Page 39 - Revista EAA - Edição 93
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lo de “pesquisa e desenvolvimento”.  Tem dois lugares,
           autonomia de 40 minutos ou 150 km e velocidade de
           cruzeiro de 190 km/h. Uma hélice especial foi desenvol-
           vida para a aeronave, de madeira e carbono, e o avião foi
           produzido em compósito de fibra de vidro e de carbono,
           com peso máximo de decolagem de 600 kg. O desafio
           era conseguir aumentar a autonomia, o que dependia do
           avanço na tecnologia das baterias (de lítio polímero),
           para reduzir o peso e aumentar essa densidade.


           Mobilidade com conectividade

             Essa edição da EAA procurou esmiuçar os aspectos e
           desafios tecnológicos, capacitação e infraestrutura da co-
           nectividade aplicada à mobilidade sustentável. Além de
           discorrer sobre as oportunidades, soluções e iniciativas
           de  sucesso  no  Brasil,  incluindo  pesquisa  e  desenvolvi-
           mento (P&D), agricultura autônoma, compartilhamento
           de veículos elétricos e soluções de mobilidade elétrica no
           transporte público. A liberdade do ir e vir das pessoas e
           bens traz benefícios e ganhos sociais, econômicos, am-
           bientais e culturais.  É  a conectividade que promove a
           ligação e a comunicação entre máquinas, pessoas e a In-
           ternet das Coisas (IoT). Portanto, é essencial promover
           o desenvolvimento de cidades inteligentes, internet in-
           dustrial, mobilidade elétrica e autônoma, preservando o
           meio ambiente e o ecossistema. Nossa matéria mostrou
           que é preciso resgatar o prazer nos deslocamentos e ser-
           viços, em terra, mar ou ar, com segurança, confiabilidade
           e rapidez.


           Mobilidade autônoma

             Nessa capa, o destaque foi para o aumento crescente
           do número de carros no mundo, que vem criando gran-
           des  problemas  logísticos  no  deslocamento  dos  bens  e
           serviços e das pessoas. O problema se torna mais crí-  ISTOCKPHOTO
           tico se forem somadas as incontáveis distrações que os
           motoristas estão sujeitos durante seus trajetos, e o so-
           matório dessas adversidades gera custos altíssimos para
           a sociedade. Portanto, a  principal proposta dos carros
           autônomos é amenizar esses problemas, principalmente
           na otimização da ocupação das vias, já que por meio de
           sensores e um controle de tráfego mais preciso eles po-
           deriam se locomover mais próximos uns dos outros, em
           maior velocidade, e com maior segurança. Nesta edição,
           procuramos apresentar os meandros da mobilidade au-
           tônoma e os caminhos e desafios tecnológicos que nos
           aguardam em termos de infraestrutura, legislação, ope-
           ração e formação do engenheiro de veículos autônomos.

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