Page 36 - Revista EAA - Edição 93
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SAE BRASIL E A MOBILIDADE
Combustíveis e emissões
ANO 8 • N . º 33
A revista que marcou minha estreia na EAA tinha
como matéria de capa a tradução de um texto da Auto-
motive Engineering International, revista da SAE Interna-
engenharia automotiva e aeroespacial
tional. Já naquela época o mundo mostrava uma safra de
novos carros-conceito voltados para as questões ambien-
tais e destacava alguns fundamentos para a redução do
consumo de combustível e das emissões resultantes dessas
ações, tanto em poluição pela névoa fotoquímica quanto
pelos gases do efeito estufa, bem conhecidos. Já se falava
Alternativas inovadoras - carros conceito
Alternativas em híbridos-elétricos, modelos recarregáveis, em carros
inovadoras supereconômicos (motorização diesel-elétrica em série)
Carros-conceito recentes exploram soluções para a que deveriam ser deixados fora dos grandes centros e o
preocupação com suprimento de combustível e emissões. restante do percurso ser percorrido em patinetes elétricos
TECNOLOGIA
Lógica automática: câmbio manual (ou semelhantes), redução de massa dos veículos, motores
robotizado aumenta opção
elétricos nas rodas e células a combustível.
ano 8 • nº 33
Mesa-redonda
Outra edição de que me lembro com carinho foi a
primeira vez que promovemos uma mesa-redonda para
gerar uma matéria para a EAA. Em um evento extrema-
mente agradável, reunimos especialistas dos cinco fabri-
cantes de caminhões extrapesados no Brasil (na época
ainda eram somente cinco) para falar sobre o momento,
as tendências e o futuro desses veículos. Também parti-
ciparam cinco representantes da SAE BRASIL apresen-
tando questões, dúvidas, sugestões, enfim, colaborando
para o enriquecimento do assunto. Tudo foi gravado e
depois tive a incumbência de destacar o que de mais
relevante foi falado em aproximadamente três horas de
gravação. A partir dessa, outras reuniões tratando dos
mais diferentes assuntos foram realizadas com sucesso.
Um enorme aprendizado para mim.
100 km com menos de um litro
Também teve impacto a revista que apresentou o car-
ro conceito XL1, da Volkswagen. O destaque da matéria:
“Somente dois lugares e pode rodar até 100 quilômetros
com apenas 0,9 litro de combustível. É uma motocicleta?
Não, é o híbrido XL1 da VW”. Na época, o XL1 já era
o terceiro estágio evolutivo no desenvolvimento de um
carro de 1-litro de baixíssimo consumo. O resultado se
devia à leve estrutura — monobloco e várias outras peças
em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP) —,
coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) de apenas 0,186,
um sistema híbrido plug-in (plugável, de tomada) com
motores de dois cilindros Diesel TDI de 35 kW/48 cv e
elétrico de 20 kW/27 cv acoplados a um câmbio de sete
marchas de dupla embreagem e baterias de íons de lítio.
Emitia apenas 24 gramas de CO por quilômetro.
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