Page 36 - Revista EAA - Edição 93
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SAE BRASIL E A MOBILIDADE



                                                             Combustíveis e emissões
                                            ANO 8 • N . º   33
                                                                A revista que marcou minha estreia na EAA tinha
                                                             como matéria de capa a tradução de um texto da Auto-
                                                             motive Engineering International, revista da SAE Interna-
               engenharia automotiva e aeroespacial
                                                             tional. Já naquela época o mundo mostrava uma safra de
                                                             novos carros-conceito voltados para as questões ambien-
                                                             tais e destacava alguns fundamentos para a redução do
                                                             consumo de combustível e das emissões resultantes dessas
                                                             ações, tanto em poluição pela névoa fotoquímica quanto
                                                             pelos gases do efeito estufa, bem conhecidos. Já se falava
               Alternativas inovadoras - carros conceito
                                Alternativas                 em  híbridos-elétricos, modelos  recarregáveis,  em  carros
                                 inovadoras                  supereconômicos (motorização diesel-elétrica em série)

                        Carros-conceito recentes exploram soluções para a   que deveriam ser deixados fora dos grandes centros e o
                     preocupação com suprimento de combustível e emissões.  restante do percurso ser percorrido em patinetes elétricos
                                   TECNOLOGIA
                     Lógica automática: câmbio manual        (ou semelhantes), redução de massa dos veículos, motores
                          robotizado aumenta opção
                                                             elétricos nas rodas e células a combustível.
               ano 8 • nº 33
                                                             Mesa-redonda
                                                                Outra edição de que me lembro com carinho foi a
                                                             primeira vez que promovemos uma mesa-redonda para
                                                             gerar uma matéria para a EAA. Em um evento extrema-
                                                             mente agradável, reunimos especialistas dos cinco fabri-
                                                             cantes de caminhões extrapesados no Brasil (na época
                                                             ainda eram somente cinco) para falar sobre o momento,
                                                             as tendências e o futuro desses veículos. Também parti-
                                                             ciparam cinco representantes da SAE BRASIL apresen-
                                                             tando questões, dúvidas, sugestões, enfim, colaborando
                                                             para o enriquecimento do assunto. Tudo foi gravado e
                                                             depois tive a incumbência de destacar o que de mais
                                                             relevante foi falado em aproximadamente três horas de
                                                             gravação. A partir dessa, outras reuniões tratando dos
                                                             mais diferentes assuntos foram realizadas com sucesso.
                                                             Um enorme aprendizado para mim.
                                                             100 km com menos de um litro

                                                                Também teve impacto a revista que apresentou o car-
                                                             ro conceito XL1, da Volkswagen. O destaque da matéria:
                                                             “Somente dois lugares e pode rodar até 100 quilômetros
                                                             com apenas 0,9 litro de combustível. É uma motocicleta?
                                                             Não, é o híbrido XL1 da VW”. Na época, o XL1 já era
                                                             o  terceiro  estágio  evolutivo  no  desenvolvimento  de  um
                                                             carro de 1-litro de baixíssimo consumo. O resultado se
                                                             devia à leve estrutura  — monobloco e várias outras peças
                                                             em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP) —,
                                                             coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) de apenas 0,186,
                                                             um sistema híbrido  plug-in (plugável, de tomada) com
                                                             motores de dois cilindros Diesel TDI de 35 kW/48 cv e
                                                             elétrico de 20 kW/27 cv acoplados a um câmbio de sete
                                                             marchas de dupla embreagem e baterias de íons de lítio.
                                                             Emitia apenas 24 gramas de CO por quilômetro.
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