Page 16 - Revista EAA - Edição 94
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SAE 4MOBILITY




                                                             lhorando a resistência à corrosão. Além disso, a criação de
                                                             finas camadas de 10GDC sobre o suporte metálico atua
                                                             como barreira contra a difusão do Cr, mantendo boa con-
                                                             dutividade elétrica ao sistema e prologando sua vida útil.
                                                                O reformador de etanol, embora esteja bem desenvol-
                                                             vido, ainda apresenta seletividade moderada desse biocom-
                                                             bustível em H . Na reforma, é possível produzir CO e CH
                                                                         2                                    4
                                                             que podem envenenar as células MS-SOFCs e estes pre-
                                                             cisam ser evitados. Para isso é fundamental trabalhar na
                                                             confecção de catalisadores mais eficientes para aumentar a
                                                             seletividade de H  (combustível) e CO (“gás inerte”).
                                                                            2                 2
                                                                Uma possível solução para aumentar a seletividade de H
                                                                                                              2
                                                             e a eficiência global das MS-SOFCs é a integração das célu-
                                                             las com microrreformadores obtidos por manufatura aditiva
                                                             permitindo além dessas características a integração térmica e
                                                             aumento da vida útil desse dispositivo. Essa integração evita
                                                             o uso de um reformador externo, diminui a complexidade do
                                                             sistema e o peso permitindo também a redução do custo do
                                                             powertrain. Na Figura 6 é apresentado o projeto em CAD
                                                             dos microrreformadores integrados às MS-SOFCs.
          Figura 6: Projeto em CAD da MS-SOFC de 3ª geração
          com microrreformador integrado que também             Há inúmeras vantagens nessa solução e estima-se que a
          estamos desenvolvendo na Unicamp –                 eficiência global do sistema alcance 60%, o que seria muito
          (SPAIx: suporte poroso de aço inox)                superior à eficiência dos veículos à combustão atual (entre
                                                             25% e 35%). A integração desse powertrain está sendo feita
                                                             pela Unicamp no nosso grupo de pesquisa em escala de
                                                             bancada com apoio financeiro de Shell, Fapesp, Finep, Fun-
                                                             dep e econômico de Volkswagen, Toyota, Fiat, Stellantis,
                                                             Caoa, Bosch, AVL, Nissan e Semikron. A SAE4Mobility
          por eletrodos e eletrólitos cerâmicos finos depositados em   é a grande parceira da Unicamp, ajudando a desenvolver
          suportes porosos de aço inoxidável. A temperatura opera-  as ideias e aprimorando a interação da academia do setor
          cional mais baixa permite menos degradação, longa vida   produtivo. Isso aumenta imensamente nossas chances de
          útil (≈ 100 mil horas) e custos reduzidos em sua produção.   sucesso. Se bem-sucedido, esse projeto será uma conquista
          Na Figura 5 é apresentado o projeto em CAD de uma cé-  de curto prazo revolucionária ao Programa de Eletrificação
          lula MS-SOFC que estamos desenvolvendo na Universi-  do Transporte Brasileiro. n
          dade Estadual de Campinas (Unicamp).
            Um dos desafios mais relevantes é a otimização do cata-
          lisador metálico do anodo e aplicação de barreiras contra a   NOTAS
                                                             1  https://www.istoedinheiro.com.br/carros-eletricos-emitem-
          difusão nessas células de terceira geração. Sobre a superfície
                                                             70-mais-gases-do-que-convencionais-diz-volvo/.
          do catalisador metálico ocorre a deposição de carbono do
                                                             2  Veículos elétricos plug-in são veículos que usam apenas
          etanol, desativando-o ao longo do tempo de uso. Para re-
                                                             baterias elétricas para sua propulsão
          solver esse problema, a dopagem do níquel do anodo com-
          pósito Ni-10GDC com cobre (Cu) ou nióbio (Nb) tem se
          mostrado uma solução promissora para diminuir a depo-  *Hudson Zanin é docente na FEEC/Unicamp, onde atua no ensino,
          sição de carbono e aumentar a vida útil das MS-SOFCs.       pesquisa, extensão e administração.  É fundador da primeira
            O suporte de aço inoxidável sofre corrosão se sua mi-  manufatura piloto de baterias e supercapacitores do hemisfério sul
          croestrutura não for devidamente otimizada. O cromo (Cr)
          presente no suporte metálico migra até a superfície me-         *Fabio Antunes é pós-doutorando na FEEC/Unicamp,
          tálica do catalisador, desativando-o. Uma camada fina do          onde atua na pesquisa e desenvolvimento tecnológico
          condutor eletrônico LaCrO  pode ser depositada por di-              de células a combustível de óxido sólido (SOFCs)
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          p-coating sobre a superfície interna dos poros abertos, me-   para uso em powertrains híbridos em veículos eletrificados
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