Page 37 - Revista EAA - Edição 93
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Autônomo brasileiro
De entrevistas com engenheiros da Universidade de
São Paulo (USP) de São Carlos (SP) resultou a capa do
projeto CaRINA (Carro Robótico Inteligente para Na-
vegação Autônoma), desenvolvido no Brasil. Na época
já existiam projetos de automação de veículos realizados
por universidades como as federais de Minas Gerais e do
Espírito Santo e pela USP de São Carlos (SP). O CaRI-
NA 2 se tornou o primeiro carro autônomo do Brasil au-
torizado a trafegar por vias públicas, percorrendo as ruas
de São Carlos em um circuito preestabelecido de 5,5 km
e que contou com o apoio das autoridades de segurança
e de trânsito locais. O grupo de cientistas – formado por
dez alunos e quatro professores do Laboratório de Ro-
bótica Móvel (LRM) do Instituto de Ciências Matemá-
ticas e da Computação (ICMC) – acreditava que o teste
tinha sido o primeiro do gênero realizado de maneira
oficial na América Latina.
O maior construído no Brasil
Nem só os veículos terrestres tiveram destaque na
EAA. Essa edição trouxe na sua capa o Embraer KC-
390, o maior avião projetado e construído no Brasil. Ele
foi concebido como aeronave de transporte tático com
a finalidade de estabelecer novos padrões de capacida-
de e desempenho na sua categoria, apresentando baixo
custo do ciclo de vida. Para a concretização do projeto,
foram estabelecidas parcerias industriais com outros pa-
íses, fato comum na indústria aeroespacial. O programa
KC-390 era composto de mais de cem fornecedores, in-
cluindo 50 empresas brasileiras. O desenho preliminar
já previa que a aeronave fosse multitarefa, realizando
missões de transporte de carga ou tropa, lançamento de
tropas e carga em altitude, evacuação aeromédica (Evam
ou Medevac – medical evacuation), busca e salvamento
(SAR) e reabastecimento em voo (Revo).
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