Page 22 - Revista EAA - Edição 93
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SAE BRASIL E A MOBILIDADE
O pulverizador autônomo Arbus possui controle automático das operações com monitoramento remoto
veis melhorias tanto no que se refere à ergonomia quanto gio Sartori Junior, explica que o novo pulverizador da com-
à segurança e, consequentemente, da produtividade. As- panhia possui um nível de automação capaz de dispensar
sim, o pulverizador costal que hoje faz parte da paisagem a presença de um operador presente de maneira fixa numa
agrícola em boa parte do mundo, em especial nas proprie- cabine da própria máquina. Essa condição coloca o veículo
dades familiares, se tornou uma competência brasileira no nível 4, tendo o 5 como o mais elevado, na J3016, escala
reconhecida internacionalmente. de Automação SAE Internacional, considerada a principal
Atualmente, a Jacto exporta o produto para mais de 110 pa- referência do mercado para a definição dos níveis de auto-
íses e, além de sua estrutura instalada no interior paulista, possui mação em que se encontra cada veículo. O equipamento
uma fábrica na Tailândia exclusivamente destinada à fabricação permite ao produtor substituir a utilização de tratores e
de pulverizadores costais. Conta ainda com uma fábrica de pul- ainda obter ganhos de eficiência nas mais variadas métricas.
verizadores tratorizados e automotrizes na Argentina. Com a tecnologia embarcada no Airbus 4000 JAV, as
Da metade do século passado para cá, o DNA inovador fazendas podem trabalhar com mais de um veículo ao mes-
da Jacto aumentou exponencialmente, a ponto de a empresa mo tempo, com a função comboio e alinhamento virtual das
estar lançando, no início de 2022, uma versão de pulveriza- máquinas. O veículo apresenta também gerenciamento de
dor composta pelas mais modernas tecnologias emergentes. controle de obstáculos inteligente, que faz a máquina parar
Para se ter uma ideia dessa evolução, basta constatar que automaticamente quando identifica um obstáculo, possibi-
o pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV possui controle litando ao gerenciador do veículo decidir quais ações tomar.
automático das operações com monitoramento remoto e Com todos esses diferenciais, o projeto foi desenvol-
controle interativo do veículo através de um console que vido para permitir seu uso durante 24 horas, trabalhando
pode estar na mão do gestor da frota. numa velocidade maior do que um trator, o que multipli-
O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto, Sér- ca a produtividade.
22 janeiro/fevereiro/março