Page 17 - Revista EAA - Edição 93
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Embraer: uma rica história para a indústria aeronáutica brasileira
uma empresa da mobilidade. Assim como players que nunca trabalhar em parceria, e a Embraer é muito aberta à inovação
estiveram nessa área, hoje, a Google é uma indústria da mo- colaborativa. Essas parcerias estão dentro da tríade academia,
bilidade. A Bosch já instalou um sistema de controle de efi- governo, indústria nacional ou internacional. É claro que no
ciência em uma cidade inteira, que controla todo o tráfego de caso de algumas tecnologias core são guardados segredos in-
forma a privilegiar o menor gasto de energia. A Embraer já dustriais, patentes que são fundamentais para o negócio, mas
vive a realidade de veículos autônomos há anos e deve apoiar há muito espaço para colaboração.
os demais participantes na implementação desse tipo de trans- Quem se isola está fadado a perder competitividade e se-
porte rodoviário. guir o caminho para fechar. Muitas vezes, a colaboração pode
Novaes Junior reforça a experiência que teve morando dois ocorrer com empresas que demandam a mesma tecnologia,
anos em Cingapura, vendo o papel da educação na transfor- mas não são concorrentes. Os veículos autônomos são um bom
mação do país. Com relação às cooperações, é fundamental exemplo. A automação dos aviões já está avançada sob alguns
sabermos que não há recursos para se fazer tudo sozinho, assim aspectos, porém a rodoviária traz novidades que podem ser uti-
como a velocidade com que as coisas estão acontecendo requer lizadas na aviação, sendo que esta colaboração é fundamental e
uma participação alinhada de mútua cooperação. Pouco tempo pode ser aplicada em setores como mineração, óleo e gás e no
atrás ainda cabia a você ser um seguidor rápido das tendências, agronegócio, entre outros.
quando se tem competidores do porte de Boeing e Airbus, mas Temos que trabalhar em cooperação, pois os recursos
a partir do momento que empresas como Amazon, Google, financeiros são escassos, mas mais insuficiente que o capi-
Tesla e chineses entram nesse mercado, o formato de partici- tal financeiro é o capital humano. Hoje, esse é o gargalo na
pação conjunta passa a ser diferente. Assim, é fundamental que Embraer e sempre vai ser. Não é à toa que a companhia tem
nós entendamos e trabalhemos na cooperação e cocompetição. uma especialização em engenharia que leva as pessoas a uma
Aprender uns com os outros dentro dos diversos sistemas mo- pós-graduação de um ano e meio em aprendizado ativo, que
dais é cada vez mais natural dentro da mobilidade. é voltado à solução de problemas com mentorias de grandes
Os competidores da indústria automotiva cooperaram em experts. O Gasparotti e eu passamos por este programa, por-
diversas frentes. Trabalhamos muito com níveis de prontidão tanto, é de fundamental importância a questão da educação.
da tecnologia, os chamados TRLs, e, para TRLs mais baixos Temos mais de 70 projetos pré-competitivos e a maioria deles
– em que a tecnologia ainda não está madura –, temos que é com parcerias externas.
janeiro/fevereiro/março 17