Page 39 - Revista EAA - Edição 93
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lo de “pesquisa e desenvolvimento”. Tem dois lugares,
autonomia de 40 minutos ou 150 km e velocidade de
cruzeiro de 190 km/h. Uma hélice especial foi desenvol-
vida para a aeronave, de madeira e carbono, e o avião foi
produzido em compósito de fibra de vidro e de carbono,
com peso máximo de decolagem de 600 kg. O desafio
era conseguir aumentar a autonomia, o que dependia do
avanço na tecnologia das baterias (de lítio polímero),
para reduzir o peso e aumentar essa densidade.
Mobilidade com conectividade
Essa edição da EAA procurou esmiuçar os aspectos e
desafios tecnológicos, capacitação e infraestrutura da co-
nectividade aplicada à mobilidade sustentável. Além de
discorrer sobre as oportunidades, soluções e iniciativas
de sucesso no Brasil, incluindo pesquisa e desenvolvi-
mento (P&D), agricultura autônoma, compartilhamento
de veículos elétricos e soluções de mobilidade elétrica no
transporte público. A liberdade do ir e vir das pessoas e
bens traz benefícios e ganhos sociais, econômicos, am-
bientais e culturais. É a conectividade que promove a
ligação e a comunicação entre máquinas, pessoas e a In-
ternet das Coisas (IoT). Portanto, é essencial promover
o desenvolvimento de cidades inteligentes, internet in-
dustrial, mobilidade elétrica e autônoma, preservando o
meio ambiente e o ecossistema. Nossa matéria mostrou
que é preciso resgatar o prazer nos deslocamentos e ser-
viços, em terra, mar ou ar, com segurança, confiabilidade
e rapidez.
Mobilidade autônoma
Nessa capa, o destaque foi para o aumento crescente
do número de carros no mundo, que vem criando gran-
des problemas logísticos no deslocamento dos bens e
serviços e das pessoas. O problema se torna mais crí- ISTOCKPHOTO
tico se forem somadas as incontáveis distrações que os
motoristas estão sujeitos durante seus trajetos, e o so-
matório dessas adversidades gera custos altíssimos para
a sociedade. Portanto, a principal proposta dos carros
autônomos é amenizar esses problemas, principalmente
na otimização da ocupação das vias, já que por meio de
sensores e um controle de tráfego mais preciso eles po-
deriam se locomover mais próximos uns dos outros, em
maior velocidade, e com maior segurança. Nesta edição,
procuramos apresentar os meandros da mobilidade au-
tônoma e os caminhos e desafios tecnológicos que nos
aguardam em termos de infraestrutura, legislação, ope-
ração e formação do engenheiro de veículos autônomos.
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