcou o setor    commodities minerais e agrícolas, e outro terço da malha             facilitando a entrada de novos atores privados.     contratos de prorrogação de ferrovias começaram a ser as-
         iniciou-se quando do processo de concessão das ferrovias   ferroviária encontra-se ocioso ou sem tráfego, em grande         Para fazer frente ao desafio relativo à necessidade de amplia-  sinados ao longo do ano de 2020, são eles: o contrato da
         brasileiras à iniciativa privada, ocorrido em meados da dé-  medida, por inviabilidade econômica desses trechos, pelo    ção da oferta dos serviços de transporte ferroviário e à moder-  Rumo Malha Paulista (assinado em 28 de maio de 2020)
         cada de 1990. O grande desafio, à época, era a transferência   atual modelo disposto no projeto concessionário. Como re-  nização dos contratos de concessão existentes, um importante   e os dois contratos de concessão da Vale – EFC e EFVM
         do serviço de transporte ferroviário do setor público (Rede   sultado desse quadro, as ferrovias representam hoje pouco   passo foi dado em 2015, com o lançamento do programa Novos   (assinados em 18 de dezembro de 2020). Tais contratos
         Ferroviária Federal S/A  – RFFSA)  para o setor privado   mais de 15% na matriz de transporte de cargas no Brasil.       Investimentos em Concessões Existentes, que lançou as bases   têm como alguns de seus elementos basilares: (i) o estabe-
         (operadoras ferroviárias), com o objetivo de desonerar o   Apesar do crescimento observado na produção das fer-          para o programa que se convencionou chamar de Prorrogação   lecimento de expressivo volume de investimentos obrigató-
         Estado, melhorar a qualidade da prestação do serviço e a   rovias nos últimos anos, importantes desafios ainda preci-    Antecipada dos Contratos de Concessões Ferroviárias.   rios, a ser realizado pelas concessionárias, visando ampliar
         alocação de recursos, bem como ampliar a eficiência opera-  sam ser vencidos para aumentar a participação das ferrovias     Esse programa passou a contar com um robusto arca-  a oferta do serviço de transporte ferroviário; (ii) moderni-
         cional das ferrovias.                               na matriz de transporte de cargas no Brasil, entre os quais          bouço legal, instituído a partir da publicação da Lei nº   zação dos contratos com as melhores práticas regulatórias
            Como reflexo desse primeiro marco no setor, entre os   destacam-se: (i) ampliar a oferta de serviço de transporte     13.448/2017, que estabeleceu as diretrizes gerais para pror-  atualmente exigidas pela OCDE; e (iii) a incorporação de
         anos de 2006 e 2019, o volume transportado, em aproxi-  ferroviário, por meio de mais investimentos, nas atuais con-     rogação e relicitação dos contratos de parceria. Inicialmente   mecanismos que desestimulem eventuais inexecuções ou
         madamente 29.900 quilômetros de ferrovias, em Tonela-  cessões e em novas outorgas de concessões; (ii) promover a        cinco ferrovias foram inseridas no programa: Rumo Malha   atrasos de obrigações, tais como o desconto anual de ree-
         das Úteis (TU), passou de 389 para 494 milhões de TU,   modernização dos contratos de concessão existentes, para         Paulista, Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro   quilíbrio e o pagamento de adicional de outorga.
         representando um crescimento anual de aproximadamen-  fazer frente aos novos desafios do setor; (iii) buscar, a partir   Vitória a Minas (EFVM), MRS Logística e Ferrovia Centro   No caso da prorrogação do contrato de concessão da
         te 2,08 %. Entretanto, é importante ressaltar que, apesar   de um novo marco regulatório, soluções para os diversos      Atlântica (FCA). Mais recentemente foi incluída no progra-  EFVM, introduziu-se uma importante inovação da Lei nº
         desse expressivo crescimento, mais de 90% da produção   trechos ferroviários que hoje estão ociosos ou sem tráfego,      ma de prorrogação a concessão da Rumo Malha Sul e no   13.448/2017, a possibilidade de uma concessionária fazer
          6                                                                                 janeiro/fevereiro/março               janeiro/fevereiro/março                                                                            7
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11