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Embraer: uma rica história para a indústria aeronáutica brasileira






           uma empresa da mobilidade. Assim como players que nunca   trabalhar em parceria, e a Embraer é muito aberta à inovação
           estiveram nessa área, hoje, a Google é uma indústria da mo-  colaborativa. Essas parcerias estão dentro da tríade academia,
           bilidade. A Bosch já instalou um sistema de controle de efi-  governo, indústria nacional ou internacional. É claro que no
           ciência em uma cidade inteira, que controla todo o tráfego de   caso de algumas tecnologias core são guardados segredos in-
           forma a privilegiar o menor gasto de energia. A Embraer já   dustriais, patentes que são fundamentais para o negócio, mas
           vive a realidade de veículos autônomos há anos e deve apoiar   há muito espaço para colaboração.
           os demais participantes na implementação desse tipo de trans-  Quem se isola está fadado a perder competitividade e se-
           porte rodoviário.                                   guir o caminho para fechar. Muitas vezes, a colaboração pode
             Novaes Junior reforça a experiência que teve morando dois   ocorrer com empresas que demandam a mesma tecnologia,
           anos em Cingapura, vendo o papel da educação na transfor-  mas não são concorrentes. Os veículos autônomos são um bom
           mação do país. Com relação às cooperações, é fundamental   exemplo. A automação dos aviões já está avançada sob alguns
           sabermos que não há recursos para se fazer tudo sozinho, assim   aspectos, porém a rodoviária traz novidades que podem ser uti-
           como a velocidade com que as coisas estão acontecendo requer   lizadas na aviação, sendo que esta colaboração é fundamental e
           uma participação alinhada de mútua cooperação. Pouco tempo   pode ser aplicada em setores como mineração, óleo e gás e no
           atrás ainda cabia a você ser um seguidor rápido das tendências,   agronegócio, entre outros.
           quando se tem competidores do porte de Boeing e Airbus, mas   Temos que trabalhar em cooperação, pois os recursos
           a partir do momento que empresas como Amazon, Google,   financeiros  são escassos, mas  mais  insuficiente que  o capi-
           Tesla e chineses entram nesse mercado, o formato de partici-  tal financeiro é o capital humano. Hoje, esse é o gargalo na
           pação conjunta passa a ser diferente. Assim, é fundamental que   Embraer e sempre vai ser. Não é à toa que a companhia tem
           nós entendamos e trabalhemos na cooperação e cocompetição.   uma especialização em engenharia que leva as pessoas a uma
           Aprender uns com os outros dentro dos diversos sistemas mo-  pós-graduação de um ano e meio em aprendizado ativo, que
           dais é cada vez mais natural dentro da mobilidade.  é voltado à solução de problemas com mentorias de grandes
             Os competidores da indústria automotiva cooperaram em   experts. O Gasparotti e eu passamos por este programa, por-
           diversas frentes. Trabalhamos muito com níveis de prontidão   tanto, é de fundamental importância a questão da educação.
           da tecnologia, os chamados TRLs, e, para TRLs mais baixos   Temos mais de 70 projetos pré-competitivos e a maioria deles
           – em que a tecnologia ainda não está madura –, temos que   é com parcerias externas.

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