Page 18 - Revista EAA - Edição 93
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SAE BRASIL E A MOBILIDADE



































          Parcerias com Institutos de Ciência e Tecnologia Nacionais, como o Senai Cimatec


            Durante esta conversa, fica claro que estamos em um mo-  volução para a época, demandando que todos os demais fa-
          mento de reconhecimento da pujança e da competência de vá-  bricantes atualizassem suas tecnologias. Na sequência, os con-
          rias empresas nacionais admiradas que têm tudo para se unir e   troladores da empresa foram para Europa buscar parcerias e
          falar em nome da indústria nacional, buscando uma participa-  soluções para motores de corrente contínua, quando encontra-
          ção conjunta com o governo e academia na criação das políti-  ram a AEG, uma das indústrias mais poderosas na época. Em
          cas públicas do tamanho que o Brasil precisa. Será que estamos   1981 eles convenceram Eggon que os motores elétricos com
          prestes a ver isso acontecer? Fica a questão da educação que deve   inversores seriam o futuro dos modelos elétricos com rotações
          mudar não somente na base jovem que vem chegando, mas   controladas: simples e com grande eficiência.
          também entre os heads das empresas que aqui estão, para que   O contrato de parceria resultou nos motores que até hoje
          eles extrapolem os limites atuais, pois o mundo vem excedendo   são referência de funcionalidade, trazendo junto novos produ-
          todos os limites com empresas de crescimentos exponenciais.  tos como inversores e Controladores Lógicos de Programáveis
            Valter Knihs relata o início da WEG com o Sr. Eggon João   (CLP). Enfim, entram definitivamente na era da eletrônica.
          da Silva, no interior de Santa Catarina, onde mal havia estradas   Hoje a WEG é a maior fábrica de eletrônica de potência da
          e eletricidade. Ele percebeu que tudo iria se tornar elétrico na   América Latina, capitaneando o processo de duplicação da
          indústria. Juntamente com Werner Ricardo Voig – um auto-  planta de Jaraguá do Sul. Os inversores são utilizados em quase
          didata que estudou eletricidade e só falava alemão –, buscaram   todas as aplicações onde se tem motores elétricos.
          Geraldo Werninghaus, que conhecia muito de engenharia me-  Em 1990, para entrar na área de automação e robótica, foi
          cânica em 1961 e criaram a empresa. Perceberam logo de início   feito um contrato de cooperação com a Bosch e desenvolvido
          que não tinham mão de obra especializada na região. Nesse mo-  inúmeros projetos de robôs especializados para as mais distin-
          mento, foi criada uma escola que existe até hoje para formação   tas aplicações, como, por exemplo, carregar o reator nuclear
          de capital humano, construindo uma empresa que nos surpre-  em um submarino. Hoje, seguem rumos próprios crescendo
          ende até hoje. Nos anos 1970, a WEG se esforçava no sentido   na área de automação e indústria 4.0. Desde os primórdios a
          de aumentar sua participação no mercado de motores elétricos,   WEG criou um canal de excelência com a Universidade Fe-
          pois ainda não aparecia na lista dos produtores. Após todos esses   deral de Santa Catarina, que mantinha parcerias com universi-
          anos, muitos fabricantes quebraram, e a companhia se firmou   dades da Europa, e de onde saíram engenheiros e gestores que
          como o maior produtor nacional de motores elétricos.   fizeram parte da empresa. Eles sempre souberam como buscar
            Foram as inovações que fizeram a diferença, como o pri-  o capital humano e as melhores parcerias para seguir adiante
          meiro motor fechado, que impedia que humidade e detritos   com sua missão de eletrificar as indústrias e a mobilidade.
          danificassem sua operação. Mais robusto, tornou-se uma re-  Valter Knihs descreve sua lição de vida, baseada em prin-
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